segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Resultado da seleção primeira etapa

Confira a lista abaixo os resumos selecionados para a segunda fase de seleção:
Os textos completos devem ser enviados conforme programação: 
até 01 de Outubro de 2012  pelo e-mail: poeticasppga@gmail.com 
Resultado final: 10 de Outubro de 2012
Inscrição comunicadores: até 26 de outubro (confirmação para publicação) 

Seminário Poeticas da Criação, ES – 2012

SELECIONADOS PRIMEIRA ETAPA: resumos expandidos
AUTOR
TÍTULO
Adriane Hernandez
A poética e o jogo da memória
Adriano de Almeida Ferraiuoli
O Uso do Teatro de Bonecos como Instrumento Potencializador do Processo Criativo e Lúdico em Discentes do Ensino Fundamental
Aissa Afonso Guimarães
Patrimônio e Salvaguarda - O Jongo/ Caxambu no sul do ES
Alexandre Sá Barreto da Paixão
Harte: A Criação Como Campo Expandido e a Hibridez de seus Procedimento
Almerinda da Silva Lopes
A Poética de Sérvulo Esmeraldo: da gravura e escultura construtivas à dinâmica pulsante dos Excitáveis.
Ana Zeferina Ferreira Maio
Diante do encontro com o arquivo: narrativas da memória
Andressa Rezende Boel e Heliana Ometto Nardin
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA URBANA: O PROCESSO CRIATIVO E A EXECUÇÃO DA PERFORMANCE
Angela Grando   e Rodrigo Hipólito dos Santos
O SUJEITO ATIVO E AS PROPOSIÇÕES DE HO 
Arethusa Almeida de Paula
Espaço íntimo Fragmentos da obra de Regina Vater por uma ótica bachelardina.
Atila Ribeiro de Sousa Regiani
Museus e Obras: Processos de Transformações Recíprocos
Aurora Terezinha Döering Brustolin e Alessandra Schoutten
Família: Memórias Resgatadas a Partir da Leitura e Obvervação de Algumas Obras de Cândido Portinare.
Bruno Seravali Moreschi
Sujeitos possíveis - As enciclopédias de arte como território de enquadramento dos artistas
Carlos Guilherme Hünninghausen
Hudinilson Jr. E os arquivos pessoais.
Redes da Criação: Produção, Performance e Comunicação (resumo expandido)
Carolina Reichert Andres e Reinilda Berguenmayer Minuzzi
DESLOCAMENTOS URBANOS: CARTOGRAFIAS ARTÍSTICAS
Caroline Maria Gurgel D’Ávila
Há um Devir-escritor? A transposição de impossíveis no ato de criação.
Cecilia Aguilar Castillo
El “apre(he)ndido” arte  del  TATUAJE CARCELARIO (texto conferencia Ibero)
Cecília Maria de Araújo Ferreira e Cecília Raiffer
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ESPETÁCULO O MENINO FOTÓGRAFO: ENCONTRO DE EXPERIÊNCIAS E MEMÓRIAS REVISITADAS
Cesar Floriano Dos Santos
ROBERTO BURLE MARX: Processos de criação.
Clarice Zamonaro Cortez
A RELAÇÃO ENTRE TEXTO E IMAGEM NAS CANTIGAS DE SANTA
MARIA
Clarissa Rêgo Teixeira
Colaboração: qual a preposição?
Claudia Dias Elias
Francesca Woodman : autorretrato como virtualizador de identidades múltiplas
Cláudia Milke Vasconcelos
Memória visual e processo criativo na produção imagética do Foto Clube do Espírito Santo (1946-1978)
Claudia Stringari Piassi
Dualidade Poética: Gestualidade e Materialidade nas Obras de Flavio-Shiró.
Cleriston Boechat de Oliveira e Tom Boechat
American Photographs de Walker Evans: o fotógrafo artista e a construção de uma identidade americana
Constanza Carolina Varela e Verónica Inés Diego
El Triunfo de la República
Cristiano Sousa Dos Santos, Éder Rodrigues da Silva e Samira Margotto
Desdobramentos [suspiros]: Interseções poéticas
Daniela Zanetti
Criação e compartilhamento: a cultura remix, a desterritorialização do autor e a apropriação como base de um discurso legitimador da criação artística.
Daniele Quiroga Neves Rebeca Lenize Stumm
Sonomórfico 22: considerações sobre um corpo presente e uma consciência ausente
Deborah Rosenfeld
Criação Poética Audiovisual Entre Territórios
Denise Maria Chane Buzetto
O PROCESSO_ a CRIATIVO NA FEITURA DA CADEIRA NUMERO 14  DE MICHAEL THONET (resumo expandido)
Diego Kern Lopes e Silfarlem Junior de Oliveira
In memoria ou poéticas da destruição: a história como processo de criação
Doriedison Coutinho de Sant’Ana
Dramaturgia Musical: a encenação melódica
Edna Maria Viana Soares
Apontamentos sobre o processo de criação de Vasconcelos Maia
Eliane Cristina Testa
Códigos escritos: relação palavra e imagem na práxis artística. (a presente)
Elisabete Da Silva Barbosa
Espaços reais e espaços ficcionais em diálogo: um estudo do processo de criação de Elizabeth Bishop como registro de memória e identidade
Ellen dos Santos Oliveira e Vilma Mota Quintela
A INFLUENCIA DO LOCA NO ATO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA POR CLARICE LISPECTOR
Elton Ribeiro Pinheiro e Angela Grando Bezerra
A ESCUTA DO ESPAÇO SONORO NA OBRA DE CILDO MEIRELES
Elyzangela Fernandes Alencar
A IMAGEM ARQUETÍPICA NO DESENVOLVIMENTO DE APROPRIAÇÃO TEXTUAL
Emerson Cesar Nascimento
Identidades transitórias na arte contemporânea
Fabiana Pedroni Favoreto
Opacidade e transparência: a relação sujeito/não-objeto
Fábio Oliveira Nunes
ARTISTAS DA WEB E SUAS PERSONAS: ALGUMAS REFLEXÕES (persona web)
Fabricio Moraes Cunha e Robson Loureiro
A catarse teatral na formação humana
Fabrizio Augusto Poltronieri e Nicolau André Campanér
Poética do Acaso: Um Estudo Sobre o Processo Criativo Do Grupo de Computacinal [+zero]
Francisco Maria Mendes de Seiça da Providência Santarém Providência
A identidade dos lugares como influência estereotipada
Gabriela Sandes Borges de Almeida
Cinema industrial argentino contemporâneo e as novas representações da latinoamericanidade.
Geyza Dalmásio Muniz
Poéticas da criação das Paneleiras de Goiabeiras
Geyza R. O. N. Vidon
 As narrativas do rap e suas fronteiras
Gisela Reis Biancalana
A INSERÇÃO DO CONHECIMENTO ARTÍSTICO NOS PROCESSOS CRIATIVOS DO CORPO PERFORMATIVO
Glayson Arcanjo de Sampaio
O ato de esperar uma poetica do desenho
Gustavo Henrique Torrezan
O procedimento diagramático nos desenhos de Glayson Arcanjo.
Helena Araújo Rodrigues Kanaan e Roberta Rossato
Registros de um Patrimônio Grafico. Deambular e capturar imagens.
Helga Correa
A mitologia e o livro de artista no processo reflexivo / criativo
Henrique Stabile de Almeida
Design Paramétrico-Interativo: Contribuições da Interatividade e Modelagem
Paramétrica Aplicadas ao Design
Iara Cerqueira Linhares de Albuquerque
POSSIBILIDADES, IDÉIAS E AÇÕES. ESTUDO DE UM PROCESSO ARTÍSTICO
Inah Durão Cunha
Memória Afetiva: lugares e registros (o processo criativo de dois artistas)
Ines Karin Linke Ferreira
ECONOMIAS DE QUINTAL: Cozinhas temporárias
Iris Maria Negrini Ferreira
O espaço e o tempo: territórios de legitimação da arte nos happenings
Isabel Regina Augusto
Cinema Novo: a antropofagia como modo de produçao artístico-cultural – e aondição do artista e intelectual latino-americano
Jacqueline Maria Carvalho Belotti
Representações do papel do artista: novos paradigmas.
Janne Alves de Souza
O Grotesco em As Tentações de Santo Antão de Jheronimus Bosch
Jessica Lorenna Lima Gonçalves.
Da memória a cena.
Joedy Luciana Barro Marins Bamonte
Os espaços da intimidade e a transcendência das linguagens na poética artística
Jorge Luiz Mies
COLAGEM E DISPERSÃO NO PROCESSO PICTÓRICO DE REGINA CHULAM
Júlio César dos Santos e Rosa Maria Berardo
O cinema como dispositivo simbólico de identidades: renderização da alteridade/imagem sobre o espectador-tela especular.
Kárita Gonzaga de Oliveira Arcanjo
Dualidade Vida e Morte: transitando entre linguagens.
Karla Brunet e Toni Oliveira
Mapa, código e mar: processo de criação do projeto ma:res
Kennedy Piau Ferreira e  Juliano Reis Siqueira
Processos de criação em arte em contextos coletivos e transdisciplinares
Laila Loddi
Apanhadores de desperdícios: ensaio sobre invenções e inutensílios
Laís Guaraldo
O poético da imagem sintética - A identidade visual de Coimbra criada por Francisco Providência
Leandra Duarte Lambert Soares
Atlântica: ficções experimentadas e cartografias poéticas
Letícia Felix da Silva
A cor em processo nas cartas de Van Gogh
Liana Rita González
A poética do resto e a dignidade de pertencer: chaves estéticas para a (re)construção do cidadão
Lúcia Fonseca
Cadenos de Artista na Arte Contemporania
Luiz Carlos Andreghetto
Elementos neobarrocos na poética de Derek Jarman
Luiz Carlos Fernandes Gonçalves Leite
Identidade Cultural: A imigração de Willem de Kooning em analogia aos conceitos de Stuart Hall
Marcela Belo Gonçalves
Processo de criação e crítica inferencial na construção de uma obra mural
Marcela dos Santos Lima
Teatro Bidimensional: interfaces criativas entre fotografia e caracterização de atores
Marcia Moreno
Lar Longe de Casa: Uma Experiencia Intercultural
Marcia Sousa da Rosa
Flor: imagens e reflexões sobre os ciclos da vida e da arte.
Marcos Antônio Bessa-Oliveira
Paisagens Biograficas - Território fronteiraça, memórias biograficas e identidades culturais no processo de criação de pinturas
Marcos Paulo Martins de Freitas
Esforço – casa de rugas
Marcus Alexandre Motta e Marcelo Lins de Magalhães
Presságio, peles gráficas e personificações: dar e tomar leitura em Caldas e Thoreau
Marcus Vinicius Marvila das Neves
Poesia, música, visualidade e memória: breve exposição sobre o ato intradutório na poética de Augusto de Campos
Maria Dalva Ramaldes
REMIX VIA REDES SOCIAIS: PROCESSO INTERACIONAL DA PRÁTICA CRIATIVA DISTRIBUÍDA NA CULTURA DIGITAL
María Nazarena, Mazzarini
Identidad, memoria y construcción colectiva desde acciones artísticas directas en el contexto urbano 
Maria Raquel da Silva Stolf
Assonâncias de silêncios [entre bibliotecas]
Mariana Resende Corrêa e Cláudia Maria França da Silva
A Construção de Narrativas de Memórias pessoais em Objetos Naradores
Marieli de Jesus Pereira
A Tempestade: a mesma e a outra
Marilice Corono
Autorreferencialidade em território partilhado: diálogo com a pintura de Rui Macedo
Mario Mendes Cavalcante
Ulisses entre a pintura e a literatura. Um estudo das pinturas "O gigante Polifeno" e "Meu Nome é Ninguém".
Matheus Moura Silva
Análise do Processo Criativo de Histórias em Quadrinhos Poético-Filosóficas: Antonio Amaral (metaresumo)
Mayra Martins Redin
Histórias de Observatórios: uma Poético da Construção de lugares
Michel Nunes Lopes Masson
Poéticas do Processo: Bruce Nauman e Dan Graham
Michele Cristine Marques Rebello
CARTESIANO E DIONISÍACO: A PRESENÇA DO DUALISMO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA SÉRIE URBIS
Nívia Valéria dos Santos e Nívia Santos
Invenções: laboratório cromático para as cores e sua aplicação material para além da pintura
Oriana Maria Duarte de Araujo
Escritos de existência: uma fala sobre vida como obra de arte.
Pâmela Araújo Ferraz e Gentil Alfredo Magalhães Duque Porto Filho
Técnicas de desvio no trabalho de Cildo Meireles: “Inserções em Circuitos Ideológicos”
Paula Cristina Dolenc Cabral Tacca
Entre poética fotográfica e poema: equivalências e diálogos entre fotografia e literatura
Pedro Meyer Barreto
dandismo e camuflagem
Pollyanna D´Avila Gonçalves Dias
A arquitetura Neogótica no Período da Borracha: processos de criação no estudo tipológico das construções de Manaus.
Rachel de Castro Venturini
O processo criativo compartilhado e o saber artistico individualizado na construção de recintos expositivos em zoológicos.
Raíssa Caroline Brito Costa e Luciane Viana Barros Páscoa
Estudo iconográfico de três pinturas de Edgar Degas como processo criativo em dança clássica
Renata Azevedo Requião
Mapas poéticos: registrando o “pequeno território”  (inclui estudo vinculado à disciplina: percursos, narrativas, descrições) (seminariopoeticasda criação_ufes_2012_resumo_mapas poetico)
Renata Navajas Maneilha Barbosa
Trilhando Caminhos Conhecidas da Cidade de São José Dos Campos - SP Sob Novos Olhares de Crianças.
Renata Perim Albuquerque Lopes
LEONILSON – ARQUIVO COMO ESPAÇO PROCESSADOR DE SENTIDOS
Renato Fonseca Ferreira
A ideologia presente na charge de Jorge Braga e Mariosan e sua relação com o texto verbal
Ricardo Maurício Gonzaga/Ricardo Maurício
No encontro das águas o desenho: Ana Cristina Silva, mineira, moderna, kadiwéu
Rodrigo Hipólito do Santos
O Universo das imagens técnicas e as estratégias atuais de apropriação na arte.
Rômulo do Nascimento Pereira
O livro invisível: um “solo” amazônico
Rose Mary Louzada Gomes
Interiores e Exteriores: Abraham Palatnik, o coreógrafo das formas
Sainy Coelho Borges Veloso
Brasília: entre o desejo de modernidade e a desconstrução poética do urbano
Samuel Silva de Brito
Lucio Costa e a nova poética moderna: renovação dos paradigmas de trabalho no projeto para a casa Fontes (1930).
Sandra Borsoi
ARTE E CULTURA UCRANIANA: HISTÓRIA, MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÃO
Sandra Maria Correia Favero
Deixe-me (folha 1 do artigo deixe-me ver)
Sílvia Maria Guerra Anastácio
UM DOSSIÊ CRIATIVO E A ESTÉTICA DA MOBILIDADE: UMA
ARTE POR ELIZABETH BISHOP
Sonia Monego
MEMÓRIA E ARTE: UM CONTEXTO PARA REFLEXÃO
Sylvia Furegatti
Territorialidades da produção artística contemporânea: entre o ateliê-casa e o chantier.
Thais Fernanda Martins Hayer
A Animação Como Expressividade da Imagem Matérica: Pensamento de Você
Thais Priscilla Papa Jerônimo Duarte
Recursos da criação: efeitos da escolha de materiais no processo criativo de Vik Muniz
Vânia Elisabeth Selzlein Sommermeyer
Micropinturas, 2012. Paris [O Globo 01/03/2012. São Paulo]
Vinicius Martins Gonzales
A CIDADE POR BAIXO DA LINHA
Vitor de França Maciel e Gentil Alfredo Magalhães Duque Porto Filho
Processo criativo: Encargo e Diretrizes do Détournement Situacionista
Waldemar Zaidler Jr.
Narrativas visuais, vazios urbanos e territórios criados
Walmeri Ribeiro
Desdobramentos das relações entre performance e audiovisual na cena contemporânea
Wanderson Belo Gonçalves
PERFORMANCES AUDIOVISUAIS


2 - Segunda fase: envio de artigos (até 7 páginas) após aprovação do resumo Cada comunicação final tem cinco / sete páginas (máx. 10000 caracteres - sem contar o título, resumo ou referencias - somente o texto). O formato do artigo, com as margens, tipos de letra e regras de citação, estão  disponíveis a seguir:

Configuração da página é formatada com margens de 3 cm em cima e à esquerda, de 2 cm à direita e em baixo. Utiliza-se a fonte Times New Roman 12. O espaçamento normal é de 1,5

TÍTULO (times 12 em negrito e itálico)
Resumo:
Title:
Abstract:
Keywords:.
Introdução [ou outro título; para todos os títulos: Times 12, negrito]
1. Corpo do texto:
Para que o processo de peer review seja do tipo double-blind, eliminar deste arquivo qualquer referência ao autor. Não fazer auto referências.
2. Citações
Citações no corpo do texto devem aparecer no formato autor-data. (ex: Eco, 2004).
Os textos dos artigos não devem conter anotações nos rodapés.
3. Figuras, tabelas  ou Quadros
 A Figura tem sempre a ‘âncora’ no correr do texto, como se faz nesta mesma frase (Figura 1).  A legenda deve seguir o formato Times 10, centrado, parágrafo sem avanço; imagem sempre com a referência autor, data; altura da imagem: c. 7cm: Sempre que possível, indicar fonte
Exemplos:

Figura 1. Fotografia de Tomas Castelazo, Detalle de la puerta de la celda 18 de la vieja cárcel de León, Guanajuato,Mexico, 2009. (Acervo do Artista)

Figuras 2 e 3. À esquerda: a estátua de Agassiz frente ao edifício de zoologia da Universidade de Stanford, Palo Alto, Califórnia, após o terramoto de 1906 (Mendenhall, 1906). À direita: efeitos do teste ‘stokes’ sobre o dirigível ‘Blimp’ colocado em voo a 8 km do cogumelo atómico, em 7 de Agosto de 1957 (Fonte: United States Department of Energy, 1957).

4. Sobre as referências
Em ‘Referências’ apresenta as fontes citadas, e apenas essas.

Comissão Organizadora

6 comentários:

Matheus Moura disse...

Uma dúvida quanto à formatação: os 10 mil caracteres são com ou sem espaço?

Obrigado,

Matheus Moura disse...

Outra questão: são 10 mil caracteres já com resumo e bibliografia?

Anônimo disse...

Tenho essas mesmas dúvidas. Por favor, postem a resposta, pois talvez outros também tenham a mesma dúvida.

Poéticas, ES disse...

A todos os que estão com esta dúvida:
10.000 caracteres sem espaço e somente referente ao texto, sem título, resumo ou referencias.

Geyza disse...

Não precisa ter as palavras-chave em português antes do abstract, terá apenas as keywords?

E na hora de enviar, será do mesmo jeito que foram enviados os resumos, em dois arquivos com a primeira palavra do título e as letras a e b?

Geyza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.