Como Chegar

 

Seminário Ibero-americano sobre o Processo de Criação
O que se constrói nesses outros modos de viver juntos?

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
07, 08, 09 e 10 de Dezembro de 2022




Este ano, o evento será híbrido



Sobre a Universidade Federal do Espírito Santo
A Universidade possui uma área construída de 225.918 m². Em seus campi circulam cerca de 15 mil alunos de graduação, 1.200 professores e 2.200 servidores técnico-administrativos. Sem contar a comunidade externa que freqüenta os campi em busca de atendimento médico, odontológico e psicológico; assistência jurídica e social; bibliotecas; cinema, teatro, galerias de arte; atividades desportivas; cursos de idiomas, entre outros.
A história do ensino superior no Espírito Santo tem inicio na década de 1930 com a criação, pela iniciativa privada, de alguns cursos como Odontologia, Direito e Educação Física. Durante o governo de Jones dos Santos Neves (1951-1955) esses cursos isolados foram agrupados e nasceu, no dia 5 de maio de 1954, a Universidade do Espírito Santo, mantida e administrada pelo governo estadual.
Alguns anos depois, em 30 de janeiro de 1961, o presidente Juscelino Kubitschek, em um ato administrativo, transformou a instituição em uma universidade federal. Nascia então a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Já no ano seguinte começou a ser pensada a possibilidade de se concentrar todos os cursos existentes em um único espaço físico. E o governo federal desapropriou uma imensa área ao norte da capital, em Goiabeiras, onde começa a ser erguido o principal campus da UFES, com uma área de mais de 1.500 mil m².
A UFES, pouco a pouco, foi se expandindo geograficamente e criando outras possibilidades de acesso ao conhecimento. Na década de 70, ainda na capital, abriu um outro campus, onde se instalou o atual Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Hospital Universitário Antonio Cassiano de Moraes (Hucam), na região de Maruípe. Ao sul do Estado, na cidade de Alegre, instalou-se o atual Centro de Ciências Agrárias (CCA), no início dos anos 70. Ao Norte, em São Mateus, foi criado em 2006 o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes).
 
 
 

Um comentário:

Sara disse...

Eu sempre quero começar a estudar em algum ponto que eu gostaria de fazer isso, eu acho que vai ser o meu ano éster esperança de se mudar para a Argentina para começar a fazê-lo, se eu conseguir um apartamentos mobiliados em buenos aires