Os textos completos devem ser enviados conforme programação:
até 01 de Outubro de 2012 pelo e-mail: poeticasppga@gmail.com
Resultado final: 10 de Outubro de 2012
Inscrição comunicadores: até 26 de outubro (confirmação para publicação)
Seminário Poeticas da Criação, ES – 2012
SELECIONADOS PRIMEIRA ETAPA: resumos expandidos
|
||
AUTOR
|
TÍTULO
|
|
Adriane Hernandez
|
A poética e o jogo da memória
|
|
Adriano de Almeida Ferraiuoli
|
O Uso
do Teatro de
Bonecos como Instrumento Potencializador do Processo Criativo e Lúdico em
Discentes do Ensino Fundamental
|
|
Aissa Afonso Guimarães
|
Patrimônio e Salvaguarda - O Jongo/
Caxambu no sul do ES
|
|
Alexandre Sá Barreto da Paixão
|
Harte: A Criação Como Campo Expandido
e a Hibridez de seus Procedimento
|
|
Almerinda da Silva Lopes
|
A
Poética de Sérvulo Esmeraldo: da gravura e escultura construtivas à dinâmica
pulsante dos Excitáveis.
|
|
Ana Zeferina Ferreira Maio
|
Diante do encontro com o arquivo: narrativas
da memória
|
|
Andressa Rezende Boel e Heliana Ometto Nardin
|
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA URBANA: O PROCESSO
CRIATIVO E A EXECUÇÃO DA PERFORMANCE
|
|
Angela Grando e Rodrigo
Hipólito dos Santos
|
O SUJEITO ATIVO E AS PROPOSIÇÕES DE HO
|
|
Arethusa Almeida de Paula
|
Espaço íntimo Fragmentos da obra de Regina Vater por uma ótica
bachelardina.
|
|
Atila Ribeiro de Sousa Regiani
|
Museus e Obras: Processos de
Transformações Recíprocos
|
|
Aurora Terezinha Döering Brustolin e Alessandra Schoutten
|
Família: Memórias Resgatadas a Partir
da Leitura e Obvervação de Algumas Obras de Cândido Portinare.
|
|
Bruno Seravali Moreschi
|
Sujeitos
possíveis - As
enciclopédias de arte como território de enquadramento dos artistas
|
|
Carlos Guilherme Hünninghausen
|
Hudinilson
Jr. E os
arquivos pessoais.
|
|
Redes da Criação: Produção, Performance e Comunicação (resumo expandido)
|
||
Carolina Reichert Andres e Reinilda Berguenmayer Minuzzi
|
DESLOCAMENTOS URBANOS: CARTOGRAFIAS
ARTÍSTICAS
|
|
Caroline Maria Gurgel D’Ávila
|
Há um
Devir-escritor? A transposição
de impossíveis no ato de criação.
|
|
Cecilia Aguilar Castillo
|
El “apre(he)ndido” arte
del TATUAJE CARCELARIO (texto conferencia Ibero)
|
|
Cecília Maria de Araújo Ferreira e Cecília Raiffer
|
O
PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ESPETÁCULO O MENINO FOTÓGRAFO: ENCONTRO DE EXPERIÊNCIAS E
MEMÓRIAS REVISITADAS
|
|
Cesar Floriano Dos Santos
|
ROBERTO BURLE MARX: Processos de criação.
|
|
Clarice Zamonaro Cortez
|
A
RELAÇÃO ENTRE TEXTO
E IMAGEM NAS CANTIGAS DE SANTA
MARIA |
|
Clarissa Rêgo Teixeira
|
Colaboração: qual a preposição?
|
|
Claudia Dias Elias
|
Francesca Woodman : autorretrato como
virtualizador de identidades múltiplas
|
|
Cláudia Milke Vasconcelos
|
Memória visual e processo criativo na
produção imagética do Foto Clube do Espírito Santo (1946-1978)
|
|
Claudia Stringari Piassi
|
Dualidade
Poética:
Gestualidade e Materialidade nas Obras de Flavio-Shiró.
|
|
Cleriston Boechat de Oliveira e Tom Boechat
|
American Photographs de Walker Evans: o
fotógrafo artista e a construção de uma identidade americana
|
|
Constanza Carolina Varela e Verónica Inés Diego
|
El Triunfo de la República
|
|
Cristiano Sousa Dos Santos, Éder Rodrigues da Silva e Samira Margotto
|
Desdobramentos
[suspiros]:
Interseções poéticas
|
|
Daniela Zanetti
|
Criação
e compartilhamento: a
cultura remix, a desterritorialização do autor e a apropriação como base de
um discurso legitimador da criação artística.
|
|
Daniele Quiroga Neves Rebeca Lenize Stumm
|
Sonomórfico
22:
considerações sobre um corpo presente e uma consciência ausente
|
|
Deborah Rosenfeld
|
Criação Poética Audiovisual Entre
Territórios
|
|
Denise Maria Chane Buzetto
|
O PROCESSO_ a CRIATIVO NA FEITURA DA CADEIRA NUMERO 14 DE MICHAEL THONET (resumo expandido)
|
|
Diego Kern Lopes e Silfarlem Junior de Oliveira
|
In
memoria ou
poéticas da destruição: a história como processo de criação
|
|
Doriedison Coutinho de Sant’Ana
|
Dramaturgia Musical: a encenação melódica
|
|
Edna Maria Viana Soares
|
Apontamentos sobre o processo de criação de
Vasconcelos Maia
|
|
Eliane Cristina Testa
|
Códigos escritos: relação palavra e imagem na práxis artística. (a presente)
|
|
Elisabete Da Silva Barbosa
|
Espaços reais e espaços ficcionais em
diálogo: um estudo do processo de criação de Elizabeth Bishop como registro
de memória e identidade
|
|
Ellen dos Santos Oliveira e Vilma Mota Quintela
|
A INFLUENCIA DO LOCA NO ATO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA POR CLARICE LISPECTOR
|
|
Elton Ribeiro Pinheiro e Angela Grando Bezerra
|
A
ESCUTA DO
ESPAÇO SONORO NA OBRA DE CILDO MEIRELES
|
|
Elyzangela Fernandes Alencar
|
A IMAGEM ARQUETÍPICA NO DESENVOLVIMENTO
DE APROPRIAÇÃO TEXTUAL
|
|
Emerson Cesar Nascimento
|
Identidades transitórias na arte contemporânea
|
|
Fabiana Pedroni Favoreto
|
Opacidade e transparência: a relação
sujeito/não-objeto
|
|
Fábio Oliveira Nunes
|
ARTISTAS DA WEB E SUAS PERSONAS: ALGUMAS REFLEXÕES (persona web)
|
|
Fabricio Moraes Cunha e Robson Loureiro
|
A catarse teatral na formação humana
|
|
Fabrizio Augusto Poltronieri e Nicolau André Campanér
|
Poética
do Acaso: Um
Estudo Sobre o Processo Criativo Do Grupo de Computacinal [+zero]
|
|
Francisco Maria Mendes de Seiça da Providência Santarém Providência
|
A identidade
dos lugares como
influência estereotipada
|
|
Gabriela Sandes Borges de Almeida
|
Cinema industrial
argentino contemporâneo e as novas representações da
latinoamericanidade.
|
|
Geyza Dalmásio Muniz
|
Poéticas da criação das Paneleiras de
Goiabeiras
|
|
Geyza R. O. N. Vidon
|
As narrativas do rap e suas fronteiras
|
|
Gisela Reis Biancalana
|
A
INSERÇÃO DO
CONHECIMENTO ARTÍSTICO NOS PROCESSOS CRIATIVOS DO CORPO PERFORMATIVO
|
|
Glayson Arcanjo de Sampaio
|
O ato
de esperar uma
poetica do desenho
|
|
Gustavo Henrique Torrezan
|
O
procedimento diagramático nos desenhos de Glayson Arcanjo.
|
|
Helena Araújo Rodrigues Kanaan e Roberta Rossato
|
Registros de um Patrimônio Grafico.
Deambular e capturar imagens.
|
|
Helga Correa
|
A mitologia e o livro de artista no
processo reflexivo / criativo
|
|
Henrique Stabile de Almeida
|
Design Paramétrico-Interativo:
Contribuições da Interatividade e Modelagem
Paramétrica Aplicadas ao Design |
|
Iara Cerqueira Linhares de Albuquerque
|
POSSIBILIDADES, IDÉIAS E AÇÕES. ESTUDO DE UM
PROCESSO ARTÍSTICO
|
|
Inah Durão Cunha
|
Memória Afetiva: lugares e registros
(o processo criativo de dois artistas)
|
|
Ines Karin Linke Ferreira
|
ECONOMIAS DE QUINTAL: Cozinhas
temporárias
|
|
Iris Maria Negrini Ferreira
|
O
espaço e o
tempo: territórios de legitimação da arte nos happenings
|
|
Isabel Regina Augusto
|
Cinema Novo: a antropofagia como modo de produçao artístico-cultural –
e aondição do artista e intelectual latino-americano
|
|
Jacqueline Maria Carvalho Belotti
|
Representações do papel do artista: novos
paradigmas.
|
|
Janne Alves de Souza
|
O
Grotesco em As Tentações de Santo Antão de Jheronimus Bosch
|
|
Jessica Lorenna Lima Gonçalves.
|
Da
memória a
cena.
|
|
Joedy Luciana Barro Marins Bamonte
|
Os espaços da intimidade e a
transcendência das linguagens na poética artística
|
|
Jorge Luiz Mies
|
COLAGEM E DISPERSÃO NO PROCESSO
PICTÓRICO DE REGINA CHULAM
|
|
Júlio César dos Santos e Rosa Maria Berardo
|
O cinema como dispositivo simbólico de identidades: renderização da
alteridade/imagem sobre o espectador-tela especular.
|
|
Kárita Gonzaga de Oliveira Arcanjo
|
Dualidade
Vida e Morte: transitando entre linguagens.
|
|
Karla Brunet e Toni Oliveira
|
Mapa, código e mar: processo de criação do projeto ma:res
|
|
Kennedy Piau Ferreira e Juliano
Reis Siqueira
|
Processos
de criação em arte em
contextos coletivos e transdisciplinares
|
|
Laila Loddi
|
Apanhadores de desperdícios: ensaio sobre
invenções e inutensílios
|
|
Laís Guaraldo
|
O poético da imagem
sintética - A
identidade visual de Coimbra criada por Francisco Providência
|
|
Leandra Duarte Lambert Soares
|
Atlântica: ficções experimentadas e
cartografias poéticas
|
|
Letícia Felix da Silva
|
A cor em processo nas cartas de Van Gogh
|
|
Liana Rita González
|
A poética do resto e a dignidade de
pertencer: chaves estéticas para a (re)construção do cidadão
|
|
Lúcia Fonseca
|
Cadenos de Artista na Arte Contemporania
|
|
Luiz Carlos Andreghetto
|
Elementos neobarrocos na poética de
Derek Jarman
|
|
Luiz Carlos Fernandes Gonçalves Leite
|
Identidade
Cultural: A
imigração de Willem de Kooning em analogia aos conceitos de Stuart Hall
|
|
Marcela Belo Gonçalves
|
Processo de criação e crítica
inferencial na construção de uma obra mural
|
|
Marcela dos Santos Lima
|
Teatro Bidimensional: interfaces criativas
entre fotografia e caracterização de atores
|
|
Marcia Moreno
|
Lar Longe de Casa: Uma Experiencia Intercultural
|
|
Marcia Sousa da Rosa
|
Flor: imagens e reflexões sobre os ciclos da vida e da arte.
|
|
Marcos Antônio Bessa-Oliveira
|
Paisagens Biograficas - Território
fronteiraça, memórias biograficas e identidades culturais no processo de
criação de pinturas
|
|
Marcos Paulo Martins de Freitas
|
Esforço – casa de rugas
|
|
Marcus Alexandre Motta e Marcelo Lins de Magalhães
|
Presságio, peles gráficas e
personificações: dar e tomar leitura em Caldas e Thoreau
|
|
Marcus Vinicius Marvila das Neves
|
Poesia, música, visualidade e
memória: breve exposição sobre o ato intradutório na poética de
Augusto de Campos
|
|
Maria Dalva Ramaldes
|
REMIX VIA REDES SOCIAIS: PROCESSO
INTERACIONAL DA PRÁTICA CRIATIVA DISTRIBUÍDA NA CULTURA DIGITAL
|
|
María Nazarena, Mazzarini
|
Identidad, memoria y construcción
colectiva desde acciones artísticas directas en el contexto urbano
|
|
Maria Raquel da Silva Stolf
|
Assonâncias de silêncios [entre
bibliotecas]
|
|
Mariana Resende Corrêa e Cláudia Maria França da Silva
|
A Construção
de Narrativas de
Memórias pessoais em Objetos Naradores
|
|
Marieli de Jesus Pereira
|
A
Tempestade: a
mesma e a outra
|
|
Marilice Corono
|
Autorreferencialidade em território partilhado: diálogo com a
pintura de Rui Macedo
|
|
Mario Mendes Cavalcante
|
Ulisses
entre a pintura e a literatura. Um estudo das pinturas "O gigante Polifeno"
e "Meu Nome é Ninguém".
|
|
Matheus Moura Silva
|
Análise do Processo Criativo de Histórias em Quadrinhos
Poético-Filosóficas: Antonio Amaral (metaresumo)
|
|
Mayra Martins Redin
|
Histórias
de Observatórios: uma
Poético da Construção de lugares
|
|
Michel Nunes Lopes Masson
|
Poéticas do Processo: Bruce Nauman e
Dan Graham
|
|
Michele Cristine Marques Rebello
|
CARTESIANO E DIONISÍACO: A PRESENÇA DO
DUALISMO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA SÉRIE URBIS
|
|
Nívia Valéria dos Santos e Nívia Santos
|
Invenções: laboratório cromático para as
cores e sua aplicação material para além da pintura
|
|
Oriana Maria Duarte de Araujo
|
Escritos de existência: uma fala sobre
vida como obra de arte.
|
|
Pâmela Araújo Ferraz e Gentil Alfredo Magalhães Duque Porto Filho
|
Técnicas
de desvio no
trabalho de Cildo Meireles: “Inserções em Circuitos Ideológicos”
|
|
Paula Cristina
Dolenc Cabral Tacca
|
Entre poética
fotográfica e
poema: equivalências e diálogos entre fotografia e literatura
|
|
Pedro Meyer Barreto
|
dandismo e camuflagem
|
|
Pollyanna D´Avila Gonçalves Dias
|
A arquitetura
Neogótica no
Período da Borracha: processos de criação no estudo tipológico das
construções de Manaus.
|
|
Rachel de Castro Venturini
|
O
processo
criativo compartilhado e o saber artistico individualizado na construção de
recintos expositivos em zoológicos.
|
|
Raíssa Caroline Brito Costa e Luciane Viana Barros Páscoa
|
Estudo
iconográfico de
três pinturas de Edgar Degas como processo criativo em dança clássica
|
|
Renata Azevedo Requião
|
Mapas poéticos: registrando o “pequeno território” (inclui estudo vinculado à disciplina:
percursos, narrativas, descrições) (seminariopoeticasda criação_ufes_2012_resumo_mapas
poetico)
|
|
Renata Navajas Maneilha Barbosa
|
Trilhando
Caminhos
Conhecidas da Cidade de São José Dos Campos - SP Sob Novos Olhares de
Crianças.
|
|
Renata Perim Albuquerque Lopes
|
LEONILSON – ARQUIVO COMO ESPAÇO PROCESSADOR
DE SENTIDOS
|
|
Renato Fonseca Ferreira
|
A
ideologia
presente na charge de Jorge Braga e Mariosan e sua relação com o texto verbal
|
|
Ricardo Maurício Gonzaga/Ricardo Maurício
|
No
encontro das
águas o desenho: Ana Cristina Silva, mineira, moderna, kadiwéu
|
|
Rodrigo Hipólito do Santos
|
O
Universo das
imagens técnicas e as estratégias atuais de apropriação na arte.
|
|
Rômulo do Nascimento Pereira
|
O livro invisível: um “solo” amazônico
|
|
Rose Mary Louzada Gomes
|
Interiores
e Exteriores:
Abraham Palatnik, o coreógrafo das formas
|
|
Sainy Coelho Borges Veloso
|
Brasília: entre o desejo de modernidade
e a desconstrução poética do urbano
|
|
Samuel Silva de Brito
|
Lucio
Costa e a
nova poética moderna: renovação dos paradigmas de trabalho no projeto para a
casa Fontes (1930).
|
|
Sandra Borsoi
|
ARTE E
CULTURA UCRANIANA:
HISTÓRIA, MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÃO
|
|
Sandra Maria Correia Favero
|
Deixe-me (folha
1 do artigo deixe-me ver)
|
|
Sílvia Maria Guerra Anastácio
|
UM
DOSSIÊ
CRIATIVO E A ESTÉTICA DA MOBILIDADE: UMA
ARTE POR ELIZABETH BISHOP |
|
Sonia Monego
|
MEMÓRIA E ARTE: UM CONTEXTO PARA REFLEXÃO
|
|
Sylvia Furegatti
|
Territorialidades da produção artística
contemporânea: entre o ateliê-casa e o chantier.
|
|
Thais Fernanda Martins Hayer
|
A Animação Como Expressividade da Imagem
Matérica: Pensamento de Você
|
|
Thais Priscilla Papa Jerônimo Duarte
|
Recursos da criação: efeitos da escolha
de materiais no processo criativo de Vik Muniz
|
|
Vânia Elisabeth Selzlein Sommermeyer
|
Micropinturas, 2012. Paris [O Globo
01/03/2012. São Paulo]
|
|
Vinicius Martins Gonzales
|
A CIDADE POR BAIXO DA LINHA
|
|
Vitor de França Maciel e Gentil Alfredo Magalhães Duque Porto Filho
|
Processo criativo: Encargo e Diretrizes
do Détournement Situacionista
|
|
Waldemar Zaidler Jr.
|
Narrativas
visuais, vazios urbanos e territórios criados
|
|
Walmeri Ribeiro
|
Desdobramentos das relações entre performance
e audiovisual na cena contemporânea
|
|
Wanderson Belo Gonçalves
|
PERFORMANCES AUDIOVISUAIS
|
2 - Segunda fase: envio de artigos (até 7 páginas) após aprovação do resumo Cada comunicação final tem cinco / sete páginas (máx. 10000 caracteres - sem contar o título, resumo ou referencias - somente o texto). O formato do artigo, com as margens, tipos de letra e regras de citação, estão disponíveis a seguir:
Configuração da página é formatada com margens de 3 cm em cima e à esquerda, de 2 cm à direita e em baixo. Utiliza-se a fonte Times New Roman 12. O espaçamento normal é de 1,5
TÍTULO (times 12 em negrito e itálico)
Resumo:
Title:
Abstract:
Keywords:.
Introdução [ou outro título; para todos os títulos: Times 12, negrito]
1. Corpo do texto:
Para que o processo de peer review seja do tipo double-blind, eliminar deste arquivo qualquer referência ao autor. Não fazer auto referências.
2. Citações
Citações no corpo do texto devem aparecer no formato autor-data. (ex: Eco, 2004).
Os textos dos artigos não devem conter anotações nos rodapés.
3. Figuras, tabelas ou Quadros
A Figura tem sempre a ‘âncora’ no correr do texto, como se faz nesta mesma frase (Figura 1). A legenda deve seguir o formato: Times 10, centrado, parágrafo sem avanço; imagem sempre com a referência autor, data; altura da imagem: c. 7cm: Sempre que possível, indicar fonte
Exemplos:
Figura 1. Fotografia de Tomas Castelazo, Detalle de la puerta de la celda 18 de la vieja cárcel de León, Guanajuato,Mexico, 2009. (Acervo do Artista)
Figuras 2 e 3. À esquerda: a estátua de Agassiz frente ao edifício de zoologia da Universidade de Stanford, Palo Alto, Califórnia, após o terramoto de 1906 (Mendenhall, 1906). À direita: efeitos do teste ‘stokes’ sobre o dirigível ‘Blimp’ colocado em voo a 8 km do cogumelo atómico, em 7 de Agosto de 1957 (Fonte: United States Department of Energy, 1957).
4. Sobre as referências
Em ‘Referências’ apresenta as fontes citadas, e apenas essas.
Comissão Organizadora
6 comentários:
Uma dúvida quanto à formatação: os 10 mil caracteres são com ou sem espaço?
Obrigado,
Outra questão: são 10 mil caracteres já com resumo e bibliografia?
Tenho essas mesmas dúvidas. Por favor, postem a resposta, pois talvez outros também tenham a mesma dúvida.
A todos os que estão com esta dúvida:
10.000 caracteres sem espaço e somente referente ao texto, sem título, resumo ou referencias.
Não precisa ter as palavras-chave em português antes do abstract, terá apenas as keywords?
E na hora de enviar, será do mesmo jeito que foram enviados os resumos, em dois arquivos com a primeira palavra do título e as letras a e b?
Postar um comentário