Submissões

POÉTICAS, ES 2022
 
Seminário Ibero-americano sobre o Processo de Criação
O que se constrói nesses outros modos de viver juntos?

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
07, 08, 09 e 10 de Dezembro de 2022



Estamos nos organizando para receber a todos para darmos continuidade à nossas reflexões sobre o processo criativo e como este foi afetado por esse outros modos de coabitarmos e de vivermos juntos depois da crise provocada pela pandemia COVID-19 que ainda nos assombra.    
Na atualidade, em todos os campos do saber, está evidente a preocupação não apenas com os produtos, mas principalmente com os processos. Mais que nunca, a objetividade cartesiana dos resultados tem cedido lugar ao entendimento das dinâmicas dos processos de criação desses objetos, sejam eles tecnológicos ou culturais.  
Assim, discutir o processo de criação e a criatividade, inerente a ele, em qualquer área do conhecimento hoje segue, mais que nunca, pertinente. 
 
Não se pode pensar a arte desconectada de seus processos, pois a criação é o mote gerador da arte e da inventividade.  Não podemos ignorar o momento ímpar que estamos enfrentando nessa segunda década do século XXI. Assim, temos que pensar nossa ação frente a estes fatos que alteraram nosso cotidiano. Assim, nesse ano de 2022 o POÉTICAS, ES terá como tema: OUTROS MODOS DE VIVER JUNTOS, uma vez que o isolamento da pandemia, seguido do avaço das tecnologias de interação via mídias sociais nos impuseram, ou ofertaram, outros modos de nos relacionarmos e, sobretudo, de vivenciar o mundo que se nos apresenta.
 
Precisamos pensar: como nos estabelecemos nesses novos tempos? 


Mantivemos nosso debate cercado por alguns temas, ainda mais gerais, mas que podem nos dar pistas de debate.

Serão Grupos de Debate que buscarão discutir:

GD 1 - Processo de criação e as Mídias Contemporâneas: um estudo do processo de criação e dos cadernos e rascunhos de processos criativos; 
GD 2 – Implicações sociais e políticas na Arte em tempos mídias sociais e realidades sobrepostas;

GD 3 - Aspectos da subjetividade na arte contemporânea, o propositor e o público;  

GD 4 - Arte e Cidade: a arte pública e as estratégias de coabitar a cidade  no contexto dos países ibero-americanos: teorias e processos; 

GD 5 -  Imagem e movimento: desafios contemporâneos para os estudos dos processos criativos e dos cadernos de artista

GD 6 - Aproximação virtual: Arte e Tecnologia da Informação e Comunicação: estratégias, desafios e mediação artístico-cultural

GD 7 - O processo de criação artística nas artes visuais, música e artes cênicas

GD 8 - O ensino das artes: criatividade e inovação na relação ensino-aprendizagem das artes visuais, música e artes cênicas.

GD 9 -  Processo de Criação e as relações étnico-raciais na Arte Contemporânea.

 
1ª Etapa de Avaliação: Submissão de Resumo Expandido
 
O interessado em submeter proposta de comunicação deverá inscrever seu resumo expandido, impreterivelmente, até o dia 04 de setembro de 2022, preenchendo este FORMULÁRIO ON-LINE DE SUBMISSÃO (clique aqui para acessá-lo).

Orientações para a submissão nesta etapa: 

- O Resumo Expandido deverá ter no mínimo 1.000 e no máximo 2.000 caracteres com espaço;  
Não é possível enviar imagens nesta 1ª etapa;
Ao preencher o Formulário de Submissão da Proposta de Comunicação  o pesquisador deverá indicar o Grupo de Debate (GD) que achar mais conveniente para sua proposta, conforme as categorias mencionadas acima;
- O Resumo Expandido, no caso de aprovação, será publicado em um caderno de resumos, assim como o artigo final será publicado nas Atas do evento. Ambos serão publicados em formato digital.

Procedimento de seleção:
Em conformidade com outros eventos internacionais, será por "double-blind review‟ ou "arbitragem cega‟. Cada resumo e artigo recebido é reenviado, sem referência ao autor, a três, ou mais membros da Comissão Científica, garantindo-se no processo o anonimato de ambas as partes (double-blind). No procedimento, privilegia-se também a distância geográfica entre origem de autores e de revisores científicos.

Critérios de seleção:
Adequação do tema proposto para o Seminário "O que se constrói nesses outros modos de viver juntos?", seguindo as discussões propostas nos Grupos de Debate (GD's);
- Clareza, relevância e originalidade da abordagem;
- Adequação linguística (português ou espanhol ou cacatalão);
- Formatação e normatização conforme orientação da chamada de trabalhos e as normas do Poéticas, ES 2022.

 

 

2ª Etapa de Avaliação: Submissão do Artigo completo


1. O envio do artigo completo deverá ser realizado apenas depois de estar aprovado na 1ª etapa de avaliação (fase inicial dos resumos expandidos);
2. Para submeter o artigo final envie um e-mail para poeticasppga@gmail.com com os seguintes anexos distintos   até o dia 10 de outubro de 2022: 
3.
Dois arquivos em Word anexos, com o mesmo título (com as duas primeiras palavras do título) com uma declinação  "_a"; e o outro arquivo
com uma declinação " _b"; sendo que:
 3.1. O primeiro arquivo em Word, nomeado como exemplo “palavrapreliminar_a”, contém o
artigo completo, incluindo imagens e legendas, sem qualquer menção ao autor, direta ou
deduzível.
 3.2. O segundo arquivo em Word, nomeado como exemplo “palavrapreliminar_b”, contém o artigo completo, incluindo imagens e legendas, com o nome do autor, instituição de origem, financiamento e outras menções de autoria ao longo do texto.
4. As imagens deverão ser enviadas em formato JPEG, em arquivos separados; número máximo de 06 (seis) imagens, com qualidade mínima de 150dpi; identificados como "palavrapreliminar_imagem01", e subsequentes. Lembramos que as imagens devem estar inseridas no texto completo enviado, acompanhadas de suas respectivas legendas. Este procedimento, de envio em arquivos diferentes do artigo completo, visa garantir a revisão científica cega (blind peer review).
 
5. A divulgação final dos selecionados ocorrerá a partir do dia 20 de outubro de 2022.

 

*****

Formato do artigo completo

(meta-artigo autoexplicativo. Clique aqui para baixar o arquivo em word.) 

1. Formatos: somente serão aceitos arquivos de Word nas extensões .doc ou .docx
2. Tamanho do texto: o artigo completo deverá conter um  mínimo de  10.000 e um máximo de 20.000 caracteres (com espaço), não excedendo 12 páginas. Observando-se as seguintes orientações:
3. Título: em português ou espanhol (Times New Roman 14 em negrito e itálico, maiúsculas e minúsculas, e justificado);
    3.1. Title: em Inglês ou Francês;
4. Nome do(s) autor(es): Times New Roman 12; maiúsculas e minúsculas; espaçamento simples; e alinhado à direita; seguido de vinculação institucional/financiamento (quando for o caso); os coautores devem ser indicados em linhas diferentes, seguindo a mesma formatação.
5. Resumo/Resumen e Abstract500 caracteres e em duas línguas: Português/Espanhol (idiomas oficiais) e Inglês ou Francês. Devem estar em Times New Roman  11, itálico, justificado e espaçamento simples.
    5.1. Palavras-chave / palabras-clave:  utilizar no máximo 5 verbetes, separados por ponto e vírgula, em Times New Roman  11, itálico, justificado e espaçamento simples.
    5.2. Keywords / Mots clés:  utilizar no máximo 5 verbetes, separados por ponto e vírgula, em Times New Roman  11, itálico, justificado e espaçamento simples.
6. Corpo do texto: O corpo deverá seguir as normas abaixo listadas:  
    6.1. Configuração da página: as margens superior e esquerda de 3cm; as  margens inferior e direita de 2cm. Utilizar a fonte Times New Roman 12, com recuo na primeira linha do parágrafo de 1,25cm; e espaçamento entre linhas de 1,5; sem afastamento entre os parágrafos.
    6.2. Introdução [ou outros subtítulos: Times New Roman 12, negrito]; usar maiúsculas e minúsculas.
    6.3. Corpo do texto: Times New Roman 12, justificado; com recuo na primeira linha do parágrafo de 1,25cm; e espaçamento entre linhas de 1,5; sem afastamento entre os parágrafos.
    6.4. Citações:  devem aparecer no formato autor-data (ex: ECO, 2004). Quando se tratar de citação direta com até 3 (três) linhas, seguir a formatação do parágrafo, usando aspas e indicação do autor. Para citações maiores, usar recuo de 4cm, espaçamento simples, texto justificado, e corpo da letra Times New Roman 11 em todo o texto da citação, seguido da indicação (AUTOR, data, página).
    6.5. Notas: quando utilizadas, devem ser nos rodapés. Observar espaçamento simples, texto justificado, e corpo da letra Times New Roman 10. Não usar nota de fim de texto;
7. Figuras, tabelas  ou Quadros: poderão ser utilizadas até 6 imagens e/ou quadros, e/ou tabelas, inseridas no corpo do texto, com chamada no parágrafo (âncora no texto), e respectivas legendas. 
   7.1. As imagens/tabela/quadros utilizadas no texto deverão ser  enviados por email com anexos separados e numerados.
    7.2. Esses arquivos devem ser identificados como "palavrapreliminar_imagem01", e subsequentes.
   7.3. As imagens/tabelas/quadros devem vir em formato .jpeg, com resolução mínima de 150 dpi, enviadas em arquivos separados, nomeados "palavrapreliminar_imagem01", e subsequentes.
    7.4. A legenda no texto:  Times New Roman 10, centrado, parágrafo sem avanço; indicando a fonte da imagem
Exemplos:
 
 
Figura 1. "THE TOUCH IN 2020" - Cláudia Matoos. (Díptico 120 cm x 80 cm) Acrílico s/ tela. Fotografia Claudia Matoos. Lisboa, Portugal. 2020. (Acervo da Artista) 
 
ou
 
 


Figuras 2 e 3. À esquerda: Mural externo da Escola de Ciência e Física de Vitória, Parque Moscoso,. Artista Anísio Medeiros, década de 1950.  À direita: Mural interno da Escola de Ciência e Física de Vitória, Parque Moscoso. Artista Anísio Medeiros, década de 1950.   (Fonte: Acervo LEENA / UFES) 
 
7.5.  Os arquivos enviados em anexo no email de imagens não deverão ultrapassar 10 MB;
8. Referências: Apresentar SOMENTE as fontes citadas no artigo, e apenas essas. Devem seguir o padrão abaixo, baseado em normas da ABNT:
8.1. Livros: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Tradutor (quando for o caso).Cidade da edição: Editora, ano.

8.2. Revistas: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome da Revista, Cidade da edição, volume,número, páginas, mês ano. 
8.3.
Jornais: SOBRENOME, Nome. Título do artigo.
Nome do Jornal, Cidade da edição, Caderno, páginas, dia mês ano.
8.4.
Para os trabalhos consultados na Internet, adotar a forma: SOBRENOME, Nome (quando houver). Título da Página,
Título do Artigo, endereço e data de acesso.


A fim de facilitar o entendimento das regras de formatação e submissão para esta 2ª etapa, postadas aqui no blog, formulamos um meta-artigo autoexplicativo. Clique aqui para baixar o arquivo em word.
 
 

Dúvidas podem ser resolvidas pelo e-mail:  poeticasppga@gmail.com

 

 *****

24 comentários:

Anônimo disse...

então tenho duas dúvidas...

uma diz respeito as imagens, como devo inserir duas imagens fiquei com uma dúvida a âncora q vcs dizem é as informações sobre a imagem no corpo do texto, ou essas informações estarão tb em formato de legenda junto as imagens?...

a outra dúvida se ñ deve conter informações sobre o autor como saberão de qm é o texto enviado?

Poéticas, ES disse...

FAzedor de Ventos,
a âncora no texto é (Figura 1), indicar com uma chamada no texto ao que que a imagem se refere.
O trabalho deve sim contere referencias bibliográficas, mas somente as citadas no texto.
comissão organizadora.

Anônimo disse...

Envio para a segunda fase salvo com a primeira palavra do título com a declinação em _b novamente?

Unknown disse...

O envio segue a mesma orientação. lembrando da não identificação do autor no artigo.

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber se o resumo que segue o título do artigo final é necessariamente o resumo enviado anteriormente ou se poderá ser reescrito? grata.

Unknown disse...

O que não pode ser mais alterado é o título, pois ele conduzirá a seleção pelos avaliadores.

Unknown disse...

é sem espaço.

Anônimo disse...

Olá! Como devo inserir no texto as citações com mais de 3 linhas???? Corpo 11 ou 10? Recuo 4 cm?

Deborah disse...

Tenho uma dúvida: as imagens devem ser inseridas no corpo do texto ou enviadas separadamente? consegui "enxugar" o meu artigo para adequá-lo ao limite de 7 páginas estabelecido, mas tenho 4 imagens que, se inseridas no corpo do texto, farão com que ele ultrapasse esse limite. como devo proceder nesse caso? Muito obrigada!

Poéticas, ES disse...

O ideal é a âncora da figura no texto, mas manda em separado com a indicação de onde ela deve entrar no texto.
ou o que seria melhor, caso as coloque, aumentaria muito o número de páginas? se não passar de 8 não há problemas.

Deborah disse...

ok! muito obrigada. vou enviar em separado, para que as imagens tenham melhor resolução. abraços

Anônimo disse...

Gostaria de saber quantos caracteres deve ter o resumo final. Não há especificação. O que enviei para a primeira fase é apenas um resumo expandido, não é? Preciso enquadra-lo para a publicação ou será o mesmo? Os anais serão publicados na forma impressa?

Poéticas, ES disse...

O resumo nesta etapa pode ter cerca de 5 a 7 linhas. Os anais, dependendo do financiamento que aguardamos poderá ser impresso. Mas a princípio garantimos o Cd-rom indexado.

Sabrina Vi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

os 10.000 caracteres é com ou sem espaço?

Anônimo disse...

Em relação as Referências. Elas devem estar com espaço simples ou 1,5 linha? Isto também não ficou claro. Deve haver espaçamento? Para citações com mais de 3 linhas, como deve ficar a distância?

Poéticas, ES disse...

esclarecendo duas d¨vidas:
1) 10000 caracteres sem espaço.
2) as referencias com mais de 3 linhas, afastadas com espaço simples. Não se preocupem muito com esta formatação porque ela será acertada na diagramação dos anais.

Anônimo disse...

Estranhíssima as propostas dos Grupos de Debates, restritos apenas ao que tange a contemporaneidade? Pensar a História e Crítica da Arte em termos de "Engajamento no Hoje" é reducionista e simplória.

Unknown disse...

Prezado Anônimo,
estranho eu penso que seja pensar a contemporaneidade restrita ao engajamento do hoje. Acreditamos que somente podemos falar do aqui e do agora se consideradas todas as variantes que construíram o aqui e o agora. Pensar contemporâneo restritamente a uma questão de temporalidade talvez sim, seja reducionista. Nunca será simplório, pois o pensamento crítico nas artes, ou em qualquer área do conhecimento, nunca é simplória.
História não se faz no passado, se faz no aqui e no agora, refletindo sobre como o que vivemos tem suas matrizes na construção de um devir investigativo.
Talvez não tenha entendido que na dinâmica do processo criativo, passado, presente e futuro são denominações fragmentadas de uma visnao fragmentada do tempo.
Temos em Santo Agostinho a expressão de temporalidade que nos move: memória, visão e espera, modalidades de presente. Tempo como modalidades de presente, é pensar de modo integrado.
Espero que tenha sido neste sentido que vossa crítica tenha sido construída.
José Cirillo - Pres. da comissão organizadora

Anônimo disse...

Boa tarde prezados organizadores de poéticas da criação 2018,

A seguinte mensagem é endereçada a você para esclarecer uma dúvida que tenho:
Na fase dois -envio do artigo completo- (já que voces aceitaram meu resumo) vocês só afirma que o texto deve ter no mínimo 6 páginas e no máximo 10, que são respectivamente equivalentes (de acordo com o que colocaram em suas bases, entre 10 e 15 mil caracteres com espaço). Eu acho que há um erro, já que meu artigo tem exatamente 10 páginas e excede 15 mil caracteres. Eu deletei todas as notas de rodapé (que eram muito importantes) e ainda excede o valor permitido.
Nesse caso espacial. Como posso fazer para não continuar excluindo dados importantes do texto para que eu possa competir?
Pd: E tudo isso acontece sem eu ainda colocar o resumo em português já que meu texto é mesmo em espanhol.

Muito obrigado

Arnoll Cardales Garzón
PPGA-UFES

Anônimo disse...

Quando o resultado da seleção sai?

Anônimo disse...

Sim, quando o resultado da seleção sairá?

Anônimo disse...

Prezados/as
Gostaria de saber sobre a participação presencial nos grupos de trabalho, no caso de aceite do resumo e do artigo?

É obrigatória a participação presencial ou poderemos acompanhar virtualmente também?

Anônimo disse...

É permitido o máximo de quantas submissões por autor?