Resultados


 

Seminário Ibero-americano POÉTICAS, ES 2025

Espaços de convergência: processos criativos, ecossistemas criativos e inteligência artificial?”

Hostel Canela Verde - Universidade Federal do Espírito Santo - 8 a 10 de outubro de 2025

Edição 2025 em fase de coleta de submissões 

Lista dos trabalhos aceitos. Lembramos que o pagamento pode ser feito até o dia 03 de oubrubro, assegurando sua aprticipação. (favor verificar título, autores e coautores, qualquer acerto, enviar email para poeticasppga@gmail.com):









Dúvidas ou alterações devem ser encaminhadas até o dia 02 de outubro para o e-mail poeticasppga@gmail.com.


Sejam todos (as) bem vindos (as) à esta nova concepção de evento acadêmico!!



 


Seminário Ibero-americano sobre o Processo de Criação
O que se constrói nesses outros modos de viver juntos?

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
07, 08, 09 e 10 de Dezembro de 2022
 

Resultados homologados da Segunda Etapa de Avaliação: 

 Comunicações aprovadas (SÍNCRONAS)

 1 - Sessões de Comunicações Síncronas são aquelas cuja a apresentação oral se dará tanto com a exibição dos vídeos, quanto com a interação dos comunicadores em tempo real na sessão de comunicação ( seja esta presencial ou virtual), e, também, serão transmitidas ao vivo no canal do evento no YouTube.

 

COMUNICAÇÕES SÍNCRONAS

Sessões de Comuicações Síncronas são aquelas cuja a apresentação oral se dará tanto com a exibição dos vídeos, quanto com a interação dos comunicadores em tempo real na sessão de comunicação ( seja esta presencial ou virtual), e, também, serão transmitidas ao vivo no canal do evento no YouTube.

 

 

GD

Autores

Título do Artigo

GD 1

Anna Moraes

Rue Anna

GD 1

Fabíola Fraga Nunes ; José Cirillo

Marian Rabello: um olhar sobre o feminino na arte pública capixaba

GD 1

Francisco de Paulo D'Avila Junior ; Allan Moscon Zamperini ; Tais Chaves Prestes

Fotoperformance e o universo digital: breve abordagem do tema

GD 1

Karen Lemes Soares Santos

A poética tradutória de Ana Cristina Cesar

GD 1

Luan Daniel Coelho Soares ; Cláudia França

192 Agulhas: Narrativas Transversais

GD 1

Rafael Gonçalves Marotto ; José Cirillo

A ressignificação do registro de paisagem presentes nos arquivos de processo de Marcus Vinicius

GD 1

Tailze Melo ; Noele Karime

Í.M.P.E.T.O: uma metodologia para processos criativos colaborativos na sala de aula digital

GD 1

Telma Elita Juliano Valente

"O barril de amontillado" em HQ: um diálogo possível entre Poe e as mídias contemporâneas

GD 1

Wagner Miranda Dias

Murilo Chevalier e o Babado Processual: um corpo/corpa em performance na rede

GD 2

Ana Clara Amato Muner

Estrutura Bruta: uma narrativa visual fotográfica sobre os símbolos de poder nas cidades

GD 2

Letícia Castro Simões

Oito movimentos sobre fabulação de si e a comunicação social

GD 2

Matheus Guilherme de Oliveira ; Everton Cardoso Leite

Para não esquecer: práticas de arquivos nas obras de Rosângela Rennó e Éder Oliveira

GD 2

Wilson Renato Negrão ; Cecilia Almeida Salles

Estudos de processos de curadoria, com ênfase em temas relacionados ao universo feminino, em ambiente online na América Latina

GD 3

Ana Carolina Ribeiro Pimentel ; Julia Rocha

Potencialidades formativas com plataformas de arte contemporânea

GD 3

Ana Romãozinho

Obra fechada - o lugar para um mundo aberto

GD 3

Giovanna Galisi Paiva

A experiência do real na cena: uma proposta de análise a partir de um deslocamento histórico

GD 3

Heloísa Helena Pacheco de Sousa

Encontros alegres na arte da performance

GD 3

Herbert Baioco

O que escuto é uma fantasia

GD 3

Isabela Frade

Resistências da arte: o que insiste em manter-se vivo

GD 3

João Wesley de Souza

Finca Tarumã - Arte na paisagem do Caparaó em sistema de autogestão

GD 3

Júlia Mello

O grotesco entre a subjetividade e a coletividade: revisitando o projeto Venus of Willendorf de Brenda Oelbaum

GD 3

Lia Maurer ; Lee JuYong

Hologramas não figurativos: janela para uma nova dimensão

GD 4

Andreia Falqueto Lemos ; Sandro de Souza Novaes

Finca Tarumã Brasil - instalações para Land Art

GD 4

Clarice Dellape

Projeto Feracidade - discutindo as imbricações urbanas através de um mapeamento coletivo

GD 4

Eloiza Comério

Obra de Arte Pública: Familiaridade e afeição

GD 4

Fabíola Fraga Nunes ; Fabricio do Rosário Moreira ; José Cirillo

Dona Dominga, para além das escadarias do poder

GD 4

Gabriela Leandro Pereira ; Mariana Leandro Pereira

Herança + O Fabuloso Inventário das Obras do Meu Avô: a cidade como legado da arte de construir

GD 4

Gustavo Henrique Luz de Abreu ; Samuel José Gilbert de Jesus

Resgate à Memória. Os Monumentos e a Cidade

GD 4

Karoline Rodrigues Gomes ; Claúdia França

Limites e fronteiras do caminhar como proposição poética: memórias, mapas e medos

GD 4

Mariana Paraizo

“Não basta colocar uma obra na rua para ela se tornar pública”: uma questão entre Arte Pública e as populações em situação de rua no Rio de Janeiro

GD 4

Mariana Pimentel ; Jorge Vasconcellos

Das escolas para as ruas: de uma ocupação de si a uma estético-política urbana

GD 4

Milena dos Santos Kohler

ReciproCIDADE: relações estimuladas pelo sincretismo em obras de arte pública

GD 4

Patrícia Martins Santos Freitas

Modernismo no Brasil: apontamentos iniciais para uma revisão do cânone a partir da arte mural

GD 4

Pedro R Moreira ; André Arçari

Marta Neves, o elã e a incompetência

GD 4

Penha de Fátima da Cruz de Souza ; Cláudia França

Dissidentes ressoantes: o graffiti em manifestações politicas

GD 4

Piatan Lube

Cidades Comestíveis: por uma estética da colaboração

GD 4

Raphael de Andrade Couto

Estudo para Cartografias: Praça Tiradentes

GD 4

Rhuan Magalhães ; José Cirillo ; Marcela Belo

O uso da tecnologia de digitalização e impressão 3D no processo de criação de modelos didáticos tridimensionais

GD 5

André Arçari ; Pedro Moreira

O filme e o filme mesmo: a expansão recursiva em que habita o Ão de Tunga

GD 5

Léa Araujo ; Angela Grando

A criação de Robert Jasper Grootveld: dos papéis as ruas

GD 5

Livia Fernandes Campos ; Angela Grando

OPAVIVARÁ!: Modos de vida na arte contemporânea

GD 5

Paula Almozara

Cadernos, livros, processos e uma proposta experimental sobre as formas de (apresent)ação

GD 6

Camila dos Santos

Entre processamentos e transduções, diferentes paisagens: poéticas sonoras do FM ao streaming, ao podcast e às paisagens físicas e digitais

GD 6

Daniel Hora ; Ananda Carvalho ; Sabrina Ruela Ribeiro ; Samara Carvalho Coelho ; Thaissa Dilly

O sistema da arte no Brasil e as exposições virtuais: um estudo sobre práticas do pré- e pós-pandemia de Covid-19

GD 6

Felipe Pessin Manzoli ; Moacyr Teixeira Garcia Neto ; Fabio Pestana Calazans

Interações online: aprendizagem e práticas criativas de forma remota

GD 6

João Victor Coser ; Claúdia França

Six Degrees of Freedom: para uma Realidade Alterada

GD 6

Karyne Berger Miertschink ; Alexana Jordão Cunha ; Daniel Hora

Sobre a materialidade de objetos digitais: estudos de caso de propostas escultóricas digitais atreladas a NFTs

GD 6

Larissa Pereira ; Daniel Hora

A curadoria posta em jogo: o videogame Occupy White Walls em confronto com o conceito de plataforma de arte

GD 6

Maith Malimpensa ; Eliane Patrícia Grandini Serrano

O potencial estético e educativo das exposições imersivas/interativas

GD 6

Pablo Menezes Nóbrega ; Daniele Cristina Oliveira

No sentido de um pensamento: a criação sonora como amplificador visual

GD 6

Tatiana Barrios Vinadé ; Rebeca Lenize Stumm

Artista em fotoperformance por diferentes tempos

GD 7

Adriane Hernandez

Uma toalha de mesa interligando elementos pictóricos e memórias afetivas

GD 7

Ana Oliveira Rovati

O (des)aprender cotidiano: experiência artística como provocação no capitalismo de vigilância

GD 7

Camila Stella Maggioni Pastori

Estratégias criativas da ilustração em jornal: processos artísticos de Edu Oliveira

GD 7

Catiuscia Bordin Dotto ; Teresinha Barachini

Do isolamento ao deslocamento: apontamentos a partir do processo de criação

GD 7

Claudete Nascimento Machado

Vivências artísticas afro-ameríndias: experimentos e discussões decoloniais

GD 7

Elaine Karla de Almeida ; Michele Dias Augusto

Do Imaginar ao Vestir: processos e experimentações artísticas sobre o rito de passagem - casamento

GD 7

Fabricio do Rosário Moreira ; Felipe Pessin Manzoli ; Fabiano Araújo Costa

A poética de Glenn Gould na Orquestração Acústica

GD 7

Flávia Braga Gonçalves

Estar vivo e em jogo

GD 7

Francine de Lima ; Reinilda Minuzzi

Videoarte a partir de banco de dados e o processo de edição audiovisual

GD 7

Francine Ferreira de Nardi Golia ; Joedy Luciana Barros Marins Bamonte

A poética de Anni Albers e sua influência na arte têxtil contemporânea: a exposição Weaving Beyond the Bauhaus

GD 7

Giovanna Borges Nogueira

O Gesto como caminho de criação cênica: Contribuições de Michael Chekhov ao trabalho do/a ator/atriz

GD 7

Ismahel Carvalho de Souza ; Fabiano Araújo Costa

De arcadas e de grooves: breves apontamentos sobre o violinismo de Ricardo Herz em 'Odeon'

GD 7

João Vitor de Paula Araújo

Sonhos despertos. Notas sobre Poética e Onírica

GD 7

Joedy Luciana Barros Marins Bamonte

Sublimemente Frágil

GD 7

Luciano Tasso ; Ana Rita Lustosa ; Stela Maris Sanmartin

Olhos nos Olhos – O Arco Intersemiótico de Narciso nas obras de Ovídio e Vik Muniz

GD 7

Luiz Leão ; Kelly Wendt

Cicatrizes na pele da cidade: um imaginário de impressões

GD 7

Marcelo de Campos Velho Birck

Cuidado pedestre: processos híbridos de criação

GD 7

Maria Regina Gorzillo

Processo de criação: compartilhamento e reverberações entre arte e ciência

GD 7

Mónica Elisa Contreras Godínez

La presencia de la ausencia en el arte

GD 7

Monique Panzenhagen ; Rebeca Stumm ; Giovana Guedes

Artista e natureza: processos e impactos a partir do Sul do Brasil

GD 7

Rosana Paste

Saturação - Residência Resistência

GD 7

Tayná Batista Lorenção ; Alexandre Siqueira de Freitas

A importância da biografia na construção da interpretação das obras de Lycia de Biase (1910-1991)

GD 7

Valdemir de Oliveira ; Reinilda De Fátima Berguenmayer Minuzzi

En la piel: corpo, resistências, encontros e hibridações

GD 7

Walmick de Holanda ; Francis Wilker

Urso contra “MagraSS”: pistas para um processo criativo em diálogo com o Teatro Documentário e a Autoficção

GD 7

Werner Miguel Struck Krüger

Trajetos Percorridos e Objetos Encontrados

GD 8

Isabel Orestes Silveira ; Marcos Rizolli

Grito: semiose e semiótica. Um relato acerca do criar juntos

GD 8

Diego Ribeiro ; Stela Maris Sanmartin

Música Ubíqua- Ubimus: relato do professor/ estudante/atuante na Educação Básica em contato com as linguagens da arte

GD 8

Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos ; Ana Julia Dotto Guaragni ; Liara de Mello Trindade

Diálogos com a criatividade: universidade e comunidade em ação na licenciatura em Artes Visuais da UFSM

GD 8

Gabriela Leite Lima ; Valéria Maria Chaves de Figueiredo ; Adriano Jabur Bittar

Entre mu\Danças, onde nasce uma possível esperança? Preparação poética do jovem artista da dança

GD 8

Gabrielle Costa Dias ; Larissa Fabricio Zanin

As representações do feminino em jogos de vídeo games

GD 8

Geisa Katiane da Silva ; Stela Maris Sanmartin

A cidade como espaço de intervenção criativa no ensino de arte

GD 8

Idayana Maria Borchardt Leite ; Alexandre Siqueira de Freitas

A canção como espaço de confluência das artes: um relato da Pesquisa de Campo em uma escola do ensino regular

GD 8

Jaci Aico Kussakawa ; Jociele Lampert

A estética nos estudos de John Dewey como possibilidade para uma educação humanizadora para o ensino de arte no século XXI

GD 8

Joedy Luciana Barros Marins Bamonte

Cantos Vivenciados

GD 8

José Carlos da Rocha

Elementos da cor como reflexão e experiência: uma abordagem cromática entre Johannes Itten e Josef Albers

GD 8

Kênia Gonçalves Pio do Carmo ; Daniele de Sá Alves

Ensino da arte para todos os sentidos: reflexões sobre formação e inclusão

GD 8

Maria Cristina Mendes ; Alexandra Aguirre

Exposição Transposição: O exercício coletivo e a Arte/Educação

GD 8

Natalia Cristina Torres Gassner ; Rozana Vanessa Fagundes Valentim de Godoi

Eu sei desenhar? A voz e o olhar dos alunos da licenciatura em Artes Visuais sobre seus percursos de aprendizado

GD 9

André Luiz Rigatti

Mark Bradford: A política entre o Corpo e o Espaço

GD 9

Caroline Alciones de Oliveira Leite

Entre ruídos e ruínas: "Olvido" (1987-1989) de Cildo Meireles

GD 9

Elisa de Souza Martinez ; Isabela Capinzaiki Silveira Martins

Feminismo decolonial e arte contemporânea nas Américas

GD 9

Jorge Vasconcellos ; C28M

Arte Preta Contemporânea Brasileira e o Giro Minoritário nas Artes Visuais

GD 9

Raquel Fernandes

A queima, o gesto e o corpo: a performance das “gravaduras a ferro e fogo” como poética de re-criação

 

 

 

Resultados homologados da 1a Etapa de Avaliação: 

 RESUMOS APROVADOS

 

Lembramos que na sequência da aprovação do resumo na 1ª fase do Poéticas da Criação - ES, edição de 2022, TODOS OS APROVADOS devem enviar o artigo completo para a segunda fase da avaliação.
Data limite de envio do artigo na versão completa: 10 de outubro de 2022; exclusivamente  para o e-mail: poeticasppga@gmail.com



As orientações para o envio do artigo completo estão na aba "Submissões" e repetidas aqui no final da lista de aprovados.

 

Nome do Autor

Título do Resumo

Adriane Hernandez

Uma toalha de mesa interligando elementos pictóricos e memórias afetivas

Alexandre Luiz Porto Junior ; Isabela Teles Pereira ; Maria de Fátima Serafim da Silva

Jogo interdimensional: o process drama na sala de aula

Ana Carolina Ribeiro Pimentel ; Julia Rocha

Potencialidades formativas com plataformas de arte contemporânea.

Ana Clara Amato Muner

Estrutura Bruta: uma narrativa visual fotográfica sobre os símbolos de poder nas cidades.

Ana Oliveira Rovati

O (des)aprender cotidiano:  experiência artística como provocação no capitalismo de vigilância

Ana Paula Pavanello Sultani (Lana Sultani)

Teatro em território fluvial amazônico e a estrangeiridade de uma artista invasora

Ana Rita Cesar Lustosa ; Luciano Tasso Filho ; Stela Maris Sanmartin

O movimento escoteiro como uma ferramenta de desenvolvimento da competência aprender a viver juntos 

Ana Romãozinho

Obra fechada - o lugar para um mundo aberto

André Arçari ; Pedro Moreira

O filme e o filme mesmo: a expansão recursiva em que habita o Ão de Tunga

André Luiz Rigatti

Mark Bradford e a Pintura: um posicionamento político entre questões de gênero e aspectos étnico-raciais

Andre Magnago Alves ; João Wesley de Souza

Considerações sobre um Ato Falho na impressão xilográfica

André Vaillant ; Davi Camisassa

Paisagem sonora nas cidades históricas de Minas Gerais: uma fenomenologia da arquitetura

Andreia Falqueto Lemos ; Sandro de Souza Novaes

FFinca Tarumã Brasil - instalações para Land Art

Anna Moraes

RUE ANNA

Barbara dos Santos

Um retângulo na mão e uma ideia na cabeça: imagens em pulsação

Camila dos Santos

Entre processamentos e transduções, diferentes paisagens: poéticas sonoras do FM ao streaming, ao podcast e às paisagens físicas e digitais

Camila Josefa Nunes Rossato

Modos de endereçamento: experiências com arte na rede municipal de São Paulo

Camila Stella Maggioni Pastori

Estratégias criativas da ilustração em jornal: processos artísticos de Edu Oliveira

Carlos Eduardo Ferreira Paula

Empenas: reflexões sobre o processo de criação em escultura

Carolina Zamperlini Santos ; David Ruiz Torres

Bem vindas, Marias: arte e a poesia da sobrevivência.

Caroline Alciones de Oliveira Leite

Entre ruídos e ruínas: "Olvido" (1987-1989) de Cildo Meireles

Catiuscia Bordin Dotto ; Teresinha Barachini

Do isolamento ao deslocamento: decursos em meu processo de criação

Celio Roberto Lima Rentroia

Processos de criação artística na Belle Époque carioca

Cladenir Dias De Lima

O processo de constituição do artista na coletividade

Cladenir Dias de Lima

Poética do (in) perfeito: uma hibridação entre o corpo e a cidade

Clarice Dellape

Projeto Feracidade - discutindo as imbricações urbanas através de um mapeamento coletivo

Claudete Nascimento Machado

Vivências artísticas afro-ameríndias: experimentos e discussões decoloniais.

Claudete Nascimento Machado

Vivências em coletivos com experimentações em artes visuais e curadoria de artista: estudo de caso de coletivos de “artistas de terreiro” da Amazônia brasileira.

Cláudia Maria França da Silva ; Narayana Teles Caetano Silva

Experimentações decoloniais de produção e leitura de um quadrinho-baralho

Cláudia Maria França da Silva ; Samylla Oliveira Mendes

Os Sonhos e a Construção Imagética de Desenhos de Memória

Cleildes Marques de Santana ; Clayton Emanuel Rodrigues

Urgências etnográficas: rasgaduras de violências

Daniel Hora ; Ananda Carvalho ; Sabrina Ruela Ribeiro ; Samara Carvalho Coelho ; Thaissa Dilly

O sistema da arte no Brasil e as exposições virtuais: um estudo sobre práticas do pré e pós-pandemia de Covid-19

Daniela Almeida Moreira ; Jociele Lampert

“Uma boa mesa”: reflexões permeadas pela cozinha e o ateliê de pintura como laboratórios de aprendizagem da formação do artista professor

Danielle Rosa ; Daniele Cristina Oliveira

Da voz falada à voz cantada - Um estudo sobre poéticas vocais, a partir da poesia para a  formação da Atriz- Poeta-Cantora

Diego Ribeiro ; Stela Maris Sanmartin

Música Ubíqua- Ubimus: relato do professor/ estudante/atuante na Educação Básica em contato com as linguagens da arte

Edgleison Silva de Sousa ; Francis Wilker de Carvalho

Quando Mateus me chamou para brincar: movimentos de um processo de criação cênica a partir do encontro com o reisado e memórias da infância. 

Edson Elidio

processo[S], poética[S] de Badi Assad: Multiinstrumentista

Edson Macalini

Desenhos do fogo

Eduardo Rellyson Menezes Araújo ; Ariane Guerra

Teatro em Sala de Aula: Do Invisível À Maturação Da Felicidade

Elaine Karla de Almeida ; Michele Dias Augusto

Do Imaginar ao Vestir: processos e experimentações artísticas sobre o rito de passagem - casamento

Eliane Patricia Grandini Serrano

Devaneios da Água-Cor

Elisa de Souza Martinez ; Isabela Capinzaiki Silveira Martins

Feminismo decolonial e arte contemporânea brasileira

Eloiza Comério

Obra de Arte Pública: Familiaridade e afeição.

Excelência ; Thaize Caló

Representatividade: educação e estética no contexto infantil

Fabíola Fraga Nunes ; Fabricio do Rosário Moreira ; José Cirillo 

Nas escadarias do poder, Dona Domingas, para além do seu tempo...

Fabíola Fraga Nunes ; José Cirillo

Marian Rabello: uma abordagem analítica dos documentos de processo de suas obras instaladas no território estético capixaba

Fabricio do Rosário Moreira ; Felipe Pessin Manzoli ; Fabiano Araújo Costa

A poética de Glenn Gould na Orquestração Acústica

Felipe Pessin Manzoli ; Moacyr Teixeira Garcia Neto ; Fabio Pestana Calazans

Interações online: aprendizagem e práticas criativas de forma remota

Flávia Braga Gonçalves

Estar vivo e em jogo

Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos ; Ana Julia Dotto Guaragni ; Liara de Mello Trindade

Diálogos com a criatividade: universidade e comunidade em ação na licenciatura em artes visuais da UFSM

Francine de Lima ; Reinilda Minuzzi

Videoarte a partir de banco de dados e o processo de edição audiovisual

Francine Ferreira de Nardi Golia ; Joedy Luciana Barros Marins Bamonte

A poética de Anni Albers e sua influência na arte têxtil contemporânea: a exposição Weaving Beyond the Bauhaus

Francisco Aurélio de Souza Pereira ; Cláudia França

Corpo-paisagem: elaborações performáticas para uma outra corporeidade

Francisco de Paulo D'Avila Junior ; Allan Moscon Zamperini ; Tais Chaves Prestes

Fotoperformance e novas tecnologias: um breve voo panorâmico sobre o tema

Francysmeyre Rodrigues Thompson ; Stela Maris Sanmartin

 Práxis criativa da Arte Educação no ensino formal na primeira infância: protagonismo criativo

Gabriela de Azevedo Sampaio ; Leandro Lesqueves Costalonga

Paisagem Sonora e UBIMUS – re-imaginando espaços acústicos

Gabriela Leandro Pereira ; Mariana Leandro Pereira

Herança + O Fabuloso Inventário das Obras do Meu Avô: a cidade como legado da arte de construir

Gabriela Leite Lima ;  Valéria Maria Chaves de Figueiredo ; Adriano Jabur Bittar

Entre Mu|Danças, onde nasce uma possível esperança? Preparação poética do jovem artista da dança.

Geisa Katiane da Silva ; Stela Maris Sanmartin

A cidade como poética para a criação no ensino da arte

Gilca Flores de Medeiros

Poética da materialidade

Giovanna Borges Nogueira

O Gesto como caminho de criação cênica:  Contribuições de Michael Chekhov ao trabalho do/a ator/atriz

Giovanna Galisi Paiva

A experiência do real na cena: uma proposta de análise a partir de um deslocamento histórico

Greicy Kelly Teixeira dos Santos ; Cláudia Maria França da Silva

Percepções do desenho em um suporte ready-made

Gustavo Henrique Luz de Abreu ; Samuel José Gilbert de Jesus

Resgate à Memória. Os Monumentos e a Cidade.

Heloísa Helena Pacheco de Sousa

Encontros Alegres na Arte da Performance

Hendy Anna Oliveira ; Alexandre Siqueira de Freitas

Relato de experiência: Intervenção pedagógica interartes com aportes em Paul Klee

Herbert Baioco

O que escuto é uma fantasia

Idayana Maria Borchardt Leite ; Alexandre Siqueira de Freitas

A canção como espaço de confluência das artes: um relato da Pesquisa de Campo em uma escola do ensino regular

Isabela Frade

Resistências da arte: o que insiste em manter-se vivo

Isabela Machado Breda

Uma análise da gênese criativa dos blackbooks de Basi

Ismahel Carvalho de Souza ; Fabiano Araújo Costa

De arcadas e de grooves: o violinismo audiotátil de Ricardo Herz em Odeon

Ivanildo Silva Lima Filho ; Francis Wilker de Carvalho

Pra Frente o Pior: pessimismo e fim do mundo na cena contemporânea de Fortaleza/CE.

Jaci Aico Kussakawa ; Jociele Lampert

A estética nos estudos de John Dewey como possibilidades para uma educação humanizadora para o ensino de arte no século XXI

Jennifer Soares Nogueira ; Fabiano Araújo Costa

Vôos groovêmicos do Scat singing de Flora Purim em "Conversation"

João Victor Coser ; Claúdia Maria França da Silva

Six Degrees of Freedom. Para uma realidade alterada

João Vitor de Paula Araújo

Sonhos despertos. Notas sobre poética e onírica

João Wesley de Souza

Finca Tarumã - Arte na paisagem do Caparaó em sistema de autogestão

Joedy Luciana Barros Marins Bamonte

Sublimemente Frágil

Joedy Luciana Barros Marins Bamonte

Cantos Vivenciados

Jorge Vasconcellos ; C28M

Arte Preta Contemporânea Brasileira e o Giro Minoritário nas Artes Visuais

José Carlos da Rocha

Elementos da cor como reflexão e experiência: uma abordagem cromática entre Johannes Itten e Josef Albers

Jovani Dala Bernardina ; João Wesley de Souza

Para uma mediação cultural de aproximação

Julia Calmon Bolsanelo Gianordoli

Hibridismo no ensino: Artes plásticas e Dança juntas na sala de aula.

Júlia Mello

O grotesco entre a subjetividade e a coletividade: revisitando o projeto Venus of Willendorf de Brenda Oelbaum

Juliana Rodrigues Cancio ; Carla Andréa Silva Lima

Na cena: a dança e seus intercursos

Karen Lemes Soares Santos

A poética tradutória de Ana Cristina Cesar

Karoline Rodrigues Gomes ; Claúdia Maria França da Silva

Limites e fronteiras do caminhar como proposição poética: memórias, mapas e medos

Karyne Berger Miertschink ; Alexana Jordão Cunha ; Daniel Hora

Sobre a materialidade de objetos digitais: estudos de caso de propostas escultóricas digitais atreladas a NFTs

Kauê Rocha

Formação em movimento: o professor que joga

Kênia Gonçalves Pio do  Carmo ; Daniele de Sá Alves

Ensino da arte para todos os sentidos: reflexões sobre formação e inclusão

Larissa Fabricio Zanin ; Gabrielle Costa Dias

As representações do feminino em jogos de vídeo games

Larissa Fabricio Zanin ; Matheus Moreira Nunes

Castiel Vitorino brasileiro: visualidades sobre gênero e raça

Larissa Pereira ; Daniel Hora

Curadoria interativa no videogame Occupy White Walls: recombinações virtuais do sistema da arte.

Léa Araujo ; Angela Grando

A criação de Robert Jasper Grootveld: dos papéis as ruas

Letícia Castro Simões

Oito movimentos sobre fabulação de si e a comunicação social

Lia Maurer

Hologramas Não Figurativos: janela para uma nova dimensão

Lília Márcia de Sousa Pessanha

No tempo de "Espera" (2018): o artista Cao Guimarães como arquivista de si.

Livia Fernandes Campos ; Angela Grando

OPAVIVARÁ!: Modos de vida na arte contemporânea

Luan Daniel Coelho Soares ; Cláudia Maria França da Silva

192 Agulhas: Narrativas Transversais

Luana Cristina Gonçalves Simões ; Regilene Sarzi-Ribeiro

Contação de estória: uma ferramenta dialógica para o ensino da história arte

Lucas Guimarães Blunck Schuina ; Daniela Zanetti

Cineclubismo e curadoria em plataformas digitais: a experiência do Festival Tela Curta Cachoeiro

Luciano Tasso ; Ana Rita Lustosa ; Stela Maris Sanmartin

Olhos nos Olhos – O Arco Intersemiótico de Narciso nas obras de Ovídio e Vik Muniz

Lucila Tragtenberg

Processos de criação em transcriação vocal e mestiçagem

Ludiane Reinholz Rodrigues ; David Ruiz Torres

O "Monumento Universitário" no processo artístico de José Carlos Vilar: memória e identidade através das redes digitais

Luis F. S. Sandes

Marcius Galan: percepção, dúvida, ilusão, imaginação

Luiz Leão ; Kelly Wendt

Cicatrizes na Pele da Cidade: Um imaginário de Impressões

Maith Malimpensa ; Eliane Patrícia Grandini Serrano

O Potencial Estético e Educativo das Exposições Imersivas/Interativas

Manoela de Barros Barbosa Furtado Ribeiro

Eu não tenho mais tempo pra me interessar por coisas que não me interesso

Marcelo de Campos Velho Birck

Cuidado Pedestre: Processos Híbridos de Criação

Marcos Rizolli ; Isabel Orestes Silveira

Grito: semiose e semiótica. Um relato acerca do criar juntos.

Maria Cristina Mendes ; Alexandra Aguirre

Exposição Transposição: O exercício coletivo e a Arte/Educação

Maria Regina Gorzillo

Processo de criação: compartilhamento e reverberações entre arte e ciência

Maria Valquiria De Oliveira Navarro

Distintas mobilidades, processos criativos que vinculam o humano ao meio.

Mariana Paraizo

Não basta colocar uma obra na rua para ela se tornar pública

Mariana Pimentel ; Jorge Vasconcellos

Das escolas para as ruas: de uma ocupação de si a uma estético-política urbana

Matheus Guilherme de Oliveira ; Everton Cardoso Leite

Para não esquecer: práticas de arquivos nas obras de Rosângela Rennó e Éder Oliveira

Mayara Simoes de Carvalho

Mulheres protagonistas na arte: Artistas Negras no Espírito Santo

Milena dos Santos Kohler

ReciproCIDADE: relações estimuladas pelo sincretismo em obras de arte pública.

Mónica Elisa Contreras Godínez

La Presencia de la Ausencia en el Arte

Monique Panzenhagen ; Rebeca Stumm ; Giovana Guedes

Artista e natureza: processos e impactos a partir do Sul do Brasil

Mozileide Neri

A permissão do toque

Natalia Cristina Torres Gassner ; Rozana Vanessa Fagundes Valentim de Godoi

Eu sei desenhar? A voz e o olhar dos alunos da licenciatura em artes visuais sobre seus percursos de aprendizado

Niara Mackert Pascoal ; Maria das Vitórias Negreiros Amaral

Criatividade e processos criativos nas aulas de artes visuais do “movimento pró criança”

Noah Mancini

Performance, moda e cidade: um estudo sobre o coletivo Debauxe

Pablo Menezes Nóbrega ; Daniele Cristina Oliveira

No sentido de um pensamento: a criação sonora como amplificador visual

Patrícia Dourado ; Cecilia Salles; Mirian Tavares ; Ana Isabel Soares ; Paula Martinelli ; Wagner de Miranda

Discutir e publicar os desafios da arte contemporânea sob a perspectiva dos processos de criação: o caso da Coleção Processos de Criação do CIAC

Patrícia Dourado ; Mirian Tavares

Reverberações sobre o estar com o outro nas práticas de roteiro de Eliane Caffé, Anna Muylaert e Leonardo Mouramateus

Patrícia Martins Santos Freitas

Modernismo no Brasil: apontamentos iniciais para uma revisão do cânone a partir da arte mural

Paula Almozara

Cadernos, livros, processos e uma proposta experimental sobre as formas de (apresent)ação

Pedro R Moreira ; André Arçari

Marta Neves, o elã e a incompetência

Penha de Fátima da Cruz de Souza ; Cláudia Maria França da Silva

Dissidentes ressoantes: o graffiti em manifestações politicas

Piatan Lube

Cidades Comestíveis: por uma estética da colaboração

Rafael Gonçalves Marotto ; José Cirillo

A ressignificação do registro de paisagem presentes nos arquivos de processo de Marcus Vinicius

Rafaela Maria Martins da Silva

Do peito da pele e Yorùbáiano: reflexões acerca da arte como local de existências

Railson Gomes Almeida

A natureza da cebola roxa - um drama distópico paraibano: processos de criação e suas reverberações

Raphael de Andrade Couto

Estudo para Cartografias: Praça Tiradentes

Raquel Fernandes

A queima, o gesto e o corpo: a performance das “gravaduras a ferro e fogo” como poética de re-criação.

Reginaldo da Nóbrega Tavares ; Angela Raffin Pohlmann

A Fotografia como Registro de Atividades no Espaço Urbano

Rhuan Magalhães ; José Cirillo ; Marcela Belo

A digitalização e a impressão 3D como recursos na elaboração de modelos educativos tridimensionais

Rogério Tubias Schraiber ; Reinilda De Fátima Berguenmayer Minuzzi

Da selfie como meio de estar junto ao autorretrato

Rosana Paste

Saturação - Residência Resistência

Sandra Bastos ; David Ruiz Torres

Virtualidade e imersão

Sandra Bastos ; David Ruiz Torres

Novos comportamentos da arte

Sandro Bottene

As dores do garoto-cacto

Séfora Costa

Mergulhos vitais mediados por imagens na pesquisa acadêmica

Tailze Melo ; Noele Karime

Í.M.P.E.T.O: uma metodologia para processos criativos colaborativos na sala de aula digital

Tailze Melo ; Renata Alencar

 Crítica de processo e as pesquisas contemporâneas em educação: possiblidades de diálogos a partir do conceito de autoria docente

Tatiana Barrios Vinadé ; Rebeca Lenize Stumm

Artista em fotoperformance por diferentes tempos

Tayná Batista Lorenção

A importância da biografia na construção da interpretação das obras de Lycia de Biase (1910-1991)

Telma Elita Juliano Valente

"O barril de amontillado" em HQ: um diálogo possível entre Poe e as mídias contemporâneas

Thaíssa Dilly ; Ariane Góis Pineiro

Arte Urbana e Muralismo: Relatos sobre a Experiência da Meditação Alinhada à Expressão Artística com Alunos do Quinto Ano

Valdemir de Oliveira ; Reinilda De Fátima Berguenmayer Minuzzi

En la piel: corpo, resistências, encontros e hibridações

Valéria Maria Chaves de Figueiredo ; Alba Pedreira Vieira

Quando se Trans-Borda... uma experiência múltipla e seus itinerários. 

Wagner Miranda Dias

Murilo Chevalier e o Babado Processual: um corpo/corpa em performance na rede

Walmick de Holanda
Francis Wilker (Francis Wilker de Carvalho

URSO CONTRA "MAGRASS": Pistas para um processo criativo em diálogo com o Teatro Documentário e a Autoficção

Wender Dalto ; Leandro Lesqueves Costalonga

Ensino do instrumento de percussão bateria para alunos com surdez com apoio da UbiMus.

Werner Miguel Struck Krüger

Trajetos Percorridos e Objetos Encontrados

Wilson Renato Negrão ; Cecilia Almeida Salles

"Estudos de Processos de curadoria, com ênfase em temas relacionados as questões de gênero, em ambiente online na América Latina"


 

Para se obter uma organização mais adequada solicitamos o envio do artigo completo em duas versões: uma com identificação e outra sem identificação. Os dois arquivos em Word devem trazer o mesmo título (composto com as duas primeiras palavras do título do artigo) e com as declinações “_a” para a versão sem qualquer menção ao autor ; e com a declinação “_b” para a versão com o nome do autor; como se explica:

a) A primeira versão do arquivo em Word constará “palavrapreliminar_a”, artigo completo, incluindo imagens e legendas, sem qualquer menção ao autor, direta ou deduzível.

b) A segunda versão do arquivo em Word constará “palavrapreliminar_b”, artigo completo, incluindo imagens e legendas, com o nome do autor, instituição de origem, financiamento e outras menções de autoria ao longo do texto.

c) As imagens deverão ser enviadas em formato JPEG, em arquivos separados; número máximo de 06 (seis) imagens, com qualidade mínima de 150dpi; identificados como “palavrapreliminar_imagem01”, e subsequentes. Lembramos que as imagens devem estar também inseridas no texto completo enviado, acompanhadas de suas respectivas legendas. Esse procedimento, de envio do artigo completo em arquivos diferentes visa garantir a revisão científica cega (blind peer review).

Para ter visibilidade do formato exigido para o artigo completo, consultar: http://poeticasdacriacao.blogspot.com/p/submissoes.html

A divulgação final dos selecionados ocorrerá a partir do dia 20 de outubro de 2022.

Votos de bom trabalho.

Com os melhores cumprimentos,

Comissão de Seleção

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































****************



 





VALOR DA COTA DE PUBLICAÇÃO   (via depósito em conta)
1. Comunicadores:
1.1 - pesquisadores: R$180,00 (U$120,00 para pesquisadores estrangeiros)
1.2 - alunos de Pós-graduação: R$90,00 (enviar comprovante de situação)
1.3 - demais alunos: R$50,00 (enviar comprovante de situação)
1.4 - Profissionais da Educação Básica:R$50,00 (enviar comprovante de situação)








2 comentários:

Roseli Nery disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roseli Nery disse...

Bom dia!
Será publicado o resultado da seleção de trabalhos para exposição?