RESULTADOS

Resultados homologados da Segunda Etapa de Avaliação:

Todos os pesquisadores com trabalhos selecionados que forem participar das comunicações e da publicação dos anais devem se inscrever conforme instruções enviadas por email, preenchendo o Formulário de Inscrição.

Nesse formato híbrido, teremos comunicações síncronas e  assíncronas, como na edição de 2020.  Todas as comunicações aprovadas serão publicadas e transferidas pelo canal YouTube do Seminário POÉTICAS, ES 2022.

1 - Sessões de Comunicações Síncronas são aquelas cuja a apresentação oral se dará tanto com a exibição dos vídeos, quanto com a interação dos comunicadores em tempo real na sessão de comunicação ( seja esta presencial ou virtual), e, também, serão transmitidas ao vivo no canal do evento no YouTube.

 

2- Sessões de Comunicações Assíncronas são aquelas cuja a apresentação oral se dará apenas pela exibição dos vídeos no canal do evento no YouTube, sendo a interação no chat do canal YouTube.

 

O resultado a seguir se apresenta em: 1) Sessão Síncrona e 2) Sessão Assíncrona (exibidas sequencialmente)


 

1- Comunicações aprovadas SÍNCRONAS

 (Todos os selecionados devem preencher o formulário de inscrição)
clique aqui para acessar

 

 1 - Sessões de Comunicações Síncronas são aquelas cuja a apresentação oral se dará tanto com a exibição dos vídeos, quanto com a interação dos comunicadores em tempo real na sessão de comunicação ( seja esta presencial ou virtual), e, também, serão transmitidas ao vivo no canal do evento no YouTube.

 

Lembramos que o valor referente à cota solidária de publicação é uma para cada artigo, considerando a maior titulação entre autor/coautor, sendo esta necessária para confirmar a inscrição do(os) autor(es) e a publicação dos artigos nos anais.


COMUNICAÇÕES SÍNCRONAS

Sessões de Comuicações Síncronas são aquelas cuja a apresentação oral se dará tanto com a exibição dos vídeos, quanto com a interação dos comunicadores em tempo real na sessão de comunicação ( seja esta presencial ou virtual), e, também, serão transmitidas ao vivo no canal do evento no YouTube.

 

 

GD

Autores

Título do Artigo

GD 1

Anna Moraes

Rue Anna

GD 1

Fabíola Fraga Nunes ; José Cirillo

Marian Rabello: um olhar sobre o feminino na arte pública capixaba

GD 1

Francisco de Paulo D'Avila Junior ; Allan Moscon Zamperini ; Tais Chaves Prestes

Fotoperformance e o universo digital: breve abordagem do tema

GD 1

Karen Lemes Soares Santos

A poética tradutória de Ana Cristina Cesar

GD 1

Luan Daniel Coelho Soares ; Cláudia França

192 Agulhas: Narrativas Transversais

GD 1

Rafael Gonçalves Marotto ; José Cirillo

A ressignificação do registro de paisagem presentes nos arquivos de processo de Marcus Vinicius

GD 1

Tailze Melo ; Noele Karime

Í.M.P.E.T.O: uma metodologia para processos criativos colaborativos na sala de aula digital

GD 1

Telma Elita Juliano Valente

"O barril de amontillado" em HQ: um diálogo possível entre Poe e as mídias contemporâneas

GD 1

Wagner Miranda Dias

Murilo Chevalier e o Babado Processual: um corpo/corpa em performance na rede

GD 2

Ana Clara Amato Muner

Estrutura Bruta: uma narrativa visual fotográfica sobre os símbolos de poder nas cidades

GD 2

Letícia Castro Simões

Oito movimentos sobre fabulação de si e a comunicação social

GD 2

Matheus Guilherme de Oliveira ; Everton Cardoso Leite

Para não esquecer: práticas de arquivos nas obras de Rosângela Rennó e Éder Oliveira

GD 2

Wilson Renato Negrão ; Cecilia Almeida Salles

Estudos de processos de curadoria, com ênfase em temas relacionados ao universo feminino, em ambiente online na América Latina

GD 3

Ana Carolina Ribeiro Pimentel ; Julia Rocha

Potencialidades formativas com plataformas de arte contemporânea

GD 3

Ana Romãozinho

Obra fechada - o lugar para um mundo aberto

GD 3

Giovanna Galisi Paiva

A experiência do real na cena: uma proposta de análise a partir de um deslocamento histórico

GD 3

Heloísa Helena Pacheco de Sousa

Encontros alegres na arte da performance

GD 3

Herbert Baioco

O que escuto é uma fantasia

GD 3

Isabela Frade

Resistências da arte: o que insiste em manter-se vivo

GD 3

João Wesley de Souza

Finca Tarumã - Arte na paisagem do Caparaó em sistema de autogestão

GD 3

Júlia Mello

O grotesco entre a subjetividade e a coletividade: revisitando o projeto Venus of Willendorf de Brenda Oelbaum

GD 3

Lia Maurer ; Lee JuYong

Hologramas não figurativos: janela para uma nova dimensão

GD 4

Andreia Falqueto Lemos ; Sandro de Souza Novaes

Finca Tarumã Brasil - instalações para Land Art

GD 4

Clarice Dellape

Projeto Feracidade - discutindo as imbricações urbanas através de um mapeamento coletivo

GD 4

Eloiza Comério

Obra de Arte Pública: Familiaridade e afeição

GD 4

Fabíola Fraga Nunes ; Fabricio do Rosário Moreira ; José Cirillo

Dona Dominga, para além das escadarias do poder

GD 4

Gabriela Leandro Pereira ; Mariana Leandro Pereira

Herança + O Fabuloso Inventário das Obras do Meu Avô: a cidade como legado da arte de construir

GD 4

Gustavo Henrique Luz de Abreu ; Samuel José Gilbert de Jesus

Resgate à Memória. Os Monumentos e a Cidade

GD 4

Karoline Rodrigues Gomes ; Claúdia França

Limites e fronteiras do caminhar como proposição poética: memórias, mapas e medos

GD 4

Mariana Paraizo

“Não basta colocar uma obra na rua para ela se tornar pública”: uma questão entre Arte Pública e as populações em situação de rua no Rio de Janeiro

GD 4

Mariana Pimentel ; Jorge Vasconcellos

Das escolas para as ruas: de uma ocupação de si a uma estético-política urbana

GD 4

Milena dos Santos Kohler

ReciproCIDADE: relações estimuladas pelo sincretismo em obras de arte pública

GD 4

Patrícia Martins Santos Freitas

Modernismo no Brasil: apontamentos iniciais para uma revisão do cânone a partir da arte mural

GD 4

Pedro R Moreira ; André Arçari

Marta Neves, o elã e a incompetência

GD 4

Penha de Fátima da Cruz de Souza ; Cláudia França

Dissidentes ressoantes: o graffiti em manifestações politicas

GD 4

Piatan Lube

Cidades Comestíveis: por uma estética da colaboração

GD 4

Raphael de Andrade Couto

Estudo para Cartografias: Praça Tiradentes

GD 4

Rhuan Magalhães ; José Cirillo ; Marcela Belo

O uso da tecnologia de digitalização e impressão 3D no processo de criação de modelos didáticos tridimensionais

GD 5

André Arçari ; Pedro Moreira

O filme e o filme mesmo: a expansão recursiva em que habita o Ão de Tunga

GD 5

Léa Araujo ; Angela Grando

A criação de Robert Jasper Grootveld: dos papéis as ruas

GD 5

Livia Fernandes Campos ; Angela Grando

OPAVIVARÁ!: Modos de vida na arte contemporânea

GD 5

Paula Almozara

Cadernos, livros, processos e uma proposta experimental sobre as formas de (apresent)ação

GD 6

Camila dos Santos

Entre processamentos e transduções, diferentes paisagens: poéticas sonoras do FM ao streaming, ao podcast e às paisagens físicas e digitais

GD 6

Daniel Hora ; Ananda Carvalho ; Sabrina Ruela Ribeiro ; Samara Carvalho Coelho ; Thaissa Dilly

O sistema da arte no Brasil e as exposições virtuais: um estudo sobre práticas do pré- e pós-pandemia de Covid-19

GD 6

Felipe Pessin Manzoli ; Moacyr Teixeira Garcia Neto ; Fabio Pestana Calazans

Interações online: aprendizagem e práticas criativas de forma remota

GD 6

João Victor Coser ; Claúdia França

Six Degrees of Freedom: para uma Realidade Alterada

GD 6

Karyne Berger Miertschink ; Alexana Jordão Cunha ; Daniel Hora

Sobre a materialidade de objetos digitais: estudos de caso de propostas escultóricas digitais atreladas a NFTs

GD 6

Larissa Pereira ; Daniel Hora

A curadoria posta em jogo: o videogame Occupy White Walls em confronto com o conceito de plataforma de arte

GD 6

Maith Malimpensa ; Eliane Patrícia Grandini Serrano

O potencial estético e educativo das exposições imersivas/interativas

GD 6

Pablo Menezes Nóbrega ; Daniele Cristina Oliveira

No sentido de um pensamento: a criação sonora como amplificador visual

GD 6

Tatiana Barrios Vinadé ; Rebeca Lenize Stumm

Artista em fotoperformance por diferentes tempos

GD 7

Adriane Hernandez

Uma toalha de mesa interligando elementos pictóricos e memórias afetivas

GD 7

Ana Oliveira Rovati

O (des)aprender cotidiano: experiência artística como provocação no capitalismo de vigilância

GD 7

Camila Stella Maggioni Pastori

Estratégias criativas da ilustração em jornal: processos artísticos de Edu Oliveira

GD 7

Catiuscia Bordin Dotto ; Teresinha Barachini

Do isolamento ao deslocamento: apontamentos a partir do processo de criação

GD 7

Claudete Nascimento Machado

Vivências artísticas afro-ameríndias: experimentos e discussões decoloniais

GD 7

Elaine Karla de Almeida ; Michele Dias Augusto

Do Imaginar ao Vestir: processos e experimentações artísticas sobre o rito de passagem - casamento

GD 7

Fabricio do Rosário Moreira ; Felipe Pessin Manzoli ; Fabiano Araújo Costa

A poética de Glenn Gould na Orquestração Acústica

GD 7

Flávia Braga Gonçalves

Estar vivo e em jogo

GD 7

Francine de Lima ; Reinilda Minuzzi

Videoarte a partir de banco de dados e o processo de edição audiovisual

GD 7

Francine Ferreira de Nardi Golia ; Joedy Luciana Barros Marins Bamonte

A poética de Anni Albers e sua influência na arte têxtil contemporânea: a exposição Weaving Beyond the Bauhaus

GD 7

Giovanna Borges Nogueira

O Gesto como caminho de criação cênica: Contribuições de Michael Chekhov ao trabalho do/a ator/atriz

GD 7

Ismahel Carvalho de Souza ; Fabiano Araújo Costa

De arcadas e de grooves: breves apontamentos sobre o violinismo de Ricardo Herz em 'Odeon'

GD 7

João Vitor de Paula Araújo

Sonhos despertos. Notas sobre Poética e Onírica

GD 7

Joedy Luciana Barros Marins Bamonte

Sublimemente Frágil

GD 7

Luciano Tasso ; Ana Rita Lustosa ; Stela Maris Sanmartin

Olhos nos Olhos – O Arco Intersemiótico de Narciso nas obras de Ovídio e Vik Muniz

GD 7

Luiz Leão ; Kelly Wendt

Cicatrizes na pele da cidade: um imaginário de impressões

GD 7

Marcelo de Campos Velho Birck

Cuidado pedestre: processos híbridos de criação

GD 7

Maria Regina Gorzillo

Processo de criação: compartilhamento e reverberações entre arte e ciência

GD 7

Mónica Elisa Contreras Godínez

La presencia de la ausencia en el arte

GD 7

Monique Panzenhagen ; Rebeca Stumm ; Giovana Guedes

Artista e natureza: processos e impactos a partir do Sul do Brasil

GD 7

Rosana Paste

Saturação - Residência Resistência

GD 7

Tayná Batista Lorenção ; Alexandre Siqueira de Freitas

A importância da biografia na construção da interpretação das obras de Lycia de Biase (1910-1991)

GD 7

Valdemir de Oliveira ; Reinilda De Fátima Berguenmayer Minuzzi

En la piel: corpo, resistências, encontros e hibridações

GD 7

Walmick de Holanda ; Francis Wilker

Urso contra “MagraSS”: pistas para um processo criativo em diálogo com o Teatro Documentário e a Autoficção

GD 7

Werner Miguel Struck Krüger

Trajetos Percorridos e Objetos Encontrados

GD 8

Isabel Orestes Silveira ; Marcos Rizolli

Grito: semiose e semiótica. Um relato acerca do criar juntos

GD 8

Diego Ribeiro ; Stela Maris Sanmartin

Música Ubíqua- Ubimus: relato do professor/ estudante/atuante na Educação Básica em contato com as linguagens da arte

GD 8

Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos ; Ana Julia Dotto Guaragni ; Liara de Mello Trindade

Diálogos com a criatividade: universidade e comunidade em ação na licenciatura em Artes Visuais da UFSM

GD 8

Gabriela Leite Lima ; Valéria Maria Chaves de Figueiredo ; Adriano Jabur Bittar

Entre mu\Danças, onde nasce uma possível esperança? Preparação poética do jovem artista da dança

GD 8

Gabrielle Costa Dias ; Larissa Fabricio Zanin

As representações do feminino em jogos de vídeo games

GD 8

Geisa Katiane da Silva ; Stela Maris Sanmartin

A cidade como espaço de intervenção criativa no ensino de arte

GD 8

Idayana Maria Borchardt Leite ; Alexandre Siqueira de Freitas

A canção como espaço de confluência das artes: um relato da Pesquisa de Campo em uma escola do ensino regular

GD 8

Jaci Aico Kussakawa ; Jociele Lampert

A estética nos estudos de John Dewey como possibilidade para uma educação humanizadora para o ensino de arte no século XXI

GD 8

Joedy Luciana Barros Marins Bamonte

Cantos Vivenciados

GD 8

José Carlos da Rocha

Elementos da cor como reflexão e experiência: uma abordagem cromática entre Johannes Itten e Josef Albers

GD 8

Kênia Gonçalves Pio do Carmo ; Daniele de Sá Alves

Ensino da arte para todos os sentidos: reflexões sobre formação e inclusão

GD 8

Maria Cristina Mendes ; Alexandra Aguirre

Exposição Transposição: O exercício coletivo e a Arte/Educação

GD 8

Natalia Cristina Torres Gassner ; Rozana Vanessa Fagundes Valentim de Godoi

Eu sei desenhar? A voz e o olhar dos alunos da licenciatura em Artes Visuais sobre seus percursos de aprendizado

GD 9

André Luiz Rigatti

Mark Bradford: A política entre o Corpo e o Espaço

GD 9

Caroline Alciones de Oliveira Leite

Entre ruídos e ruínas: "Olvido" (1987-1989) de Cildo Meireles

GD 9

Elisa de Souza Martinez ; Isabela Capinzaiki Silveira Martins

Feminismo decolonial e arte contemporânea nas Américas

GD 9

Jorge Vasconcellos ; C28M

Arte Preta Contemporânea Brasileira e o Giro Minoritário nas Artes Visuais

GD 9

Raquel Fernandes

A queima, o gesto e o corpo: a performance das “gravaduras a ferro e fogo” como poética de re-criação


 


  2 - Comunicações aprovadas ASSÍNCRONAS

 (Todos os selecionados devem preencher o formulário de inscrição)
clique aqui para acessar


Sessões de Comunicações Assíncronas são aquelas cuja a apresentação oral se dará apenas pela exibição dos vídeos no canal do evento no YouTube.

 

  

Lembramos que o valor referente à cota solidária de publicação é uma para cada artigo, considerando a maior titulação entre autor/coautor, sendo esta necessária para confirmar a inscrição do(os) autor(es) e a publicação dos artigos nos anais.

 

COMUNICAÇÕES ASSÍNCRONAS

Sessões de Comuicações Assíncronas são aquelas cuja a apresentação oral se dará apenas pela exibição dos vídeos no canal do evento no YouTube.

 

GD

Autores

Título do Artigo

GD 1

Juliana Rodrigues Cancio ; Carla Andréa Silva Lima

Na cena: a dança e seus intercursos

GD 2

Carolina Zamperlini Santos ; David Ruiz Torres

Bem vindas, Marias: arte e a poesia da sobrevivência.

GD 2

Gabriela de Azevedo Sampaio ; Leandro Lesqueves Costalonga

Paisagem Sonora e UBIMUS – re-imaginando espaços acústicos

GD 2

Noah Mancini

Performance, moda e cidade: um estudo sobre o coletivo Debauxe

GD 3

Luis Sandes

Marcius Galan: percepção, dúvida, ilusão, imaginação

GD 3

Jovani Dala Bernardina ; João Wesley de Souza

Para uma mediação cultural de aproximação

GD 6

Lucas Guimarães Blunck Schuina ; Daniela Zanetti

Cineclubismo e curadoria em plataformas digitais: a experiência do Festival Tela Curta Cachoeiro

GD 6

Sandra Bastos ; David Ruiz Torres

Virtualidade e Imersão: novos paradigmas nas exposições virtuais imersivas

GD 7

Andre Magnago Alves ; João Wesley de Souza

Considerações sobre um Ato Falho na impressão xilográfica

GD 7

Carlos Eduardo Ferreira Paula

Empenas: reflexões sobre o processo de criação em escultura

GD 7

Celio Roberto Lima Rentroia

Processos de criação da canção na Belle Époque carioca

GD 7

Cláudia Maria França da Silva ; Narayana Teles Caetano Silva

Experimentações decoloniais de produção e leitura de um quadrinho-baralho

GD 7

Cláudia Maria França da Silva ; Samylla Oliveira Mendes

Os Sonhos e a Construção imagética de Desenhos de memória

GD 7

Danielle Rosa ; Daniele Cristina Oliveira

Da voz falada à voz cantada - Um estudo sobre poéticas vocais, a partir da poesia para a  formação da atriz- poeta-cantora

GD 7

Eliane Patricia Grandini Serrano

Devaneios da água-cor

GD 7

Francisco Aurélio de Souza Pereira ; Cláudia França

Corpo-paisagem: elaborações performáticas para um outro corpo

GD 7

Greicy Kelly Teixeira dos Santos ; Cláudia França

Percepções do desenho em um suporte ready-made

GD 7

Jennifer Soares Nogueira ; Fabiano Araújo Costa

Vôos groovêmicos do Scat singing de Flora Purim em "Conversation"

GD 7

Lucila Tragtenberg

Processos de criação em transcriação vocal

GD 7

Rogério Tubias Schraiber ; Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi

Da selfie, como meio de estar junto, ao autorretrato

GD 8

Francysmeyre Rodrigues Thompson ; Stela Maris Sanmartin

 Práxis criativa da Arte Educação no ensino formal na primeira infância: protagonismo criativo

GD 8

Alexandre Luiz Porto Junior ; Isabela Teles Pereira ; Maria de Fátima Serafim da Silva

Jogo interdimensional: o process drama na sala de aula

GD 8

Daniela Almeida Moreira ; Jociele Lampert

“Uma boa mesa”: reflexões permeadas pela cozinha e o ateliê de pintura como laboratórios da formação do artista professor

GD 8

Eduardo Rellyson Menezes Araújo ; Ariane Guerra

O teatro invisível em sala de aula: em busca da potência de felicidade

GD 8

Hendy Anna Oliveira ; Alexandre Siqueira de Freitas

Relato de experiência: Intervenção pedagógica interartes com aportes em Paul Klee

GD 8

Luana Cristina Gonçalves Simões ; Regilene Sarzi-Ribeiro

Contação de Estória: uma ferramenta dialógica para o ensino da história arte

GD 8

Niara Mackert Pascoal ; Maria das Vitórias Negreiros Amaral

Criatividade e processos criativos nas aulas de Artes Visuais do “Movimento Pró Criança”

GD 8

Wender Dalto ; Leandro Lesqueves Costalonga

Ensino do instrumento de percussão bateria para alunos com surdez com apoio da UbiMus

GD 9

Excelência ; Thaize Caló

Representatividade: educação e estética no contexto infantil

GD 9

Matheus Moreira Nunes ; Larissa Fabricio Zanin

Castiel Vitorino Brasileiro: visualidades sobre gênero e raça

GD 9

Mayara Simoes de Carvalho

Curadoria Decolonial: artistas negras no Espirito Santo

GD 9

Rafaela Maria Martins da Silva

Do peito da pele e Yorùbáiano: reflexões acerca da arte como local de existências


Obs: essas sessões serão organizadas de modo a ampliar a troca e o debate de temas aproximados, e não necessariamente por seu GD de inscrição









Opções e outras informações turísticas

Hospedagem:


Hotel Pier (27) 3434-0000
Tarifas especiais por adesão, indicando código encaminhado por email ao inscritos.


Outras possibilidades:
Centro de Treinamento Dom João Batista
Bristol Hotels – (27) 3334-9988
Hotel Ilha do Boi – (27) 3345-0111
Hotel Minuano – (27) 2121-7877
Hotel ComFort Vitória Praia – (27) 3041-9500
Formule 1 – (27) 3205-6155
Pier Vitória Hotel – (27) 3434-0000
Coral Inn Apart Hotel – (27) 3334-0155
Ibis Vitória Praia do Canto – (27) 2104-4850

Guanaaní Hostel

Vix Bed & Breakfast




Turismo


Selecionamos os principais pontos turísticos da região metropolitana para visitação. Mais informações podem ser obtidas nos sites:
  • Secretaria de Turismo de Vitória
  • Secretaria de Turismo de Vila Velha
  • Secretaria de Turismo de Serra
  • Secretaria de Turismo de Viana
  • Secretaria de Turismo de Cariacica
  • Secretaria de Turismo de Guarapari

Associação das Paneleiras de Goiabeiras


A associação conserva a tradição de mais de 400 anos da feitura das panelas de barro. No caso de grupos, deve-se agendar visita por telefone.
  • Endereço: R. das Paneleiras, 55 - Goiabeiras, Vitória - ES.
  • Telefone: (27) 3327-0519

Convento da Penha

Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, localizado no município de Vila Velha, estado do Espírito Santo. Está situado no alto de um penhasco, a 154 metros de altitude, sendo uma das igrejas mais antigas do estado, cujas obras avançavam aos poucos e tiveram início por volta de 1558, a mando de frei Pedro Palácios.



  • Endereço: Rua Vasco Coutinho, S/Nº Bairro: Prainha  Vila Velha – ES
  • Telefone: (27) 33290420

Mercado Capixaba

Projetado pelo arquiteto Joseph Pitilick e construído para substituir o antigo mercado municipal, possui formas ecléticas e neoclássicas. Tombado em nível estadual, o prédio foi inaugurado em 1926. Acessível por duas avenidas – Princesa Isabel e Jerônimo Monteiro -, oferece artesanatos em argila, palha, bambu, entre outros.
  • Endereço: Av. Princesa Isabel, 251, Centro.
  • Telefone: (27) 3322-6805.
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h30 às 19 horas. Sábado, das 8 às 16 horas.

Mercado da Vila Rubim

Inaugurado em 1969, foi reconstruído sobre uma área de 4 mil metros quadrados, após um grande incêndio em 1994. Abriga 425 lojas. Além de artesanato, quase tudo é possível encontrar lá: temperos, ervas medicinais, artigos de umbanda, pescado, aves, pequenos animais, doces, roupas, doces, entre outros produtos.
  • Endereço: Rua Orlando Rocha, 92, Vila Rubim.
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas; sábado, das 8 às 14 horas.

Feira de Artesanato da Praça dos Namorados

Moradores e turistas têm uma boa opção de lazer nos finais de semana: a feira de artesanato da Praça dos Namorados. Com mais de 20 anos de tradição, a feira conta com 259 expositores, sendo 209 de artesanato e brinquedos de diversão e 50 na área de alimentação.
  • Endereço: Praça dos Namorados, Praia do Canto.
  • Horário de Funcionamento: sábados e domingos, das 18 às 22 horas.

Praça do Papa

Uma esplanada de onde é possível apreciar uma das belas vistas da cidade: a baía de Vitória, tendo ao fundo o Convento da Penha e a cidade de Vila Velha. Assim é a Praça do Papa, instalada no bairro Enseada do Suá, uma das áreas nobres da capital do Espírito Santo. A praça fica na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, s/n, em frente ao Palácio do Café.
Não deixe de ver:
  • Cruz Reverente: monumento comemorativo à visita do pontífice João Paulo II ao Espírito Santo, em 1991. Concebido pelo escultor grego Iannis Zavoudakis, radicado no Espírito Santo, o monumento é constituído por uma cruz de aço, com forma curvilínea, assentada sob base de concreto armado. Traz no alto uma pomba branca, simbolizando o Espírito Santo, componente da Santíssima Trindade, segundo a Religião Católica.
  • Rosa dos Ventos: coincide com a posição geográfica da ilha como norte de navegação e traz uma esfera de inox ao centro.

Projeto Visitar: Centro Histórico de Vitória e Seus Limites


Turistas e moradores contam com visitas gratuitas ao Centro Histórico de Vitória, a segunda capital mais antiga do país. Dos monumentos que integram o Centro, sete deles são monitorados. O projeto Visitar contempla dois roteiros – “Vitória, de vila a cidade” e “De Caramurus e Peroás” -, que contam a história capixaba desde a época que era capitania aos dias de hoje, abrangendo 33 monumentos datados do século XVI ao século XX.
Sete monumentos monitorados estão abertos à visitação de terça a domingo, inclusive feriados, das 9 às 17 horas. Os visitantes têm à sua disposição monitores preparados para atendê-los. São esses os monumentos:
  • Catedral Metropolitana
  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário
  • Convento São Francisco
  • Igreja de São Gonçalo
  • Theatro Carlos Gomes
  • Capela Santa Luzia
Informações
Mais informações sobre o Projeto Visitar nos telefones 3235-7078 e 3235-2002, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas ou pelo e-mail projetovisitar@vitoria.es.gov.br.

Museu Solar Monjardim

Construído no século XVIII, é o único exemplar de arquitetura rural na ilha de Vitória. Foi habitado pelo almirante de fragata Francisco Pinto de Azevedo e em 1940, passou às mãos da família Monjardim. Nomeado em homenagem a um dos mais importantes moradores, o Barão de Monjardim, primeiro Governador do Estado, é considerado um dos melhores e mais bem conservados exemplares da arquitetura rural da Região Sudeste.
  • Endereço: Av. Paulino Muller, Jucutuquara.
  • Horário de visitação: terça a sexta, das 10 às 16 horas.
  • Telefone: (27) 3223-6609.

Museu do Rosário

O Museu de São Benedito do Rosário expõe um acervo de peças que contam a história, os costumes e a vida da cidade de Vitória, através de objetos, lendas e lembranças que explicam as tradições religiosas do Espírito Santo, principalmente dos negros. São andores e imagens de santo, oratórios, paramentos e objetos litúrgicos usados pelos padres nas missas e festas.
No local podem ser vistas, por exemplo, obras datadas desde a época da fundação da Igreja do Rosário, em 14 de setembro de 1765. Também estão em exposição réplicas do andor de São Benedito, baús em madeira e latão, velas de até 1,50 metro usadas em procissões, quadros antigos de São Benedito e dos primeiros bispos do Espírito Santo, manequins representando procissão, entre outras obras.
  • Endereço: Rua do Rosário, s/n, Centro
  • Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.
  • Telefone: (27) 3235-7444.

Museu de Arte do Espírito Santo (Maes)

Está instalado em um prédio tombado pelo patrimônio do Estado e tem amplo acervo doado pelo Governo do Estado do Espírito Santo. Assina o projeto arquitetônico o tcheco Joseph Pitlik, que também projetou a Escola de Teatro e Dança Fafi, ambos na década de 20 do século passado. As exposições do Maes privilegiam artistas capixabas e internacionais. O espaço também possui biblioteca e videoteca.
  • Endereço: avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro.
  • Horários de visitação: terça a sexta, das 10 às 18h, e sábado, domingo e feriados, das 12 às 18 horas.
  • Telefone: (27) 3132-8393.

Casa Porto das Artes Plásticas

Construído em 1903, baseado nos estilos arquitetônicos do século XX, foi sede da Capitania dos Portos do Espírito Santo por 31 anos. A Casa Porto tem como finalidade promover e sediar eventos culturais ligados às artes plásticas. Abriga exposições de fotógrafos, artistas plásticos e artesãos.
  • Endereço: Rua 13 de maio, 47, Centro.
  • Horário de funcionamento: aberto diariamente, das 8 às 18 horas.
  • Telefone: (27) 3381-6929.

Theatro Carlos Gomes


Inaugurado em 5 de janeiro de 1927, foi inspirado no Teatro Scala, de Milão, e projetado pelo arquiteto italiano André Carloni. Apresenta uma mistura de estilos em que predomina o neoclássico. A pintura atual do teto é de Homero Massena.
  • Endereço: Praça Costa Pereira, Centro.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8 às 17 horas.
  • Telefone: (27) 3132-8396.

Teatro Universitário

O Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) é ligado à Secretaria de Produção e Difusão Cultural da Ufes desde 2004, quando foi equipado com sistema de som, luz e cenotécnica. O teatro atende a demandas culturais (teatro, música e dança) e acadêmicas (conferências, congressos, seminários, formaturas etc.) produzidas pela comunidade interna e externa.
Com 650 lugares, é considerado um dos maiores e mais bem equipados teatros do Estado. A área conta com amplo estacionamento e disponibiliza agenda de fevereiro a dezembro de cada ano, podendo abrigar múltiplas programações de caráter técnico, científico e cultural, de abrangências local, nacional e internacional.
  • Endereço: Avenida Fernando Ferrari, s/n, Ufes, Campus Universitário, Goiabeiras.
  • Telefone: (27) 3335-2376.

Teatro do Sesi (Espaço Cultural Rui Lima do Nascimento)

Inaugurado em julho de 2000, o espaço cultural Rui Lima do Nascimento, o Teatro do Sesi, é palco de espetáculos nacionais e locais, sendo um dos principais espaços da arte teatral do Estado.
Com capacidade para 300 lugares, ar-condicionado central, estacionamento para 300 carros e segurança 24 horas, o teatro oferece conforto e segurança em um local muito bem equipado. Além de espetáculos teatrais, shows musicais, apresentações de dança, festivais, formaturas, lançamentos de livros e CD’s, o espaço é também abriga eventos estudantis e empresariais.
  • Endereço: Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha.
  • Telefone: (27) 3334-7323

Centro Cultural Sesc Glória (antigo Teatro Glória)

O prédio do antigo Teatro Glória destaca-se na paisagem do centro de Vitória. Edificado em concreto armado e revestimento em pó de pedra, o prédio foi projetado pelo arquiteto alemão Ricardo Wright e apresenta elementos da arquitetura eclética, com o uso de sacadas e balaústres, e o tradicional coroamento, no teto da estrutura, com cúpula na esquina. É a primeira construção com cinco andares da cidade, iniciada em 1926.
Adquirido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o prédio está em reforma para a instalação do Centro Cultural Sesc Gloria. Iniciada em 2009, essa reforma prevê novas ambientações internas e reestruturação do espaço, que terá sete andares e as seguintes instalações: teatro; cybercafé; livraria; bombonière; galeria de arte; restaurante; cinema; biblioteca; anfiteatro; bar panorâmico, com mirante e jardim no terraço, entre outros espaços.
  • Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro.
  • Telefone: (27) 3223-0720.

Centro Cultural Carmélia Maria de Souza

Localizado na região central de Vitória, o Centro Cultural Carmélia Maria de Souza apresenta-se como um centro de integração cultural da comunidade. Possui espaço que pode ser usado para apresentações de peças no Teatro José Carlos de Oliveira, mas também para sessões de cinema e outras manifestações culturais, como espaço para biblioteca.
  • Endereço: Alameda Novo Império s/n, Mário Cypreste (em frente à Rodoviária de Vitória).
  • Mais informações: (27) 3132-8383 (Secretaria de Cultura de Vitória).


 











































































































































































































 



Exposições em cartaz no período do evento
  • O Mundo Mágico de Escher
    • Mostra com 90 obras, entre xilogravuras e litografias, do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher. No Centro Cultural Sesc Glória. Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória. Visitação: de terça a sexta, das 9h às 20h e aos sábados e domingos, das 10h às 19h. Ingressos: R$ 5 (inteira) e R$ 2 (meia). 

  • Essência/Vitalidade
    • O artista André Magnano apresenta onde obras em linóleo e duas litogravuras que relatam a essência de indivíduos e suas vidas pessoais. No Museu Histórico da Ilha das Caeiras (Museu do Pescador). Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095, Ilha das Caeiras, Vitória. Visitação: de terça a sexta das 9h às 17h, e aos sábado, domingos e feriados, das 12h às 16h. Entrada gratuita.

  • Corpora

    • A exposição “Corpora” da artista Mariana Reis apresenta um conjunto de trabalhos que problematiza a relação e os cruzamentos entre a ciência e a arte contemporânea. Distintos saberes são aglutinados na construção de um museu imaginário que abriga uma pesquisa sobre uma espécie gerada através da recombinação de partes de vários animais que promoveriam a criação de um novo ser. A mostra é envolta por um hipotético estudo científico que se propõe a nomear e a identificar a nova criatura. Galeria Homero Massena: Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória. Horário de funcionamento: de segunda a sexta de 9h às 18h – sábado das 13h às 18h. Entrada Gratuita

Nenhum comentário: