Calendário e Local


POÉTICAS, ES 2022
 
Seminário Ibero-americano sobre o Processo de Criação
O que se constrói nesses outros modos de viver juntos?

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
07, 08, 09 e 10 de Dezembro de 2022


O POÉTICAS, ES 2022 em sua XI edição tem como tema “O que se constrói nesse saber viver juntos?”, e objetiva refletir sobre as interações possíveis do processo de criação individual e/ou coletivo realizados nos ecossistemas urbanos, demarcando fazeres e saberes que constituem territórios simbólicos ou físicos que fazem parte do cotidiano pessoal (do artista ou do coletivo de artistas ou do público), e do contexto social e cultural. A diversidade de suas manifestações e a simultaneidade de ocorrências e de suportes exige um enfoque que as considere tanto em aspectos éticos quanto estéticos dos conceitos de autoria e dos modos de fazer das práticas artísticas em tempos de falência dos conceitos de propriedade e do revisionismo necessário imposto pela era do ciberespaço, agora agravados por uma crise sanitária que mudou os nossos modos de estar juntos. 

Estamos tendo que aprender outros modos de estar juntos e estabelecer afetos nesse pós- pandemia; para tal, tem sido emergencial desenvolver outras ferramentas para seguirmos vivendo juntos. Assim, esse evento segue sua trajetória de debater como a arte se estrutura como uma estratégia de proposições e mesmo como instrumento para antever novos valores e práticas. E, claro, nada melhor para entender isto que o estudo dos processos criativos e de suas estratégias para antecipar e adequar os saberes e fazeres humanos. Assim, reunindo pesquisadores e estudantes de programas de pós- graduação de países de língua portuguesa e espanhola, estamos consolidando nossa meta inicial de criar um debate sobre o processo criativo e a criatividade fora do contexto anglo-saxão e de estruturas conceituais hegemônicas, reforçando a necessidade de ações efetivas para efetivar os processos decoloniais.

Entendemos que os saberes devem conviver, não negando as contribuições instauradas, mas, sobretudo, não silenciando vozes que apontam as diversidades das práticas humanas nos diferentes contextos sociais. Pelo exposto, a finalidade do POÉTICAS, ES é dar voz a outros modos de aproximação com o fenômeno do processo criativo nas artes.

Diante do colapso mundial causado pela pandemia do COVID-19, nos dois últimos anos, associada à atual crise financeira e de valores, necessitamso REDESENHAR nossos modos de conviver. 
 
As atuais condições exigem um possível retorno ao normal, às atividades presenciais, mas não podemos negar  que a cada dia há evidências de que as coisas nnåø se estabeleceram como antes. Assim, julgamos necessário retomar o formato HÍBRIDO que experimentamso em 2018.
 
Decidimos isto frente não apenas ao processos de biosegurança, mas também porque nesses dois anos estabelecemos outros modos de viver juntos. Mediante o exposto, esta edição do Poéticas, ES 2022 propõe aproximar e acolher os pesquisadores por meio da coabitação dos modos presencial e virtual, a fim de propiciar as discussões pertinentes ao processo criativo artístico durante o período de pós-isolamento, bem como no período pós-pandêmico que redesenha outra normalidade.


1ª Etapa de Avaliação: Submissão de Resumo Expandido

Data: até 04 de setembro de 2022

Como: através do Formulário de submissão on-line (clique aqui)

Resultado dos pré-selecionados: a partir do dia 10 de Setembro de 2022



2ª Etapa de Avaliação: Submissão do Artigo completo (após a seleção de resumos)

Data: até 10 de Outubro de 2022 (somente para trabalhos aprovados na primeira etapa)
Como: através do e-mail poeticasppga@gmail.com
Resultado final: a partir do dia 20 de Outubro de 2022
Inscrição dos comunicadores: até o dia 12 de Novembro de 2022 (para confirmação e publicação dos textos completos)


O evento terá suas Atas publicadas em formato digital, indexado com ISBN, por editora universitária, com conselho Editorial e avaliação por pares. 
Os artigos mais bem classificados pelos avaliadores terão indicação para serem publicados em uma edição temática especial da Revista FAROL nos dois números de 2023 (revista do PPGA - Programa de Mestrado em Artes) indexada e com Qualis. 
Todo o evento será realizado de modo presnecial e remoto com todas as atividades sendo transmitida ao vivo através de uma plataforma digital, a qual possibilitará a interatividade entre os palestrantes, comunicadores e ouvintes de modo geral. 

Em breve postaremos mais informações sobre a inscrição de ouvintes e sobre a cota de publicação a ser paga pelos comunicadores para que os trabalhos sejam publicados nessa edição do evento. Inscrições como ouvintes são  isentas de taxa e limitadas pelo número de vagas disponíveis para certificação.


 ************************






POÉTICAS, ES 2018


Nesta edição de 2018, o Poéticas da Criação segue com o formato de Grupos de Debate (GD) buscando criar um campo mais profícuo para a consolidação dos trocas e inquietações que os eventos acadêmico-científicos provocam no campo das artes, mas que pela rapidez com que se colocam não se consolidam na plena dimensão potencialmente evidenciadas nos encontros como ocorriam.


O interessado em submeter proposta de comunicação , deve inscrever seus resumos até 01 de setembro conforme orientações no link "submissão", preenchendo o Formulário on-line.


Poéticas, ES 2018 -
Seminário Ibero-americano sobre o Processo de Criação

Local: Auditório do Centro de Artes  / UFES
Data: 05, 06, 07 e 8 de dezembro de 2018
Informações pelo e-mail: poeticasppga@gmail.com

Promoção: Programa de Pós-graduação em Artes da UFES – PPGA/ LEENA / LabARTE

Organização: PPGA-UFES; LEENA - Universidade Federal do Espírito Santo; CIEBA - Faculdade de Belas Artes de Lisboa; Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de Granada.


Calendário:

Realização do evento: de 05 a 08 de dezembro de 2018
Divulgação: julho a outubro de 2018
Inscrições ouvintes: a partir 30 de outubro de 2018 (até o limite de vagas) 

Envio propostas (resumos expandidos) de comunicação :

até 01 de setembro de 2018
pelo  e- mail: poeticasppga@gmail.com
Resultado pré-selecionados: até 18 de setembro de 2018 

Envio texto completo:

 até 01 de outubro de 2018 
(somente para trabalhos selecionados) pelo e-mail: poeticasppga@gmail.com

Resultado final: a partir de 20 de Outubro de 2018
Inscrição comunicadores: até 07 de novembro de 2018 (para confirmação para publicação)

* lembramos que aos selecionados que a inscrição se efetiva com o pagamento e envio do comprovante da taxa de inscrição (cota de publicação) para poeticasppga@gmail.com.br


Local:


Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo
PPGA- Mestrado em Artes 
Av. Fernando Ferrari Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitoria – ES


3 comentários:

Thais Vasconcelos disse...

Bom dia!

Enviei minha proposta de comunicação através do formulário on-line, mas não enviei por e-mail. A proposta será avaliada ainda?

Unknown disse...

Thais, boa noite.

o doc's chegou bem e o trabalho está agora em fase de avaliação dessa etapa inicial. Em breve teremos o resultado divulgado no site.
abraços.

Thais Vasconcelos disse...

Obrigada pelo retorno!