Sobre o evento

 Seminário Poéticas da Criação, ES 
 Centro de Artes / UFES CEMUNI 4 – Avenida Fernando Ferrari, Campus de Goiabeiras. Vitória - ES, Brasil

O Seminário POÉTICAS DA CRIAÇÃO, ES, é um evento promovido e organizado pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA UFES – PPGA , em parceria com as Pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (PROEX e PRPPG) e grupos de pesquisa em arte dos Programas de Pós-graduação em Artes das Universidades de Buenos Aires, de Granada, Espanha, e da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Portugal; conta ainda com a colaboração de membros de grupos de investigação de diversas universidades brasileiras. 


Como parte de seus esforços para a difusão das pesquisas sobre o processo de criação em artes e suas intersecções com diversos campos do conhecimento, o Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo e os Programas de Pós-graduação em Artes da Faculdade de Belas Artes de Lisboa e da Universidade de Granada promovem o Seminário Poéticas da Criação, ES: Seminário Ibero-americano sobre o Processo de Criação, um evento anual que reúne pesquisadores de todo o Brasil e dos países de língua espanhola e portuguesa. Esse evento é organizado dentro das diretrizes internacionais dos estudos do processo de criação nas artes, contando com organizadores do Brasil, Argentina, Portugal e Espanha.

O Poéticas da Criação tem como sede o Centro de Artes da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, numa organização do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes (LEENA) e do Laboratório de Pesquisa em Teorias das Arte e Processos em Artes (LabArtes), ligados ao Programa de Pós-graduação em Artes (PPGA). Esses laboratórios abrigam grupos de pesquisa que desenvolvem, em parceria com o CIEBA/ Universidade de Lisboa, atividades voltadas para os estudos da ação criadora, atuando, desde 1999, quando da criação do LEENA.

A ação dos pesquisadores busca fortalecer os estudos sobre arte, sua produção, história, crítica e processo de criação, evidenciando a dinâmica da ação criadora especialmente nas artes visuais, mas também em diferentes áreas de ação da Universidade Federal do Espírito Santo. Neste sentido, esta será mais uma ação fortalecedora dos trabalhos em realização pelos grupos de pesquisadores brasileiros, argentinos, espanhóis e  portugueses.
O POÉTICAS DA CRIAÇÃO, ES objetiva refletir sobre as interações possíveis de processos de criação realizados nos espaços, demarcando fazeres e saberes que constituem territórios simbólicos ou físicos que fazem parte do cotidiano pessoal (do artista), social e cultural. A diversidade de suas manifestações e a simultaneidade de ocorrências e de suportes solicitam que, em tempos de revisionismo imposto pela era do ciberespaço e da falência de conceitos de propriedade, tanto aspectos éticos quanto estéticos dos conceitos de autoria seja reconsiderados. A vocação interdisciplinar e multidisciplinar do processo criador se abre ao diálogo tanto com suas distintas abordagens (da produção em si, da história, teoria e critica da arte,  da semiótica, lingüística e crítica literária, entre outras) quanto com outras áreas das ciências humanas, sociais e naturais, assim como a tecnologia, compondo um conjunto teórico e crítico que se expande para os diversos campos de aplicação – incluindo os diversos suportes móveis ou fixos da ação criadora.
As interações e suas dimensões estéticas, ideológicas, políticas e históricas inseridas nas práticas criadoras e discursos culturais serão tratadas neste seminário a partir de diferentes contextos e direções com a pretensão de problematizar uma gama considerável de recortes da ação criadora no que ela tem de mais particular ao coletivo, num movimento contínuo que não se atrela mais a um centro, mas às várias vertentes e modelos gerados nelas e a partir delas.
Com um vasto programa de pesquisa de caráter cultural, técnico e científico, os pesquisadores da arte e do processo de criação são convidados ao estudo das interações da ação criadora pelos diversos modos de suas manifestações nos mais diferentes meios. Essa proposição constituirá a ementa da chamada e seleção de trabalhos  a serem realizados pelo comitê científico.
A partir da edição de 2014, o Poéticas da Criação, ES mudou o seu formato, não trabalhando mais com um temário anual, mas sim com o formato de Grupos de Debate (GD) que permanecerão por algumas edições, buscando criar um campo mais profícuo para a consolidação dos debates e inquietações que os eventos acadêmico-científicos provocam no campo das artes, mas que pela rapidez com que se colocam não se consolidam na plena dimensão potencialmente evidenciadas nos encontros como ocorriam. 
Deste modo, criamos os GD’s como se fossem temáticas relativamente permanentes que permitirão ao longo das edições deste evento consolidar e afinar um debate ibero-americano sobre o processo de criação visto por prismas analisados ao longo de alguns anos. Esperamos que esse novo modelo do evento permita publicações mais especializadas  sobre a dinâmica das artes no que se refere ao modos de pensar, agir e investigar o fenômeno da criação na contemporaneidade.
Ainda, da observação critica de suas edições anteriores, tanto quanto de outros importantes eventos anuais da área de Artes, se estrutura essa nova dinâmica do POÉTICAS, ES que  propõe ampliar o campo de cooperação e fomento do debate das temáticas que buscam refletir questões emergenciais da arte. Este novo formato visa  o debate mais prolongado sobre os temas abordados.

Os grupos de debate se organizarão a partir de uma temática comum, a qual será retomada por mais de uma edição do evento, permitindo avaliar o desenvolvimento das pesquisas em médio prazo. Acreditamos que isto será muito profícuo para o amadurecimento e adensamento da pesquisa em artes no território de língua espanhola e portuguesa.

Informações pelo e-mail: pelo e-mail: poeticasppga@gmail.com

Nenhum comentário: