sexta-feira, 4 de julho de 2014

CHAMADA DE TRABALHOS, POETICAS 2014


CHAMADA DE TRABALHOS POÉTICAS, ES 2014
Seminário Ibero-americano sobre o Processo de Criação
Universidade Federal do Espírito Santo
de 03 a 06 de Dezembro de 2014 - Vitória, ES

Promoção: Programa de Pós-graduação em Artes da UFES
Organização: PPGA-UFES; Faculdade de Belas Artes de Lisboa; Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de Granada.

A partir desta edição de 2014, o Poéticas da Criação muda o seu formato, não trabalhando mais com um temário anual, mas sim com o formato de Grupos de Debate (GD) buscando criar um campo mais profícuo para a consolidação dos trocas e inquietações que os eventos acadêmico-científicos provocam no campo das artes, mas que pela rapidez com que se colocam não se consolidam na plena dimensão potencialmente evidenciadas nos encontros como ocorriam. 

Deste modo, criamos os GD’s como se fossem temáticas relativamente permanentes que permitirão ao longo das edições deste evento consolidar e afinar um debate ibero-americano sobre o processo de criação visto por prismas analisados ao longo de alguns anos. Esperamos que esse novo modelo do evento permita publicações mais especializadas sobre a dinâmica das artes no que se refere ao modos de pensar, agir e investigar o fenômeno da criação na contemporaneidade. Este novo formato visa o debate mais prolongado sobre os temas abordados.

Os grupos de debate se organizarão a partir de uma temática comum, a qual será retomada por mais de uma edição do evento, permitindo avaliar o desenvolvimento das pesquisas em médio prazo. Acreditamos que isto será muito profícuo para o amadurecimento e adensamento da pesquisa em artes no território de língua espanhola e portuguesa.
  1. Novas formas de virtualidade no âmbito artístico-cultural contemporâneovisa o debate sobre as novas tecnologias e suas mediações (sociais, culturais, políticas, tecnológicas, etc) e contaminações na arte contemporânea. Aborda também o aspecto do uso desta tecnologias pelos espaços expositivos e em ações educativas em países ibero-americanos.
  2. Arte e História na Contemporaneidade: implicações políticas: pretende discutir a relação entre arte e política através de uma investigação de questões relativas à noção de público implicadas em formas de alta reprodutibilidade técnica quando inseridas no campo discursivo da arte e sua repercussão no âmbito mais geral da cultura.
  3.  Práticas relacionais, interativas e colaborativas: aspectos da subjetividade na arte contemporânea: visa debater o fenômeno contemporâneo das ações estéticas que incluem em seus processos a percepção subjetiva do outro. Verificamos que há um campo instável nos modos de participação na arte contemporânea, assim buscaremos discutir e ampliar as reflexões sobre esses modos de participação, inclusão e envolvimento do outro no campo expandido que se configura na produção, circulação, recepção nas práticas artísticas que deslocam o conceito de autoria. Discutirá também, a partir deste tema, os processos e as competências da formação do artista nas instituições, bem como o seu acolhimento e potencialização enquanto proposições artísticas contemporâneas.
  4. Processo de criação e as Mídias Contemporâneas: um estudo do processo de criação e dos cadernos e rascunhos de processos criativos: A este simpósio interessa a discussão de projetos voltados para  investigação das dinâmicas do processo de criação nas diferentes linguagens expressivas da contemporaneidade, com ênfase naqueles que propõem ampliação dos conceitos de documentos de processo/manuscritos. Debateremos sobre como a “escritura” se configura no processo criador das imagens e da cultura. 
  5. E a Pintura? Pintura contemporânea em questão: O repto lançado a artistas e investigadores propõe um quadro amplo de indagações sobre a criação pictórica como terreno aparentemente específico na situação da arte contemporânea e pretende esboçar algumas possibilidades de aprofundamento e resposta. Cabem  reflexões sobre: a necessidade da pintura; as persistências da tradição, da história ou da abstração versus rupturas ou mutações; a expansão da citação e apropriação; questões de forma e espacialidade; a interação com o fotográfico, o digital, e a relação com a imagem; a condição transversal e híbrida ou a especificidade; a possibilidade como dispositivo transitivo; a dimensão performativa e a experiência da pintura; a importância e multiplicidade das narrativas (da história, da sociedade, da identidade, etc.). Mas, para além destas interrogações que atravessam o cenário atual,  e que podem resumir-se a “Por quê pintura, hoje?”, pretendemos ainda perguntar: Como pensar o possível mistério da pintura, agora? 
  6. Arte pública no contexto dos países iberoamericanos: reflexões sobre arte e cidade nas contemporaneidade: Visa o debate sobre a natureza arte pública no contexto das cidades ibero americanas. Objetiva possibilitar o debate interdisciplinar sobre o as relações da arte e da cidade, desde as questões tradicionais do monumento clássico, às práticas colaborativas de intervenção nas cidades, compreendidas no campo expandido da arte pública. Agrupa trabalhos e pesquisas que abordam a arte pública segundo interesses patrimoniais, históricos, iconográficos, artísticos, políticos, dentre outros. 
  7. História, Crítica e Curadoria: desafios da contemporaneidadeO tensionamento entre as experiências de apresentação de trabalhos de arte, sua localização institucional e seu tratamento através da mediação da crítica e da teoria são o foco desse simpósio. Considera-se este um debate premente e que ganha corpo com a expansão dos papéis do crítico, do curador e com os avanços da análise da história mais recente da arte. Do desenho de exposições alicerçado no valor histórico, contextual e individual dos trabalhos componentes até a imersão do crítico-curador nos processos de criação dos artistas, prioriza-se, para essa discussão, a evidenciação de ruídos, dúvidas e leituras desafiadoras. Como são percebidas as atividades dos diversos agentes envolvidos com o pensamento em torno de mostras de arte nos últimos anos? A produção compartilhada de exposições traz à baila questionamentos sobre a mescla e a dissolução dos domínios da curadoria, da crítica, da teoria, da história da arte e da própria pesquisa poética. A presente chamada visa, assim, permitir um debate amplo e profundo a respeito dos recentes caminhos e intersecções entre os três eixos que nos servem de título.
  8. Conservação e Restauração de Bens Culturais: objetiva reunir e discutir projetos que contribuam e ou apresentem propostas para o debate acadêmico sobre a documentação, preservação, conservação, restauração, catalogação e acessibilidade de coleções e acervos públicos  ou privados de arte. Buscará criar um cenário que permita dimensionar as políticas e ações voltadas para a manutenção da memória material e imaterial nos países de língua portuguesa e espanhola. 
  9. Questões visuais da arte sonora que contribuem para o surgimento de uma cena artística na arte contemporânea: O percurso híbrido da arte sonora tem incursões pelos campos da acústica, eletroacústica, eletrônica, performance... e seu desenvolvimento a revela como fenômeno artístico que sustenta uma plataforma de intercâmbio entre as artes (videoarte, cinema experimental, música eletroacústica, design gráfico..). Tais desdobramentos alcançam e interpenetram o trabalho em arte explorando as potencialidades sonoras de objetos de multiplas especifidades, e cada qual a seu modo constroem ambientes sonoro/visual que solicitam muitas vezes a participação interativa do espectador. Da arte sonora, mais ainda, ao atravessar uma diversidade de espaços, cabe interrogar quais questões evoca a partir de suas apropriações. E a partir delas reconhecer e investigar deslocamentos, virtualidades, inserções e seus efeitos na cena artística contemporânea.
Os grupos de debate se organizarão a partir de uma temática comum, a qual será debatido por mais de uma edição do evento, permitindo avaliar o desenvolvimento das pesquisas em médio prazo. Acreditamos que isto será muito profícuo para o amadurecimento e adensamento da pesquisa em artes no território de língua espanhola e portuguesa.

Nenhum comentário: