“Espaços de convergência: processos criativos, ecossistemas criativos e inteligência artificial?”
Hostel Canela Verde - Universidade Federal do Espírito Santo - 8 a 10 de outubro de 2025
Edição 2025 em fase de coleta de submissões
Lista dos trabalhos aceitos. Lembramos que o pagamento pode ser feito até o dia 03 de oubrubro, assegurando sua aprticipação. (favor verificar título, autores e coautores, qualquer acerto, enviar email para poeticasppga@gmail.com):
Dúvidas ou alterações devem ser encaminhadas até o dia 02 de outubro para o e-mail poeticasppga@gmail.com.
O que se constrói nesses outros modos de viver juntos?
Resultados homologados da Segunda Etapa de Avaliação:
Comunicações aprovadas (SÍNCRONAS)
1 - Sessões de Comunicações Síncronas são aquelas cuja a apresentação oral se dará tanto com a exibição dos vídeos, quanto com a interação dos comunicadores em tempo real na sessão de comunicação ( seja esta presencial ou virtual), e, também, serão transmitidas ao vivo no canal do evento no YouTube.
|
COMUNICAÇÕES SÍNCRONAS |
||
|
Sessões de Comuicações Síncronas são aquelas cuja a apresentação oral se dará tanto com a exibição dos vídeos, quanto com a interação dos comunicadores em tempo real na sessão de comunicação ( seja esta presencial ou virtual), e, também, serão transmitidas ao vivo no canal do evento no YouTube.
|
||
|
GD |
Autores |
Título do Artigo |
|
GD 1 |
Anna Moraes |
Rue Anna |
|
GD 1 |
Fabíola Fraga Nunes ; José Cirillo |
Marian Rabello: um olhar sobre o feminino na arte pública capixaba |
|
GD 1 |
Francisco de Paulo D'Avila Junior ; Allan Moscon Zamperini ; Tais Chaves Prestes |
Fotoperformance e o universo digital: breve abordagem do tema |
|
GD 1 |
Karen Lemes Soares Santos |
A poética tradutória de Ana Cristina Cesar |
|
GD 1 |
Luan Daniel Coelho Soares ; Cláudia França |
192 Agulhas: Narrativas Transversais |
|
GD 1 |
Rafael Gonçalves Marotto ; José Cirillo |
A ressignificação do registro de paisagem presentes nos arquivos de processo de Marcus Vinicius |
|
GD 1 |
Tailze Melo ; Noele Karime |
Í.M.P.E.T.O: uma metodologia para processos criativos colaborativos na sala de aula digital |
|
GD 1 |
Telma Elita Juliano Valente |
"O barril de amontillado" em HQ: um diálogo possível entre Poe e as mídias contemporâneas |
|
GD 1 |
Wagner Miranda Dias |
Murilo Chevalier e o Babado Processual: um corpo/corpa em performance na rede |
|
GD 2 |
Ana Clara Amato Muner |
Estrutura Bruta: uma narrativa visual fotográfica sobre os símbolos de poder nas cidades |
|
GD 2 |
Letícia Castro Simões |
Oito movimentos sobre fabulação de si e a comunicação social |
|
GD 2 |
Matheus Guilherme de Oliveira ; Everton Cardoso Leite |
Para não esquecer: práticas de arquivos nas obras de Rosângela Rennó e Éder Oliveira |
|
GD 2 |
Wilson Renato Negrão ; Cecilia Almeida Salles |
Estudos de processos de curadoria, com ênfase em temas relacionados ao universo feminino, em ambiente online na América Latina |
|
GD 3 |
Ana Carolina Ribeiro Pimentel ; Julia Rocha |
Potencialidades formativas com plataformas de arte contemporânea |
|
GD 3 |
Ana Romãozinho |
Obra fechada - o lugar para um mundo aberto |
|
GD 3 |
Giovanna Galisi Paiva |
A experiência do real na cena: uma proposta de análise a partir de um deslocamento histórico |
|
GD 3 |
Heloísa Helena Pacheco de Sousa |
Encontros alegres na arte da performance |
|
GD 3 |
Herbert Baioco |
O que escuto é uma fantasia |
|
GD 3 |
Isabela Frade |
Resistências da arte: o que insiste em manter-se vivo |
|
GD 3 |
João Wesley de Souza |
Finca Tarumã - Arte na paisagem do Caparaó em sistema de autogestão |
|
GD 3 |
Júlia Mello |
O grotesco entre a subjetividade e a coletividade: revisitando o projeto Venus of Willendorf de Brenda Oelbaum |
|
GD 3 |
Lia Maurer ; Lee JuYong |
Hologramas não figurativos: janela para uma nova dimensão |
|
GD 4 |
Andreia Falqueto Lemos ; Sandro de Souza Novaes |
Finca Tarumã Brasil - instalações para Land Art |
|
GD 4 |
Clarice Dellape |
Projeto Feracidade - discutindo as imbricações urbanas através de um mapeamento coletivo |
|
GD 4 |
Eloiza Comério |
Obra de Arte Pública: Familiaridade e afeição |
|
GD 4 |
Fabíola Fraga Nunes ; Fabricio do Rosário Moreira ; José Cirillo |
Dona Dominga, para além das escadarias do poder |
|
GD 4 |
Gabriela Leandro Pereira ; Mariana Leandro Pereira |
Herança + O Fabuloso Inventário das Obras do Meu Avô: a cidade como legado da arte de construir |
|
GD 4 |
Gustavo Henrique Luz de Abreu ; Samuel José Gilbert de Jesus |
Resgate à Memória. Os Monumentos e a Cidade |
|
GD 4 |
Karoline Rodrigues Gomes ; Claúdia França |
Limites e fronteiras do caminhar como proposição poética: memórias, mapas e medos |
|
GD 4 |
Mariana Paraizo |
“Não basta colocar uma obra na rua para ela se tornar pública”: uma questão entre Arte Pública e as populações em situação de rua no Rio de Janeiro |
|
GD 4 |
Mariana Pimentel ; Jorge Vasconcellos |
Das escolas para as ruas: de uma ocupação de si a uma estético-política urbana |
|
GD 4 |
Milena dos Santos Kohler |
ReciproCIDADE: relações estimuladas pelo sincretismo em obras de arte pública |
|
GD 4 |
Patrícia Martins Santos Freitas |
Modernismo no Brasil: apontamentos iniciais para uma revisão do cânone a partir da arte mural |
|
GD 4 |
Pedro R Moreira ; André Arçari |
Marta Neves, o elã e a incompetência |
|
GD 4 |
Penha de Fátima da Cruz de Souza ; Cláudia França |
Dissidentes ressoantes: o graffiti em manifestações politicas |
|
GD 4 |
Piatan Lube |
Cidades Comestíveis: por uma estética da colaboração |
|
GD 4 |
Raphael de Andrade Couto |
Estudo para Cartografias: Praça Tiradentes |
|
GD 4 |
Rhuan Magalhães ; José Cirillo ; Marcela Belo |
O uso da tecnologia de digitalização e impressão 3D no processo de criação de modelos didáticos tridimensionais |
|
GD 5 |
André Arçari ; Pedro Moreira |
O filme e o filme mesmo: a expansão recursiva em que habita o Ão de Tunga |
|
GD 5 |
Léa Araujo ; Angela Grando |
A criação de Robert Jasper Grootveld: dos papéis as ruas |
|
GD 5 |
Livia Fernandes Campos ; Angela Grando |
OPAVIVARÁ!: Modos de vida na arte contemporânea |
|
GD 5 |
Paula Almozara |
Cadernos, livros, processos e uma proposta experimental sobre as formas de (apresent)ação |
|
GD 6 |
Camila dos Santos |
Entre processamentos e transduções, diferentes paisagens: poéticas sonoras do FM ao streaming, ao podcast e às paisagens físicas e digitais |
|
GD 6 |
Daniel Hora ; Ananda Carvalho ; Sabrina Ruela Ribeiro ; Samara Carvalho Coelho ; Thaissa Dilly |
O sistema da arte no Brasil e as exposições virtuais: um estudo sobre práticas do pré- e pós-pandemia de Covid-19 |
|
GD 6 |
Felipe Pessin Manzoli ; Moacyr Teixeira Garcia Neto ; Fabio Pestana Calazans |
Interações online: aprendizagem e práticas criativas de forma remota |
|
GD 6 |
João Victor Coser ; Claúdia França |
Six Degrees of Freedom: para uma Realidade Alterada |
|
GD 6 |
Karyne Berger Miertschink ; Alexana Jordão Cunha ; Daniel Hora |
Sobre a materialidade de objetos digitais: estudos de caso de propostas escultóricas digitais atreladas a NFTs |
|
GD 6 |
Larissa Pereira ; Daniel Hora |
A curadoria posta em jogo: o videogame Occupy White Walls em confronto com o conceito de plataforma de arte |
|
GD 6 |
Maith Malimpensa ; Eliane Patrícia Grandini Serrano |
O potencial estético e educativo das exposições imersivas/interativas |
|
GD 6 |
Pablo Menezes Nóbrega ; Daniele Cristina Oliveira |
No sentido de um pensamento: a criação sonora como amplificador visual |
|
GD 6 |
Tatiana Barrios Vinadé ; Rebeca Lenize Stumm |
Artista em fotoperformance por diferentes tempos |
|
GD 7 |
Adriane Hernandez |
Uma toalha de mesa interligando elementos pictóricos e memórias afetivas |
|
GD 7 |
Ana Oliveira Rovati |
O (des)aprender cotidiano: experiência artística como provocação no capitalismo de vigilância |
|
GD 7 |
Camila Stella Maggioni Pastori |
Estratégias criativas da ilustração em jornal: processos artísticos de Edu Oliveira |
|
GD 7 |
Catiuscia Bordin Dotto ; Teresinha Barachini |
Do isolamento ao deslocamento: apontamentos a partir do processo de criação |
|
GD 7 |
Claudete Nascimento Machado |
Vivências artísticas afro-ameríndias: experimentos e discussões decoloniais |
|
GD 7 |
Elaine Karla de Almeida ; Michele Dias Augusto |
Do Imaginar ao Vestir: processos e experimentações artísticas sobre o rito de passagem - casamento |
|
GD 7 |
Fabricio do Rosário Moreira ; Felipe Pessin Manzoli ; Fabiano Araújo Costa |
A poética de Glenn Gould na Orquestração Acústica |
|
GD 7 |
Flávia Braga Gonçalves |
Estar vivo e em jogo |
|
GD 7 |
Francine de Lima ; Reinilda Minuzzi |
Videoarte a partir de banco de dados e o processo de edição audiovisual |
|
GD 7 |
Francine Ferreira de Nardi Golia ; Joedy Luciana Barros Marins Bamonte |
A poética de Anni Albers e sua influência na arte têxtil contemporânea: a exposição Weaving Beyond the Bauhaus |
|
GD 7 |
Giovanna Borges Nogueira |
O Gesto como caminho de criação cênica: Contribuições de Michael Chekhov ao trabalho do/a ator/atriz |
|
GD 7 |
Ismahel Carvalho de Souza ; Fabiano Araújo Costa |
De arcadas e de grooves: breves apontamentos sobre o violinismo de Ricardo Herz em 'Odeon' |
|
GD 7 |
João Vitor de Paula Araújo |
Sonhos despertos. Notas sobre Poética e Onírica |
|
GD 7 |
Joedy Luciana Barros Marins Bamonte |
Sublimemente Frágil |
|
GD 7 |
Luciano Tasso ; Ana Rita Lustosa ; Stela Maris Sanmartin |
Olhos nos Olhos – O Arco Intersemiótico de Narciso nas obras de Ovídio e Vik Muniz |
|
GD 7 |
Luiz Leão ; Kelly Wendt |
Cicatrizes na pele da cidade: um imaginário de impressões |
|
GD 7 |
Marcelo de Campos Velho Birck |
Cuidado pedestre: processos híbridos de criação |
|
GD 7 |
Maria Regina Gorzillo |
Processo de criação: compartilhamento e reverberações entre arte e ciência |
|
GD 7 |
Mónica Elisa Contreras Godínez |
La presencia de la ausencia en el arte |
|
GD 7 |
Monique Panzenhagen ; Rebeca Stumm ; Giovana Guedes |
Artista e natureza: processos e impactos a partir do Sul do Brasil |
|
GD 7 |
Rosana Paste |
Saturação - Residência Resistência |
|
GD 7 |
Tayná Batista Lorenção ; Alexandre Siqueira de Freitas |
A importância da biografia na construção da interpretação das obras de Lycia de Biase (1910-1991) |
|
GD 7 |
Valdemir de Oliveira ; Reinilda De Fátima Berguenmayer Minuzzi |
En la piel: corpo, resistências, encontros e hibridações |
|
GD 7 |
Walmick de Holanda ; Francis Wilker |
Urso contra “MagraSS”: pistas para um processo criativo em diálogo com o Teatro Documentário e a Autoficção |
|
GD 7 |
Werner Miguel Struck Krüger |
Trajetos Percorridos e Objetos Encontrados |
|
GD 8 |
Isabel Orestes Silveira ; Marcos Rizolli |
Grito: semiose e semiótica. Um relato acerca do criar juntos |
|
GD 8 |
Diego Ribeiro ; Stela Maris Sanmartin |
Música Ubíqua- Ubimus: relato do professor/ estudante/atuante na Educação Básica em contato com as linguagens da arte |
|
GD 8 |
Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos ; Ana Julia Dotto Guaragni ; Liara de Mello Trindade |
Diálogos com a criatividade: universidade e comunidade em ação na licenciatura em Artes Visuais da UFSM |
|
GD 8 |
Gabriela Leite Lima ; Valéria Maria Chaves de Figueiredo ; Adriano Jabur Bittar |
Entre mu\Danças, onde nasce uma possível esperança? Preparação poética do jovem artista da dança |
|
GD 8 |
Gabrielle Costa Dias ; Larissa Fabricio Zanin |
As representações do feminino em jogos de vídeo games |
|
GD 8 |
Geisa Katiane da Silva ; Stela Maris Sanmartin |
A cidade como espaço de intervenção criativa no ensino de arte |
|
GD 8 |
Idayana Maria Borchardt Leite ; Alexandre Siqueira de Freitas |
A canção como espaço de confluência das artes: um relato da Pesquisa de Campo em uma escola do ensino regular |
|
GD 8 |
Jaci Aico Kussakawa ; Jociele Lampert |
A estética nos estudos de John Dewey como possibilidade para uma educação humanizadora para o ensino de arte no século XXI |
|
GD 8 |
Joedy Luciana Barros Marins Bamonte |
Cantos Vivenciados |
|
GD 8 |
José Carlos da Rocha |
Elementos da cor como reflexão e experiência: uma abordagem cromática entre Johannes Itten e Josef Albers |
|
GD 8 |
Kênia Gonçalves Pio do Carmo ; Daniele de Sá Alves |
Ensino da arte para todos os sentidos: reflexões sobre formação e inclusão |
|
GD 8 |
Maria Cristina Mendes ; Alexandra Aguirre |
Exposição Transposição: O exercício coletivo e a Arte/Educação |
|
GD 8 |
Natalia Cristina Torres Gassner ; Rozana Vanessa Fagundes Valentim de Godoi |
Eu sei desenhar? A voz e o olhar dos alunos da licenciatura em Artes Visuais sobre seus percursos de aprendizado |
|
GD 9 |
André Luiz Rigatti |
Mark Bradford: A política entre o Corpo e o Espaço |
|
GD 9 |
Caroline Alciones de Oliveira Leite |
Entre ruídos e ruínas: "Olvido" (1987-1989) de Cildo Meireles |
|
GD 9 |
Elisa de Souza Martinez ; Isabela Capinzaiki Silveira Martins |
Feminismo decolonial e arte contemporânea nas Américas |
|
GD 9 |
Jorge Vasconcellos ; C28M |
Arte Preta Contemporânea Brasileira e o Giro Minoritário nas Artes Visuais |
|
GD 9 |
Raquel Fernandes |
A queima, o gesto e o corpo: a performance das “gravaduras a ferro e fogo” como poética de re-criação |
Resultados homologados da 1a Etapa de Avaliação:
RESUMOS APROVADOS
Lembramos que na sequência da aprovação do resumo na 1ª fase
do Poéticas da Criação - ES, edição de 2022, TODOS
OS APROVADOS devem enviar o artigo completo para a segunda fase da
avaliação.
Data limite de envio do artigo na versão completa:
10 de outubro de 2022; exclusivamente para o e-mail:
poeticasppga@gmail.com
As orientações para o envio do artigo completo estão na aba "Submissões" e repetidas aqui no final da lista de aprovados.
|
Nome do Autor |
Título do Resumo |
|
Adriane Hernandez |
Uma toalha de mesa interligando elementos pictóricos e memórias afetivas |
|
Alexandre Luiz Porto Junior ; Isabela Teles Pereira ; Maria de Fátima Serafim da Silva |
Jogo interdimensional: o process drama na sala de aula |
|
Ana Carolina Ribeiro Pimentel ; Julia Rocha |
Potencialidades formativas com plataformas de arte contemporânea. |
|
Ana Clara Amato Muner |
Estrutura Bruta: uma narrativa visual fotográfica sobre os símbolos de poder nas cidades. |
|
Ana Oliveira Rovati |
O (des)aprender cotidiano: experiência artística como provocação no capitalismo de vigilância |
|
Ana Paula Pavanello Sultani (Lana Sultani) |
Teatro em território fluvial amazônico e a estrangeiridade de uma artista invasora |
|
Ana Rita Cesar Lustosa ; Luciano Tasso Filho ; Stela Maris Sanmartin |
O movimento escoteiro como uma ferramenta de desenvolvimento da competência aprender a viver juntos |
|
Ana Romãozinho |
Obra fechada - o lugar para um mundo aberto |
|
André Arçari ; Pedro Moreira |
O filme e o filme mesmo: a expansão recursiva em que habita o Ão de Tunga |
|
André Luiz Rigatti |
Mark Bradford e a Pintura: um posicionamento político entre questões de gênero e aspectos étnico-raciais |
|
Andre Magnago Alves ; João Wesley de Souza |
Considerações sobre um Ato Falho na impressão xilográfica |
|
André Vaillant ; Davi Camisassa |
Paisagem sonora nas cidades históricas de Minas Gerais: uma fenomenologia da arquitetura |
|
Andreia Falqueto Lemos ; Sandro de Souza Novaes |
FFinca Tarumã Brasil - instalações para Land Art |
|
Anna Moraes |
RUE ANNA |
|
Barbara dos Santos |
Um retângulo na mão e uma ideia na cabeça: imagens em pulsação |
|
Camila dos Santos |
Entre processamentos e transduções, diferentes paisagens: poéticas sonoras do FM ao streaming, ao podcast e às paisagens físicas e digitais |
|
Camila Josefa Nunes Rossato |
Modos de endereçamento: experiências com arte na rede municipal de São Paulo |
|
Camila Stella Maggioni Pastori |
Estratégias criativas da ilustração em jornal: processos artísticos de Edu Oliveira |
|
Carlos Eduardo Ferreira Paula |
Empenas: reflexões sobre o processo de criação em escultura |
|
Carolina Zamperlini Santos ; David Ruiz Torres |
Bem vindas, Marias: arte e a poesia da sobrevivência. |
|
Caroline Alciones de Oliveira Leite |
Entre ruídos e ruínas: "Olvido" (1987-1989) de Cildo Meireles |
|
Catiuscia Bordin Dotto ; Teresinha Barachini |
Do isolamento ao deslocamento: decursos em meu processo de criação |
|
Celio Roberto Lima Rentroia |
Processos de criação artística na Belle Époque carioca |
|
Cladenir Dias De Lima |
O processo de constituição do artista na coletividade |
|
Cladenir Dias de Lima |
Poética do (in) perfeito: uma hibridação entre o corpo e a cidade |
|
Clarice Dellape |
Projeto Feracidade - discutindo as imbricações urbanas através de um mapeamento coletivo |
|
Claudete Nascimento Machado |
Vivências artísticas afro-ameríndias: experimentos e discussões decoloniais. |
|
Claudete Nascimento Machado |
Vivências em coletivos com experimentações em artes visuais e curadoria de artista: estudo de caso de coletivos de “artistas de terreiro” da Amazônia brasileira. |
|
Cláudia Maria França da Silva ; Narayana Teles Caetano Silva |
Experimentações decoloniais de produção e leitura de um quadrinho-baralho |
|
Cláudia Maria França da Silva ; Samylla Oliveira Mendes |
Os Sonhos e a Construção Imagética de Desenhos de Memória |
|
Cleildes Marques de Santana ; Clayton Emanuel Rodrigues |
Urgências etnográficas: rasgaduras de violências |
|
Daniel Hora ; Ananda Carvalho ; Sabrina Ruela Ribeiro ; Samara Carvalho Coelho ; Thaissa Dilly |
O sistema da arte no Brasil e as exposições virtuais: um estudo sobre práticas do pré e pós-pandemia de Covid-19 |
|
Daniela Almeida Moreira ; Jociele Lampert |
“Uma boa mesa”: reflexões permeadas pela cozinha e o ateliê de pintura como laboratórios de aprendizagem da formação do artista professor |
|
Danielle Rosa ; Daniele Cristina Oliveira |
Da voz falada à voz cantada - Um estudo sobre poéticas vocais, a partir da poesia para a formação da Atriz- Poeta-Cantora |
|
Diego Ribeiro ; Stela Maris Sanmartin |
Música Ubíqua- Ubimus: relato do professor/ estudante/atuante na Educação Básica em contato com as linguagens da arte |
|
Edgleison Silva de Sousa ; Francis Wilker de Carvalho |
Quando Mateus me chamou para brincar: movimentos de um processo de criação cênica a partir do encontro com o reisado e memórias da infância. |
|
Edson Elidio |
processo[S], poética[S] de Badi Assad: Multiinstrumentista |
|
Edson Macalini |
Desenhos do fogo |
|
Eduardo Rellyson Menezes Araújo ; Ariane Guerra |
Teatro em Sala de Aula: Do Invisível À Maturação Da Felicidade |
|
Elaine Karla de Almeida ; Michele Dias Augusto |
Do Imaginar ao Vestir: processos e experimentações artísticas sobre o rito de passagem - casamento |
|
Eliane Patricia Grandini Serrano |
Devaneios da Água-Cor |
|
Elisa de Souza Martinez ; Isabela Capinzaiki Silveira Martins |
Feminismo decolonial e arte contemporânea brasileira |
|
Eloiza Comério |
Obra de Arte Pública: Familiaridade e afeição. |
|
Excelência ; Thaize Caló |
Representatividade: educação e estética no contexto infantil |
|
Fabíola Fraga Nunes ; Fabricio do Rosário Moreira ; José Cirillo |
Nas escadarias do poder, Dona Domingas, para além do seu tempo... |
|
Fabíola Fraga Nunes ; José Cirillo |
Marian Rabello: uma abordagem analítica dos documentos de processo de suas obras instaladas no território estético capixaba |
|
Fabricio do Rosário Moreira ; Felipe Pessin Manzoli ; Fabiano Araújo Costa |
A poética de Glenn Gould na Orquestração Acústica |
|
Felipe Pessin Manzoli ; Moacyr Teixeira Garcia Neto ; Fabio Pestana Calazans |
Interações online: aprendizagem e práticas criativas de forma remota |
|
Flávia Braga Gonçalves |
Estar vivo e em jogo |
|
Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos ; Ana Julia Dotto Guaragni ; Liara de Mello Trindade |
Diálogos com a criatividade: universidade e comunidade em ação na licenciatura em artes visuais da UFSM |
|
Francine de Lima ; Reinilda Minuzzi |
Videoarte a partir de banco de dados e o processo de edição audiovisual |
|
Francine Ferreira de Nardi Golia ; Joedy Luciana Barros Marins Bamonte |
A poética de Anni Albers e sua influência na arte têxtil contemporânea: a exposição Weaving Beyond the Bauhaus |
|
Francisco Aurélio de Souza Pereira ; Cláudia França |
Corpo-paisagem: elaborações performáticas para uma outra corporeidade |
|
Francisco de Paulo D'Avila Junior ; Allan Moscon Zamperini ; Tais Chaves Prestes |
Fotoperformance e novas tecnologias: um breve voo panorâmico sobre o tema |
|
Francysmeyre Rodrigues Thompson ; Stela Maris Sanmartin |
Práxis criativa da Arte Educação no ensino formal na primeira infância: protagonismo criativo |
|
Gabriela de Azevedo Sampaio ; Leandro Lesqueves Costalonga |
Paisagem Sonora e UBIMUS – re-imaginando espaços acústicos |
|
Gabriela Leandro Pereira ; Mariana Leandro Pereira |
Herança + O Fabuloso Inventário das Obras do Meu Avô: a cidade como legado da arte de construir |
|
Gabriela Leite Lima ; Valéria Maria Chaves de Figueiredo ; Adriano Jabur Bittar |
Entre Mu|Danças, onde nasce uma possível esperança? Preparação poética do jovem artista da dança. |
|
Geisa Katiane da Silva ; Stela Maris Sanmartin |
A cidade como poética para a criação no ensino da arte |
|
Gilca Flores de Medeiros |
Poética da materialidade |
|
Giovanna Borges Nogueira |
O Gesto como caminho de criação cênica: Contribuições de Michael Chekhov ao trabalho do/a ator/atriz |
|
Giovanna Galisi Paiva |
A experiência do real na cena: uma proposta de análise a partir de um deslocamento histórico |
|
Greicy Kelly Teixeira dos Santos ; Cláudia Maria França da Silva |
Percepções do desenho em um suporte ready-made |
|
Gustavo Henrique Luz de Abreu ; Samuel José Gilbert de Jesus |
Resgate à Memória. Os Monumentos e a Cidade. |
|
Heloísa Helena Pacheco de Sousa |
Encontros Alegres na Arte da Performance |
|
Hendy Anna Oliveira ; Alexandre Siqueira de Freitas |
Relato de experiência: Intervenção pedagógica interartes com aportes em Paul Klee |
|
Herbert Baioco |
O que escuto é uma fantasia |
|
Idayana Maria Borchardt Leite ; Alexandre Siqueira de Freitas |
A canção como espaço de confluência das artes: um relato da Pesquisa de Campo em uma escola do ensino regular |
|
Isabela Frade |
Resistências da arte: o que insiste em manter-se vivo |
|
Isabela Machado Breda |
Uma análise da gênese criativa dos blackbooks de Basi |
|
Ismahel Carvalho de Souza ; Fabiano Araújo Costa |
De arcadas e de grooves: o violinismo audiotátil de Ricardo Herz em Odeon |
|
Ivanildo Silva Lima Filho ; Francis Wilker de Carvalho |
Pra Frente o Pior: pessimismo e fim do mundo na cena contemporânea de Fortaleza/CE. |
|
Jaci Aico Kussakawa ; Jociele Lampert |
A estética nos estudos de John Dewey como possibilidades para uma educação humanizadora para o ensino de arte no século XXI |
|
Jennifer Soares Nogueira ; Fabiano Araújo Costa |
Vôos groovêmicos do Scat singing de Flora Purim em "Conversation" |
|
João Victor Coser ; Claúdia Maria França da Silva |
Six Degrees of Freedom. Para uma realidade alterada |
|
João Vitor de Paula Araújo |
Sonhos despertos. Notas sobre poética e onírica |
|
João Wesley de Souza |
Finca Tarumã - Arte na paisagem do Caparaó em sistema de autogestão |
|
Joedy Luciana Barros Marins Bamonte |
Sublimemente Frágil |
|
Joedy Luciana Barros Marins Bamonte |
Cantos Vivenciados |
|
Jorge Vasconcellos ; C28M |
Arte Preta Contemporânea Brasileira e o Giro Minoritário nas Artes Visuais |
|
José Carlos da Rocha |
Elementos da cor como reflexão e experiência: uma abordagem cromática entre Johannes Itten e Josef Albers |
|
Jovani Dala Bernardina ; João Wesley de Souza |
Para uma mediação cultural de aproximação |
|
Julia Calmon Bolsanelo Gianordoli |
Hibridismo no ensino: Artes plásticas e Dança juntas na sala de aula. |
|
Júlia Mello |
O grotesco entre a subjetividade e a coletividade: revisitando o projeto Venus of Willendorf de Brenda Oelbaum |
|
Juliana Rodrigues Cancio ; Carla Andréa Silva Lima |
Na cena: a dança e seus intercursos |
|
Karen Lemes Soares Santos |
A poética tradutória de Ana Cristina Cesar |
|
Karoline Rodrigues Gomes ; Claúdia Maria França da Silva |
Limites e fronteiras do caminhar como proposição poética: memórias, mapas e medos |
|
Karyne Berger Miertschink ; Alexana Jordão Cunha ; Daniel Hora |
Sobre a materialidade de objetos digitais: estudos de caso de propostas escultóricas digitais atreladas a NFTs |
|
Kauê Rocha |
Formação em movimento: o professor que joga |
|
Kênia Gonçalves Pio do Carmo ; Daniele de Sá Alves |
Ensino da arte para todos os sentidos: reflexões sobre formação e inclusão |
|
Larissa Fabricio Zanin ; Gabrielle Costa Dias |
As representações do feminino em jogos de vídeo games |
|
Larissa Fabricio Zanin ; Matheus Moreira Nunes |
Castiel Vitorino brasileiro: visualidades sobre gênero e raça |
|
Larissa Pereira ; Daniel Hora |
Curadoria interativa no videogame Occupy White Walls: recombinações virtuais do sistema da arte. |
|
Léa Araujo ; Angela Grando |
A criação de Robert Jasper Grootveld: dos papéis as ruas |
|
Letícia Castro Simões |
Oito movimentos sobre fabulação de si e a comunicação social |
|
Lia Maurer |
Hologramas Não Figurativos: janela para uma nova dimensão |
|
Lília Márcia de Sousa Pessanha |
No tempo de "Espera" (2018): o artista Cao Guimarães como arquivista de si. |
|
Livia Fernandes Campos ; Angela Grando |
OPAVIVARÁ!: Modos de vida na arte contemporânea |
|
Luan Daniel Coelho Soares ; Cláudia Maria França da Silva |
192 Agulhas: Narrativas Transversais |
|
Luana Cristina Gonçalves Simões ; Regilene Sarzi-Ribeiro |
Contação de estória: uma ferramenta dialógica para o ensino da história arte |
|
Lucas Guimarães Blunck Schuina ; Daniela Zanetti |
Cineclubismo e curadoria em plataformas digitais: a experiência do Festival Tela Curta Cachoeiro |
|
Luciano Tasso ; Ana Rita Lustosa ; Stela Maris Sanmartin |
Olhos nos Olhos – O Arco Intersemiótico de Narciso nas obras de Ovídio e Vik Muniz |
|
Lucila Tragtenberg |
Processos de criação em transcriação vocal e mestiçagem |
|
Ludiane Reinholz Rodrigues ; David Ruiz Torres |
O "Monumento Universitário" no processo artístico de José Carlos Vilar: memória e identidade através das redes digitais |
|
Luis F. S. Sandes |
Marcius Galan: percepção, dúvida, ilusão, imaginação |
|
Luiz Leão ; Kelly Wendt |
Cicatrizes na Pele da Cidade: Um imaginário de Impressões |
|
Maith Malimpensa ; Eliane Patrícia Grandini Serrano |
O Potencial Estético e Educativo das Exposições Imersivas/Interativas |
|
Manoela de Barros Barbosa Furtado Ribeiro |
Eu não tenho mais tempo pra me interessar por coisas que não me interesso |
|
Marcelo de Campos Velho Birck |
Cuidado Pedestre: Processos Híbridos de Criação |
|
Marcos Rizolli ; Isabel Orestes Silveira |
Grito: semiose e semiótica. Um relato acerca do criar juntos. |
|
Maria Cristina Mendes ; Alexandra Aguirre |
Exposição Transposição: O exercício coletivo e a Arte/Educação |
|
Maria Regina Gorzillo |
Processo de criação: compartilhamento e reverberações entre arte e ciência |
|
Maria Valquiria De Oliveira Navarro |
Distintas mobilidades, processos criativos que vinculam o humano ao meio. |
|
Mariana Paraizo |
Não basta colocar uma obra na rua para ela se tornar pública |
|
Mariana Pimentel ; Jorge Vasconcellos |
Das escolas para as ruas: de uma ocupação de si a uma estético-política urbana |
|
Matheus Guilherme de Oliveira ; Everton Cardoso Leite |
Para não esquecer: práticas de arquivos nas obras de Rosângela Rennó e Éder Oliveira |
|
Mayara Simoes de Carvalho |
Mulheres protagonistas na arte: Artistas Negras no Espírito Santo |
|
Milena dos Santos Kohler |
ReciproCIDADE: relações estimuladas pelo sincretismo em obras de arte pública. |
|
Mónica Elisa Contreras Godínez |
La Presencia de la Ausencia en el Arte |
|
Monique Panzenhagen ; Rebeca Stumm ; Giovana Guedes |
Artista e natureza: processos e impactos a partir do Sul do Brasil |
|
Mozileide Neri |
A permissão do toque |
|
Natalia Cristina Torres Gassner ; Rozana Vanessa Fagundes Valentim de Godoi |
Eu sei desenhar? A voz e o olhar dos alunos da licenciatura em artes visuais sobre seus percursos de aprendizado |
|
Niara Mackert Pascoal ; Maria das Vitórias Negreiros Amaral |
Criatividade e processos criativos nas aulas de artes visuais do “movimento pró criança” |
|
Noah Mancini |
Performance, moda e cidade: um estudo sobre o coletivo Debauxe |
|
Pablo Menezes Nóbrega ; Daniele Cristina Oliveira |
No sentido de um pensamento: a criação sonora como amplificador visual |
|
Patrícia Dourado ; Cecilia Salles; Mirian Tavares ; Ana Isabel Soares ; Paula Martinelli ; Wagner de Miranda |
Discutir e publicar os desafios da arte contemporânea sob a perspectiva dos processos de criação: o caso da Coleção Processos de Criação do CIAC |
|
Patrícia Dourado ; Mirian Tavares |
Reverberações sobre o estar com o outro nas práticas de roteiro de Eliane Caffé, Anna Muylaert e Leonardo Mouramateus |
|
Patrícia Martins Santos Freitas |
Modernismo no Brasil: apontamentos iniciais para uma revisão do cânone a partir da arte mural |
|
Paula Almozara |
Cadernos, livros, processos e uma proposta experimental sobre as formas de (apresent)ação |
|
Pedro R Moreira ; André Arçari |
Marta Neves, o elã e a incompetência |
|
Penha de Fátima da Cruz de Souza ; Cláudia Maria França da Silva |
Dissidentes ressoantes: o graffiti em manifestações politicas |
|
Piatan Lube |
Cidades Comestíveis: por uma estética da colaboração |
|
Rafael Gonçalves Marotto ; José Cirillo |
A ressignificação do registro de paisagem presentes nos arquivos de processo de Marcus Vinicius |
|
Rafaela Maria Martins da Silva |
Do peito da pele e Yorùbáiano: reflexões acerca da arte como local de existências |
|
Railson Gomes Almeida |
A natureza da cebola roxa - um drama distópico paraibano: processos de criação e suas reverberações |
|
Raphael de Andrade Couto |
Estudo para Cartografias: Praça Tiradentes |
|
Raquel Fernandes |
A queima, o gesto e o corpo: a performance das “gravaduras a ferro e fogo” como poética de re-criação. |
|
Reginaldo da Nóbrega Tavares ; Angela Raffin Pohlmann |
A Fotografia como Registro de Atividades no Espaço Urbano |
|
Rhuan Magalhães ; José Cirillo ; Marcela Belo |
A digitalização e a impressão 3D como recursos na elaboração de modelos educativos tridimensionais |
|
Rogério Tubias Schraiber ; Reinilda De Fátima Berguenmayer Minuzzi |
Da selfie como meio de estar junto ao autorretrato |
|
Rosana Paste |
Saturação - Residência Resistência |
|
Sandra Bastos ; David Ruiz Torres |
Virtualidade e imersão |
|
Sandra Bastos ; David Ruiz Torres |
Novos comportamentos da arte |
|
Sandro Bottene |
As dores do garoto-cacto |
|
Séfora Costa |
Mergulhos vitais mediados por imagens na pesquisa acadêmica |
|
Tailze Melo ; Noele Karime |
Í.M.P.E.T.O: uma metodologia para processos criativos colaborativos na sala de aula digital |
|
Tailze Melo ; Renata Alencar |
Crítica de processo e as pesquisas contemporâneas em educação: possiblidades de diálogos a partir do conceito de autoria docente |
|
Tatiana Barrios Vinadé ; Rebeca Lenize Stumm |
Artista em fotoperformance por diferentes tempos |
|
Tayná Batista Lorenção |
A importância da biografia na construção da interpretação das obras de Lycia de Biase (1910-1991) |
|
Telma Elita Juliano Valente |
"O barril de amontillado" em HQ: um diálogo possível entre Poe e as mídias contemporâneas |
|
Thaíssa Dilly ; Ariane Góis Pineiro |
Arte Urbana e Muralismo: Relatos sobre a Experiência da Meditação Alinhada à Expressão Artística com Alunos do Quinto Ano |
|
Valdemir de Oliveira ; Reinilda De Fátima Berguenmayer Minuzzi |
En la piel: corpo, resistências, encontros e hibridações |
|
Valéria Maria Chaves de Figueiredo ; Alba Pedreira Vieira |
Quando se Trans-Borda... uma experiência múltipla e seus itinerários. |
|
Wagner Miranda Dias |
Murilo Chevalier e o Babado Processual: um corpo/corpa em performance na rede |
|
Walmick de
Holanda |
URSO CONTRA "MAGRASS": Pistas para um processo criativo em diálogo com o Teatro Documentário e a Autoficção |
|
Wender Dalto ; Leandro Lesqueves Costalonga |
Ensino do instrumento de percussão bateria para alunos com surdez com apoio da UbiMus. |
|
Werner Miguel Struck Krüger |
Trajetos Percorridos e Objetos Encontrados |
|
Wilson Renato Negrão ; Cecilia Almeida Salles |
"Estudos de Processos de curadoria, com ênfase em temas relacionados as questões de gênero, em ambiente online na América Latina" |
Para se obter uma organização mais adequada solicitamos o envio do artigo completo em duas versões: uma com identificação e outra sem identificação. Os dois arquivos em Word devem trazer o mesmo título (composto com as duas primeiras palavras do título do artigo) e com as declinações “_a” para a versão sem qualquer menção ao autor ; e com a declinação “_b” para a versão com o nome do autor; como se explica:
a) A primeira versão do arquivo em Word constará “palavrapreliminar_a”, artigo completo, incluindo imagens e legendas, sem qualquer menção ao autor, direta ou deduzível.
b) A segunda versão do arquivo em Word constará “palavrapreliminar_b”, artigo completo, incluindo imagens e legendas, com o nome do autor, instituição de origem, financiamento e outras menções de autoria ao longo do texto.
c) As imagens deverão ser enviadas em formato JPEG, em arquivos separados; número máximo de 06 (seis) imagens, com qualidade mínima de 150dpi; identificados como “palavrapreliminar_imagem01”, e subsequentes. Lembramos que as imagens devem estar também inseridas no texto completo enviado, acompanhadas de suas respectivas legendas. Esse procedimento, de envio do artigo completo em arquivos diferentes visa garantir a revisão científica cega (blind peer review).
Para ter visibilidade do formato exigido para o artigo completo, consultar: http://poeticasdacriacao.blogspot.com/p/submissoes.html
A divulgação final dos selecionados ocorrerá a partir do dia 20 de outubro de 2022.
Votos de bom trabalho.
Com os melhores cumprimentos,
Comissão de Seleção
****************
1.4 - Profissionais da Educação Básica:R$50,00 (enviar comprovante de situação)
2 comentários:
Bom dia!
Será publicado o resultado da seleção de trabalhos para exposição?
Postar um comentário