RESULTADO DA 1ª ETAPA DE AVALIAÇÃO - RESUMOS
Observamos que os trabalhos abaixo listados estão pré-selecionados para a segunda etapa da seleção.
Nesta 2ª etapa deverão ser enviados os artigos completos até o dia 15 de outubro de 2020.
Nome Completo |
Título do artigo |
Adeilma Casado da Costa |
Uma prescrição poética para tempos pandêmicos |
Agda Carvalho; Daniel Seda Pereira de Moraes; Edilson Ferreira da Silva; Guilherme Miguel Bullejos; Nigel Anderson |
Colecionando nuvens: métodos colaborativos de criação remota em tempo real |
Aionara Preis Gabriel |
Agenda para tempos pandêmicos: proposições para escapar da realidade. |
Alexandre Sá Barretto da Paixão |
Eu sou o Outro, na vida deles. |
Aléxia Carvalho Brasil, Aléxia Brasil; Laís Guaraldo |
Diário Gráfico, por uma definição |
Alice Almeida Cardoso |
O alter ego do artista: A rede social como espaço de criação / expressão de novas identidades |
Alvaro Leite Ferreira; Renata Gomes Cardoso |
O desejo negro em voga, em Looking For Langston: filme poético de Isaac Julien |
Ana Patrícia de Queiroz Carneiro Dourado; Mirian Estela Nogueira Tavares |
O leitor criador nas práticas de roteiro |
Ana Rita Cesar Lustosa; Prof.Dra. Stela Maris Sanmartin; Rita Mychelly Salles Santos. |
Arte, Cultura e Literatura: elaboração de Cadernos Pedagógicos em tempos de pandemia |
Anahê Canavezzi Barbosa e Silva |
Chick lit: Julgando Um Livro Pela Capa |
Ananda Carvalho; Larissa Megre Wanderley Cordeiro |
Visualidades atravessadas: a 12a. Bienal do Mercosul |
Anderson dos Santos Batista - Fercho Marquéz-Elul |
A casa, a guarita e a ladeira: deslocamentos interrompidos, caminhadas desejadas – o processo criativo de Marcela Novaes em tempos pandêmicos. |
André Amarante Bonani |
Um gesto fugaz: entre a presença e a ausência no processo de produção artística |
Andressa Argenta |
(I) Mediações Culturais: desvios e narrativas |
Angela Grando; André Arçari |
Bill Viola: Reasons for knocking at an empty house,1983 |
Angela Raffin Pohlmann; Reginaldo da Nóbrega Tavares |
Dúvidas, rasuras e incertezas: o espaço de fabulação dos cadernos de rascunho |
Anna Karoline de Moraes Silva |
anna 25°32'49''S 54°35'18''W |
Antonio José dos Santos Junior |
PINTOR E PINTURA: relato de experiência em tempos de isolamento |
Bruno Trochmann |
Tigres-de-Papel e Frases-de-efeito: uma crítica a arte politica a partir de Ben Davis |
Carolina Diniz Bastos |
DE OUTROS ESPAÇOS: A proposta performática como produto artístico |
Carolina Romano de Andrade; Gustavo Braunstein |
Geo: Ver o dia deitar-se nas formas |
Cassiano Cordeiro Mendes |
Tendências do movimento criador em fotografia: o acúmulo e processos perceptivos com arquivos de criação. |
Ceila Teresinha Bitencourt; Reinilda Minuzzi |
WORK IN PROCESS: distanciamento e reordenação poética |
Célia da Conceição Barros |
Processos de criação em isolamento social - criar afetos, entender as distâncias, gerar diálogos a partir da intimidade e da escuta |
Célia da Conceição Barros; Aline Souza Dias; Denise Batista Pereira Jorge |
Pausa onírica - um projeto de aproximação entre público e artista, a partir do universo dos sonhos e da facilitação de um ambiente artístico-criativo |
Charlene Sales Bicalho; Sonia Rodrigues da Penha; Tatiana Gomes Rosa |
Insurgências nas Artes Contemporâneas: as escrevivências no assentamento do Raiz Forte Espaço de Criação |
Charles Valadares Tomaz de Araújo; Raysner de Paula Silva |
Teatralidade e Tecnovívio: experimentações virtuais com e para crianças |
Christian Gustavo de Sousa |
Medo + Quarentena + Corpos + Fotografia = Outras Conexões |
Ciliani Celante |
Em busca do artista que mora ali – a mediação no ensino das artes sob as implicações do confinamento social |
Cladenir Dias de Lima |
Materialidade orgânica de uma pintura não pintura |
Cláudia Maria França da Silva |
Quadrinhos Decoloniais e Processos Criativos em Tempos de Pandemia |
Cristiane Dalzoto Bueno; Maria Cristina Mendes |
Entre o corpo e o espaço: percepções poéticas em isolamento social |
Dalton Demoner Figueiredo; Elsimar Rosindo Torres |
IDENTIDADE: de números a palavras |
Daniel Hora; Dalila Santos Miguel; Elvys Souza Chaves |
Remediações do convívio na arte pós-digital: o caráter crítico de proposições em realidade urbana aumentada e mídias sociais |
Daniela Corrêa da Silva Pinheiro |
Os grãos de Areias do tempo e o circuito artístico online atual |
Daniela Jaime Smith |
Labirinto das Paixões: Tessituras Dramatúrgicas no Cinema de Pedro Almodóvar |
Daniela Maria Silva de Albuquerque |
A Dança de Corpos em Rede |
David Ruiz Torres; Anabel Fernández Moreno |
Aproximação aos acervos artísticos digitais de museus do estado do Rio de Janeiro: mapeamento, análise e potencialidades |
Diana Mariluz Pérez Angarita; Stela Maris Sanmartin |
Vivencias criativas de uma família imigrante venezuelana no Espírito Santo. |
Douglas Gomes Silva; José Cirillo |
O RETORNO DO ARARIBÓIA: a figura do herói entre deslocamentos, espaços, paisagens e memórias |
Elaine Athayde Alves Tedesco |
Imprimindo distâncias |
Eliane Patricia Grandini Serrano; Tarcila Lima da Costa |
O que pode a Arte na práxis docente? |
Elisa Ramalho Ortigão |
Etnografia e(m) pandemia: Projeto de pesquisa com vistas ao registro do congo como Patrimônio Nacional Imaterial |
Eraní Ferreira Soares |
LIGYIA PAPE E DIVISOR: o ensino de práticas artísticas no contexto da COVID-19. |
Ernandes Zanon Guimarães |
Em um mundo de afastamento social e aproximação virtual, de que modo artistas interagem com seu público? |
Ernani Calazans de Oliveira |
VALE DO JEQUITINHONHA: a identidade de um povo através dos lugares como ambiências existenciais |
Estela Vale Villegas |
Performance como Educação em Pandemia: Reflexões sobre desafios e enfrentamentos da pesquisa em tempos de pandemia |
Fábio Wosniak; Jociele Lampert |
Como pensamos o estúdio de pintura apotheke no período pandêmico |
Fabiola Veloso Menezes |
Das intercorrências de uma pandemia à proposição do ato de desenhar. |
Fernanda Menezes de Souza; Thayfani Eduarda dos Santos |
Observações processuais em corpo-suporte e corpo-ação |
Flávia Sangiorgi Dalla Bernardina |
Isso é um teste: dança e performance no isolamento. |
Francisco de Paulo D'Avila Junior |
SOL PÍXELADO - considerações sobre o processo de criação em tempos pandêmicos |
Francisco Thiago Cavalcanti da Silva |
Em tempos de pandemia, com o quê você tem sonhado, jovem do campo? |
Germana de Alencar Camorim |
RESISTÊNCIA E DEVIR DAS AMAZÔNIDAS MÁTRIAS: o amor e a força nas relações de mulheres Amazônidas. |
Giuliana Magalhães Zamprogno |
INSERÇÕES NA IMAGEM-CIDADE: uma análise do curta-metragem “Nunca é noite no mapa” (2016) à luz do caminhar como prática estética |
Glayson Arcanjo de Sampaio |
Casa-Laboratório-Ateliê: desafios e estratégias na relação ensino-aprendizagem das artes visuais em ambiente remoto. |
Heitor Andrade Amorim; Aline Maria Dias |
O vestir como espaço de troca: vestir a escrita |
Hendy Anna Oliveira Gomes; Alexandre Siqueira de Freitas |
Ensino de Arte em tempos de Pandemia: desafios e caminhos possíveis |
Henrique Bezerra de Souza |
“Eu saí de coração quentinho”: investigações sobre os procedimentos de criação de Saudade que chama |
Henrique Walter Ribeiro; Monique Panzenhagen |
Artistas em Contato: Processamentos em Home-Line |
Iasmim Cavalcanti Caballero Lira |
Arte com crianças em tempos de vida online: na confiança, a reinvenção |
Idayana Maria Borchardt Leite; Alexandre Siqueira de Freitas |
Educação musical em tempos de pandemia: desafios e propostas de enfrentamento. |
Inês Mécia Lourenço Pires de Albuquerque |
There is a light that never goes out |
Isabela Machado Breda |
Deathnote - do blackbook ao fanzine |
Isabela Nascimento Frade |
#antropocenas – cenários do tempo por vir em uma comunidade pandêmica |
Isabella Fernanda Santos |
Processos de criação de professores: do punitivismo à poética para práticas mais inventivas |
Isis Santana Rodrigues; José Cirillo |
NECRÓPOLE EM TEMPOS DE PANDEMIA: a morte dos rituais no universo funerário do Cemitério de Santo Antônio, ES. |
Jéssica Elaine Moreira Sampaio; Diego Rayck |
Caderno de artista: escritas em deslocamento |
João Castro Silva |
Pigmaleão a partir de Cão |
João Henrique Ribeiro Barbosa |
Compreendendo o processo criativo dos Bichos de Lygia Clark por meio da construção de um protótipo. |
Jociele Lampert; Angélica D'Avila Tasquetto; Luciana Finco Mendonça |
APOTHEKE NA ESCOLA: modos de pensar-fazer práticas docentes e artísticas junto à infância no contexto escolar |
Joedy Luciana Barros Marins Bamonte |
A pausa, o ponto e o mínimo |
José Carlos da Rocha |
A COR COMO REFLEXÃO POÉTICA: experiências estéticas no ensino das artes visuais |
José Carlos Suci Júnior |
Corpo e objeto em tempos de isolamento social: reflexões através de exposição virtual |
José Cirillo; Marcela Belo |
MONUMENTO AO ANO INTERNACIONAL DA PAZ: uma obra, uma paisagem e medidas sanitárias de contenção de epidemia |
José Pedro de Almeida Oliveira |
Subjetividades dissidentes na performance: utopias queers |
Josélia Andrade Santos |
O diabo é uma mulher negra? questionando o feminino enquanto mulher branca sagrada e santa. |
Judivânia Maria Nunes Rodrigues |
CORTA CAPIM - corpos afro-brasileiros em movimento |
Júlia Almeida de Mello |
GÊNERO, SUBJETIVIDADE E EXPERIMENTAÇÃO: práticas artísticas em favor da diferença |
Júlia Maurer Morelli |
Fotografias não figurativas: criação e percepção do observador |
Juliana Padilha de Sousa |
“Memórias Afetivas”: a prática do bordado como conexão em tempos de isolamento social. |
Juliana Rossi Gonçalves; Taiza Mara Rauen Moraes |
ENSINO DE ARTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: experiências de atelier na escola de artes Fritz Alt (EAFA) |
Karina Bousso |
Um debate sobre os arquivos de produções audiovisuais em plataformas de streaming: os efeitos da pandemia nos modelos de reprodução da “Netflix” |
Kauê Antonio da Silva Rocha |
QUANDO SE AFASTA A PRESENÇA: a pesquisa em ensino de teatro através de experiências docentes |
Kayara Castilho Pimenta; Marlini Dorneles de Lima |
Cotidianos de uma pandemia: Dançar para Re(existir) |
Kellyn Batistela |
DA LETRA AO NÓ, DA ENCICLOPÉDIA AO LIVRO DE BORDADO: observações sobre a educação sexual feminina |
Larissa Camnev |
O espaço-entre: potencialidades de um corpo confinado |
Laura Apolonio, Gertrudis Román y Fernanda García |
El bosque dentro del bosque |
Léa Araujo Rodrigues da Silva |
Memorabilia: por entre memórias e mobílias |
Leandro de Oliva Costa Penha; Patricia Ribeiro de Almeida |
Janelas do Jaguaré: experiências de criação artística em meio à pandemia |
Leandro Lesqueves Costalonga |
Atividades Musicais Ubíquas e suas Tecnologías |
Leila Pessoa Bechtold; Violeta Adelita Ribeiro Sutili |
Desdobramentos do agora |
Letícia Larin Platzeck Senra |
Um trabalho de campo guiado por uma amizade constituída em tempos de pandemia: projetos artístico-culturais de autoria compartilhada entre uma artista contemporânea paulistana e uma artesã, roceira, entre outros, Guarani (Nhandeva) |
Letícia Weiduschadt |
O trabalho do artista: a construção do processo criativo entre encomendas e inspirações |
Lia Krucken; Dunya Azevedo; Aline Bemfica |
Imagens migrantes: ensaio em três cortes |
Lília Márcia De Sousa Pessanha |
Quando o lá está cá e o cá está lá: o tempo e o espaço como experimentação artística em tempos pandêmicos. |
Lindomberto Ferreira Alves |
Cotidiano, corpo e processos de subjetivação: ou, três chaves de decifração ao universo dos processos criativos de Rubiane Maia |
Lívia Bittencourt Auler |
Postais para outra história da arte: imagens e representações lésbicas |
Livia Keiko Nagao de Medeiros; Maria Cristina Mendes |
Poéticas Visuais e Autorrepresentação em Vídeo: Temporário (2020) |
Liziane De Christo Rodrigues; Rebeca Lenize Stumm |
Espaços Poéticos: inter-relações entre contextos e paisagens em tempos de Pandemia |
Luana EchevenguáArrieche; Eleonora Campos da Motta Santos; Rosângela Fachel de Medeiros |
Pesquisa em poética: processos criativos em videodança |
Lucas Alberto Miranda de Souza |
A partilha do corpo e a desterritorialização do íntimo na arte contemporânea |
Lucas Bezerra Furtado; Nara Salles |
PLÚMBEO: retratos de um amanhecer sem cor |
Lucas Emanuel Silva Araújo |
Mascaramento Digital: processos criativos híbridos no ensino de Arte online |
Luciana Cruz Carneiro; Karolline de Oliveira Lourenço; Aissa Afonso Guimarães |
ARTES E PATRIMÔNIO CULTURAL: conexão entre saberes na exposição memorial de mestres |
Luciano Koji Abe |
YouTube e a quebra do paradigma do telejornalismo |
Luciano Tasso Filho; Stela Maris Sanmartin |
Arte e educação na quarentena: testemunhos do pai artista na produção de cadernos de rascunhos idealizados e ilustrados pela criança. |
Lucila Tragtenberg |
Aulas de canto on line e ao vivo em tempos de pandemia |
Luis Fernando Silva Sandes |
Marcius Galan e atrito, novo elemento em sua poética |
Luísa Cunha Machala; Nicole Blach Duarte de Carvalho |
CORPO-CHAMA: um olhar sobre o processo de criação da videodança 'CHAMA' |
Luiza Fontes Martins |
PELOS OLHOS DE CÉLIA: Um estudo a respeito do jogo entre a palavra e a imagem na (re)construção de uma memória afetiva infantil |
Maíra Vieira de Paula |
Desvendando o processo de criação do autorretrato mais emblemático de Geraldo de Barros. |
Manoela Farias Nogueira/ Manoela Cavalinho |
Epigramas- cartografia da repressão e da resistência durante a Ditadura Militar em Porto Alegre |
Marcele Campanini Pereira |
Marcas, rastros e vestígios: relatos da ação criadora em tempos de pandemia. |
Marcelo Ferreira da Silva |
“Vírus”: teatro nos tempos de pandemia. |
Márcia Moreno; Jociele Lampert |
A Poética do Desenho e a Formação Docente |
Marcos Antônio Bessa-Oliveira |
Arte Biográfica, Processos Criativos & a COVID-19 |
Marcos Antony Costa Pinheiro |
Registro do efêmero: Sobrevivência das Imagens na Intervenção Urbana |
Marcos Paulo Martins de Freitas |
Caixa de Solidão |
Maria Clara de Oliveira Pacheco; Arlete dos Santos Petry |
Registro do processo criativo de um livro ilustrado |
Maria Cristina Mendes |
O prazer de desenhar diante da possibilidade da morte |
Maria Madalena Felinto Pinho Ramos |
Quarenta dias como um estado de vagar do tempo presente |
Maria Marta Morra Tomé |
Quem somos em tempos de pandemia? |
Maria Tereza Aigner Menezes; Thiago Sobreiro dos Santos |
Imagem e cidade: a fronteira da pandemia |
Maria Valquiria de Oliveira Navarro |
Adaptar e hibridar na arte a partir de fotografias, esculturas e espaços |
Mariete Taschetto Uberti |
Cartografias Afetivas: estratégias pedagógicas para o ensino remoto em artes visuais |
Marlini Dorneles de Lima |
Ressonâncias de um Corpo em Isolamento: encontros, afetações e experiências decolonias em dança |
Marta Lucia Cargnin Facco; Jociele Lampert |
Tensionamentos sobre a pintura e seus documentos de trabalho em tempos de pandemia |
Martha Gomes de Freitas |
CENTROS MOVENTES: tavessia Casa-Corpo |
Matheus de Simone Maciel |
Fósseis de uma jogatina: tateando a cidade em busca de um corpo-chão oracular |
Matheus Morani; Lucas Alberto Miranda |
Memória e esquecimento em Paulo Nazareth: uma reflexão decolonial sobre a obra "L’Arbre D’Oublier" |
Michele Dias Augusto |
RUÍNAS QUE INSPIRAM: Diário gráfico investigativo acerca do Museu Arqueológico do Convento do Carmo, moda e corpo. |
Milena dos Santos Kohler ; Aparecido José Cirillo |
MONUMENTO A IEMANJÁ: uma reflexão sobre as relações étnico-raciais na Arte Pública capixaba |
Natacha de Souza ; Orlando Rosa Faria |
Criatividade na libertação do artista em tempos de confinamento |
Natalia Andrea Gavotti |
El Eternauta - A importância da coletividade em tempos de COVID-19 |
Niara Mackert Pascoal |
ARTE/EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: reflexões sobre docência remota e o convite à produção artística |
Osvaldo Ferreira de Carvalho |
PRETA IMAGEM: breve reflexão sobre a pele negra por trás da máscara branca em tempos de pandemia |
Pablo Lemos Lucena |
Imagens de um Presente de Exceções e Clausuras |
Paola Sarlo; Michele Pereira |
PORTAS FECHADAS E JANELAS ABERTAS: as estatégias virtuais dos museus em tempos de pandemia |
Paula Cristina Somenzari Almozara |
Diário fotográfico: sobre uma experiência de ensino no contexto de isolamento social |
Pilar Manuela Soto Solier |
Arte/Educación/Tecnología. Pensamiento computacional y pensamiento creativo artístico en la formación del profesorado de Educación Primaria |
Rafael Machado Michalichem; Renata Mendonça Sanchez |
Presença, tempo e espaço: dimensões da teatralidade em isolamento sanitário |
Rafaela Pupin de Oliveira; Eliane Patricia Grandini Serrano |
Navegante: os caminhos para a experiência estética na arte/educação |
Railson Gomes Almeida |
O enxerido: A prática do Grupo Magiluth e o espectador emancipado. |
Rebeca Lenize Stumm |
HOME-LINE / Residência de artistas em isolamento domiciliar devido a Pandemia de Covid-19 |
Renata Gomes Cardoso; Jaine Muniz Barcelos |
Onde você ancora seus silêncios? - uma análise entre obras de Charlene Bicalho e Rosana Paulino |
Ricardo de Pellegrin; Rebeca Lenize Stumm |
PICTURAÇÃO: work in progress, distanciamento social e reordenação poética |
Ricardo Maurício Gonzaga |
Arte a distância: o ensino de artes plásticas e visuais por meio das NTC em tempos de pandemia |
Rogério Rauber |
Dinámicas inventivas de la pintura/dibujo a través de aplicaciones informáticas |
Rogério Rauber; Laura Apolonio; Gertrudis Roman |
MEDIANDO “EL BOSQUE DENTRO DEL BOSQUE”: pandemia, ciudadanía y ecología |
Rony Natale Pereira |
A pulsão anarquista nas artes como via de enfrentamento da morte |
Rosa Iavelberg |
O direito aos processos de criação artística das crianças na pandemia |
Rosana Lucia Paste ; Neusa Mendes |
"Somos ondas do mesmo mar, folhas da mesma árvore, flores do mesmo Jardim" |
Roseany Karimme Silva Fonseca |
Outras Quartas Paredes: Os Processos de Criação Cênica em Tempos Pandêmicos. |
Rosemery Casoli; Gislene Tschaen Gonçalves; Arletth França Boone Rocha |
A arte como contexto do dia-a-dia: Processos de fortalecimento intrafamiliar em momentos de isolamento social. |
Simone Maria dos Santos |
O Processo de Criação com o Corpo em aula remota |
Sissa Aneleh Batista de Assis |
Estratégias de vida, afeto e resistência nos processos de isolamento e de criação artística da artista plástica e visual Clarice Gonçalves |
Tailze Melo Ferreira; Renata de Alencar Teixeira |
A aula como rede de criação: diálogos entre educação e crítica de processo |
Talita Caselato |
O encontro entre espectador e realizador nos festivais de cinema durante a pandemia do Covid-19 |
Tatiana Afonso Tavares Rigo; Stela Maris Sanmartin |
Contextualização do Ensino de Jovens e Adultos no Brasil e no Município de Guarapari Espírito Santo: Ensino Remoto da Arte em um momento de distanciamento social |
Telma Elita Juliano Valente |
O método criativo de Edgar Allan Poe e a concepção do autor como “mestre do horror” |
Teresa Almeida |
Fechada em casa, e agora? Que estratégias a adotar no ensino prático em tempo de pandemia. |
Tharciana Goulart da Silva |
Rotina de artista-professora-estudante em um quarto-ateliê-sala de aula |
Vanessa Freitag |
Proyecto "Topiarius" y procesos de creación con el lenguaje textil. |
Vanessa Raquel Lambert de Souza |
Curadoria, acesso e consumo de arte durante a pandemia COVID-19 |
Vanessa Raquel Lambert de Souza |
ARTE CONTEMPORÂNEA: Marcas gráficas e materialidades em produções negras femininas. |
Violeta Adelita Ribeiro Sutili; Leila Pessoa Bechtold |
Relato em exposição artístico-cultural: desafios em tempos de isolamento físico. |
Violeta Vaz Penna; Ricardo Ulpiano da Cruz Pereira |
Políticas públicas de cultura: entre a oferta e a demanda em tempos de pandemia. |
Viviane de Oliveira Mello |
Criar no meio do cotidiano caótico. |
Wagner Miranda Dias |
CRISE E CRIAÇÃO: reflexões sobre o teatro de rua de Amir Haddad e alguns apontamentos sobre processos de criação da cena na pandemia de 2020. |
Yasmin Marques de Freitas |
DA LÓGICA AO CAOS: Da lógica ao caos: uma análise comparativa do produto musical no período de pandemia. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário